Yu-Gi-Oh! Banlist Março 2017

Confira as mudanças da nova Banlist de Yu-Gi-Oh! Março 2017

Yu-Gi-Oh Banlist Março 217

Yu-Gi-Oh Banlist Março 217

Depois de muita especulação e principalmente depois de muita espera saiu finalmente a tão tão tão esperada Banlist de Yu-Gi-Oh! 2017. Logo após o lançamento da versão OCG temos uma nova lista fresquinha que trouxe consigo mudanças um tanto quanto cirúrgicas, pra quem esperava grandes mudanças que poderiam alterar drasticamente o META, não foi dessa vez, já quem ainda tinha esperanças de jogar com um deck de magos no cenário competitivo, a nova lista é um alívio e tanto. A nova lista passará a ser aplicada em campeonatos a partir do dia 31 de março 2017! Confira as mudanças:

Banidas:

Unicórnio Majespectro – Kirin
O Tirano Netuno
O Vazio da Vaidade

Limitadas:

Maxx “C”
Gato do Socorro
Brionac, Dragão da Barreira de Gelo
Controle Cerebral
Fusão Futura
Ordem Imperial

Semi-Limitadas:

Mago do Olho Sábio
Florato Zoodíaco
Sono Kaiju Interrompido

Ilimitadas:

Sangan

Vamos começar falando das cartas banidas:

Unicórnio Majespectro – Kirin

 

Além de extremamente efetivo e versátil, podendo se encaixar em qualquer deck pendulum, Kirin já estava com seus dias contados desde que foi limitado na Banlist anterior. Com isso os Majespectros e os deck’s Metalmorfose que contavam com ele terão que procurar novas opções tal como os Zoodíacos que querendo ou não possuem uma das melhores engrenagens do jogo atualmente.

O Tirano Netuno

Não é todo dia que se houve falar desta carta, eu nunca tinha ouvido falar, pois não se vê por aí deck’s que fazem parte do META usando em abundância o tirano, porém tudo mudou com a  prevista chegada da fusão Lyrical Luscinia – Independent Nightingale (EN) (que ainda nem foi lançada no TCG), pois os dois juntos formam um combo muito poderoso que pode te garantir a partida, além disso, o combo em si é muito difícil de ser parado, tornando quase certa a vitória caso um dos duelistas consiga fazê-lo, logo, seguindo o que fez o OCG, temos o banimento de Netuno.

Como funciona o combo?

Ele se inicia com 3 elementos básicos:
Acesso à Fusão Instantânea para invocar a Nightingale
Acesso ao Tirano Netuno
Invocação Normal disponível
Com isso você invoca o Tirano, tributando a Nightingale, como o Tirano toma para si o efeito da Nightingale, ele terá 6000ATK e não poderá ser afetado por efeito de cartas, além de poder infligir 5000 de dano por turno ao seu oponente. Acho que o banimento está explicado.

O Vazio da Vaidade

Eu particularmente fiquei muito feliz com este banimento, o que já tive de jogadas quebradas por esta carta não está no gibi; como já estava limitada há um tempo, seu banimento se parece mais como um movimento de prevenção por parte da Konami, já que a limitação da mesma parecia estar de bom tamanho para o META atual.

Agora é a vez das cartas Limitadas:

MaxxC”

Aqui é onde moram os motivos das maiores mudanças que vem ocorrendo no mercado de cartas nesses últimos dias, a grande surpresa é a aparição da carta Maxx “C”, usada com frequência para aumentar o poder de compra já que a maioria dos deck’s do cenário competitivo consegue realizar um grande número de invocações em apenas um turno, assim como Goblin Inexperiente que tem o mesmo poder ela agora é limitada e se continuar neste pique, não duvido a Konami acabar com esta história de poder de compra aplicado em qualquer deck.

Um vasto número de cartas recebeu uma errata e com isso saltaram para a lista das cartas limitadas.

Controle Cerebral

A carta clássica  que costumava desequilibrar jogos, perdeu muito de seu poder, podendo agora ser aplicada apenas a monstros que podem ser invocados normalmente ou setados.

Brionac, Dragão da Barreira de Gelo

 

Também sofreu mudanças, podendo agora atuar apenas nas cartas do seu oponente, não no campo inteiro como era antes, e como o efeito poderá ser aplicado apenas uma vez por turno é o fim dos loops que essa carta gerava a cada turno.

Gato do Socorro

O resgate virá apenas uma vez por turno por parte dela, com a nova limitação o efeito desse lindo gatinho será aplicado apenas uma vez, portanto o mesmo terá de ser usado com muito mais cautela.

Ordem Imperial

Perde-se o controle sob o efeito dela com a nova errata, pois ela é destruída apenas quando você não pode pagar os 700LP requeridos agora a cada Fase de Espera.

Fusão Futura

Seu oponente ganha um turno a mais para decidir como lhe dar com ela partir de agora, pois seus monstros do deck são enviados ao cemitério apenas no próximo turno após a ativação da carta.

Na lista das semi-limitadas de Yu-Gi-Oh! é onde mora o perigo, pois ela pode enganar muita gente:

Mago do Olho Sábio 

Trouxe de volta a esperança a quem deseja ver os magos de volta ao cenário competitivo, tendo em vista que novos suportes serão lançados no set Evolução Pendulum que chega em meados de junho e podem levar os magos ao META.

Florato Zoodíaco

Foi apenas o primeiro dos Zoodíacos a ter suas asinhas parcialmente cortadas, no OCG eles foram cruelmente prejudicados, já que se tornaram soberanos em TODOS os campeonatos, como acabaram de chegar ao TCG, ainda terão um tempo para reinar, portanto aproveitem dos Zoodíacos enquanto podem, pois apenas essa mudança não tirará o poder que o deck tem.

 

Sono Kaiju Interrompido

Também é usado como uma engrenagem teve apenas sua disponibilidade diminuída, portanto a mudança não causará mudanças drásticas.

Sangan

A única não mais limitada é um velho conhecido Sangan, que após também receber uma errata para equilibrar seu efeito, tornou-se jogável novamente, apesar de não ser mais possível abusar do seu poder, ele ainda pode fazer parte de muitos deck’s.

Considerações finais

Teremos em breve uma mudança no modo de Yu-Gi-Oh! e como os duelos serão jogados, com o anuncio da Invocação Link, muito se fala do que pode mudar, do que vai ser e o que vai deixar de ser eficiente no cenário competitivo; porém apenas saberemos o quanto o formato atual será afetado quando finalmente nos encontrarmos com as novas mudanças. A Banlist não alterou (pelo menos não como se esperava) o META deYu-Gi-Oh!, pois os Zoodíacos ainda podem andar livremente por aí, uma das únicas cartas que costumava equilibrar o jogo Maxx”C” foi limitada e cartas como “Terrorpião” ou até mesmo “Rãalmente Demais” que pode causar um estrago deverás bom em duelo, haja visto sua aplicação em decks como Paleozoic. Podemos prever um cenário recheado de deck’s Magos Pendulum, D/D/D, Metalmorfose, Paleozoic, talvez os Invokados e é claro os Zoodíacos que devem fazer parte de 10 em cada 11 deck’s dos campeonatos de Yu-Gi-Oh!

Por João Carlos P. Jr.

3 comentários

  1. andre correia de oliveira

    vai vim um novo set pendulo? mas será que vai valer á pena usar pendulo na nova mecânica?

  2. Eu tenho o ser ddd completo comprei no mercado livre agora eu gostaria de saber se ddd estar banido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*