Yu-Gi-Oh! Montando um Extra Deck

Yu-Gi-Oh! Montando um Extra Deck

principal

Neste artigo vamos mostrar as opções mais usadas entre os Extra Decks baseado nos últimos campeonatos no TCG de Yu-Gi-Oh! Vamos falar das cartas, para quê servem e como usá-las. Então vamos nessa!

O Extra pode fazer as vezes de cartas que seriam usadas no Deck, como por exemplo negar efeitos e/ou ativação de cartas de Magia & Armadilha, invocando monstros do seu GY, mão e até mesmo do Deck e com isso ajuda a manter o Deck bem compacto com apenas as cartas principais para rodá-lo.

Vários monstros possuem efeitos incríveis, mas são dedicados apenas a um arquétipo. Neste artigo iremos tratar dos monstros “gerais”, que podem ser usados se não em todos, na maioria dos Decks.

Vamos ao que interessa! Analisaremos agora, invocação por invocação e o que há de melhor no jogo atualmente!

FUSION Summon

fusion

A mais antiga das invocações que traz cartas do Extra Deck anda deveras obsoleta. Na minha opinião isso acontece graças aos monstros específicos para cada arquétipo que contemplam esta invocação e também o fato de a invocação por Fusão precisar normalmente uma carta de magia (“Polymerization” por exemplo) para sua realização; com isso o Deck tem de ceder espaço para essas cartas.

Até pouco tempo atrás via-se muito o uso da “Instant Fusion” para trazer, na maioria das vezes, “Elder Entity Norden” e então invocar mais um monstro do seu cemitério, porém, essa jogada tem sumido dos duelos.

A invocação por fusão que ainda tem certo destaque no META é a da “Seraphinite” com o combo Brilliant Fusion. Com o combo você garante como resultado final uma invocação normal a mais no seu turno (no seu turno pois é um combo fácil de ser destruído e não deve durar mais que o seu turno). Com essas cartas é possível facilitar a invocação de monstros Xyz de Rank 4, porém, é preciso liberar espaço para no mínimo uma “Brilliant Fusion” e um monstro Gem-Knight no seu Deck.

SYNCHRO Summon

synchro

A invocação Synchro surgiu em 2008 com a série Yu-Gi-Oh! 5D’s. Para realiza-la é necessário controlar um monstro Tuner e então combiná-lo com outro monstro para trazer do Extra Deck um monstro cujo nível é a soma do nível dos dois combinados.

O último destaque dessa invocação ficou por conta do Deck Blue-Eyes que venceu o Campeonato Mundial de Yu-Gi-Oh! em 2016. Dentre as cartas do Deck estão monstros Synchro como o Blue-Eyes Spirit Dragon” que possui o poder de negar efeitos vindos do cemitério e com isso ajuda a bloquear a efetividade de várias cartas.

No formato atual, os monstros Synchro não possuem tanto destaque, as principais cartas usadas atualmente ficam entre o impiedoso “Black Rose Dragon” que pode virar o jogo sempre que invocado, “Beelze of the Diabolic Dragons” que se garante no campo sendo imune à batalhas e efeitos e o “PSY-Framelord Omega” que normalmente aparece quando se usa famosa PSY Frame engine, com o “PSY-Framegear Gamma”.

XYZ Summon

xyz

Tendo seu primeiro aparecimento em Yu-Gi-Oh! ZEXAL em 2011 a invocação Xyz é a segunda mais importante atualmente. Para realizar tal invocação é necessário usar dois monstros de mesmo nível para então trazer um monstro do Extra Deck com Rank igual ao nível dos monstros usados.

Me lembro de ter ficado fascinado com essa invocação através dos monstros Gagaga quando voltei a colecionar as cartas de Yu-Gi-Oh! Era mágico invocar monstros de nível baixo, aumentar o nível deles através de efeitos e então invocar monstros de Rank alto do Extra Deck.

 

A invocação Xyz continua forte no META atual principalmente pelos efeitos dos monstros. Cartas como “Norito the Moral Leader” e “Tornado Dragon” te ajudam a parar as cartas de Magia & Armadilha do seu oponente. Quem nunca se deparou com um “Number S39” e teve seu monstro esmagado que atire a primeira pedra.

São efeitos versáteis que se encaixam em diferentes situações que fazem a fama dessa invocação.

O META abriga cartas principalmente de Rank 4 como “Abyss Dweller” para negar efeitos do GY, “Number 41: Bagooska the Terribly Tired Tapir” que pode negar efeitos dos monstros do seu oponente e “Number 39: Utopia”.

Mas não só de Rank baixo vive o META. “Number 38: Hope Harbinger Dragon Titanic Galaxy” é a prova disso. O Rank 8 nega efeitos e cartas de Magia e então às associa a ele para e seguida desassociar e negar ataques de monstros do seu oponente. Não é atoa que ele tem espaço em muitos Decks.

LINK Summon

belll

A mais nova das invocações é feita enviando monstros para GY igual ao número de monstros requeridos por cada monstro Link, lembrando que além de um certo número, muitas vezes também são exigidos outros critérios como Tipo, Atributo ou arquétipo (assim como nas outras invocações).

Após quase um ano de lançamento, junto ao anime Yu-Gi-Oh! VRAINS, a invocação já dominou o META e está presente na quase totalidade dos Decks. A facilidade que os monstros são invocados resulta no que podemos ver hoje em dia: Presença em massa no Extra.

Quais Links usar?

“Proxy Dragon” e “Link Spider” são os básicos e estão presentes na maioria dos Decks, eles são usados para liberar Zonas no campo para que mais monstros sejam invocados e também para servir de material para outra invocação Link. Com essas cartas em campo, é hora de analisar e ver o que se pode fazer…

Estando na sua Fase principal 1 você precisará de monstros que atuem nesta mesma fase ou no máximo na Fase de batalha, então trazer um “Borreload Dragon” básico seria de grande ajuda. “Saryuja Skull Dread” é outra carta que tem presença em quase todos os Decks, seus efeitos variáveis podem te dar uma invocação especial, um bônus de ATK/DEF e até poder de compra.

Não podemos esquecer do mais manjado de todos: “Firewall Dragon”; ele pode voltar monstros do GY ou campo para a mão e ainda invocar monstros da mão (sacou o loop?), portanto ele é uma ótima escolha para um Extra Deck.

Estando na sua Fase principal 2, monstros que te ajudarão a prevenir as jogadas do seu oponente são mais requisitados. “Ningirsu” pode destruir uma carta do seu oponente, enquanto “Topologic” funciona como um ótimo mecanismo de defesa.

Com essas dicas você estará pronto para encarar qualquer situação que você possa encontrar num duelo.

Este foi o nosso artigo sobre como montar um Extra Deck competitivo. Aproveite-o para criar o seu e enfrente seus oponentes! Caso tenha mais algumas dicas, compartilhe-as nos comentários. Você pode encontrar essas opções e muitas outras cartas na nossa loja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*