Yu-Gi-Oh Aquétipo Cubic

Viaje para outra dimensão e conheça os monstros de Yu-Gi-Oh Cubic!

yu-gi-oh-cubic

O nome filme Yu-Gi-Oh! The Dark Side of Dimensions trouxe ao mundo do Monstros de Duelo um novo archetipo, usado pelo vilão do filme Aigami para enfrentar Yugi, Kaiba e seus amigos. O nome original Houkai significa basicamente “Lado do Mundo/ Lado da Dimensão/Direção/Mundo Quadrado” o que parece muito vago, assim como a forma dos monstros em si. O TCG parece que resolveu resumir toda essa história por trás do nome Houkai e decidiu por chamar o novo archetipo de Cubic, uma referência ao cubo que Aigami carrega no filme e também ao mundo da outra dimensão citado no filme, um quadrado em 3D se torna um cubo, por isso o nome Cubic!

Os Cubic!

Os monstros Cubic são inspirados nos “Guardiões das Direções” do Hinduísmo e vamos agora conhecer todos esses monstros! Sugiro que você pegue um estoque de comida e sente, que lá vem história…

Vijam, the Cubic Spawn
Fiend/Effect – Nível 1 [ATK 0/DEF 0]

Vijam, the Cubic Spawn

Inspirado em Vishnu que representa a preservação do Universo, o efeito desta carta reflete isto, fazendo resistência a destruição. Pra começar esta carta não pode ser destruída em batalha e se batalhar com um monstro do seu oponente você pode colocar esta na carta na zona de Spell & Trap como uma Spell contínua e colocar no monstro que batalhou com Vijam um Cubic counter, monstros com Cubic counters não podem atacar e seus efeitos são negados. Esta carta se preserva em campo e ainda inibi os monstros que o atacam, caso ela esteja em sua zona de Spell & Trap você ainda pode transformá-la em monstro de novo (através de Special Summon) e proteger o seu campo.

Duja, the Meteoricubic Vessel
Machina/Effect – Nível 4 [ATK 1600/DEF 1600]

Duja, the Meteoricubic Vessel

O Pai dos Céus, essencialmente a versão da cultura Védica para Zeus. Ao trazer esta carta a campo, você pode enviar um monstro Cubic do seu deck para o cemitério e durante o turno de qualquer duelista, quando um monstro é enviado ao cemitério, você pode aumentar o ATK desta carta em 200 pontos para cada monstro com nome diferente que você tiver em seu cemitério.

Dark Ganex, the Cubic Beast
Beast/Effect – Nível 2 [ATK 0/DEF 0]

Dark Ganex, the Cubic Beast

A representação de Ganesha, que representa a sabedoria, conhecimento. Esta carta deve ser Special Summoned ao enviar um monstro Cubic que você controla ao cemitério e então esta carta ganha 1000 pontos de ATK, ao destruir um monstro você pode enviar esta carta ao cemitério e ao fazê-lo Special Summon dois Vijam, the Cubic Spawn do seu cemitério, você pode ainda adicionar do seu deck para sua mão um Blade Garudia, the Cubic Beast.

Blade Garudia, the Cubic Beast
Beast/Effect – Nível 3 [ATK 0/DEF 0]

Blade Garudia, the Cubic Beast

Garudia é baseado em Garuda o Grande Pássaro, usualmente associado à uma Fênix. É um Cubic que deve ser Special Summoned enviando outros dois monstros Cubic que você controle ao cemitério e então Garudia ganha 2000 pontos de ATK. Quando esta carta destrói um monstro em batalha você pode envia-lo ao cemitério e então Special Summon três copias de Vijam, the Cubic Spawn do seu cemitério, após fazê-lo você pode ainda adicionar um Buster Ghandair, the Cubic High Beast do seu deck para sua mão. Já deu pra perceber que Vijam é o monstro chave para um deck Cubic, não?!

Buster Ghandair, the Cubic High Beast
Beast/Effect – Nível 4 [ATK 0/DEF 0]

Buster Ghandair, the Cubic High Beast

Este Cubic é inspirado em Gandharva, metade pássaro, metade cavalo (não que eu consiga enxergar um pássaro ou um cavalo no desenho do monstro), sua metade cavalo talvez seja a explicação para ser um monstro do tipo Beast. Deve ser Special Summoned enviando três monstros Cubic que você controle ao cemitério, se trazido a campo deste jeito, Ghandair ganha 3000 pontos de ATK (está ficando cada vez pior enfrentar esses monstros), esta carta pode fazer até três ataques em cada Battle Phase. Se Ghandair for enviado ao cemitério você pode trazer a campo três monstros Cubic do seu cemitério e ainda adicionar do seu deck ou cemitério a sua mão uma carta Cubic. Mate um e três irão surgir haha.

Geira Guile, the Cubic Emperor
Fairy/Effect – Nível 2 [ATK 0/DEF 0]

Geira Guile, the Cubic Emperor

Uma linda fada não?! Não! Hahaha, essa fadinha aí vem de Vayu, o deus dos ventos! Seguindo o padrão que temos visto, esta carta deve ser Special Summoned da sua mão ao enviar para o cemitério um monstro Cubic que esteja ao seu controle e ao fazer isso esta carta ganha 800 pontos de ATK e inflige ao oponente 800 LP. Se esta carta batalha com um monstro do seu oponente, advinha? Você pode enviá-la ao cemitério e Special Summon (do cemitério) duas copias de ninguém menos que Vijam! E pra não ficar pra trás ao fazer tudo isto você pode adicionar do seu deck para sua mão um Vulcan Dragni, the Cubic Emperor.

Vulcan Dragni, the Cubic Emperor
Fairy/Effect – Nível 3 [ATK 0/DEF 0]

Vulcan Dragni, the Cubic Emperor

Derivado de Agnis, deus do fogo e um dos deuses associados ao conhecimento. Vulcan, tem efeitos semelhantes a Geira, porém requer dois monstros Cubic para ser trazido a campo, ganha 1600 pontos de ATK e pode trazer a campo três copias de Vijam, the Cubic Spawn ao ser enviado ao cemitério, além de te permitir adicionar um Indiora Death Bolt, the Cubic High Emperor.

Indiora Death Bolt, the Cubic High Emperor
Fairy/Effect – Nível 4 [ATK 0/DEF 0]

Indiora Death Bolt, the Cubic High Emperor

Sempre pensei em fada como um trem bonitinho, estilo as que aparecem nos desenhos animados, mas depois de escrever este artigo, acho que o não mais… Indra o deus dos relâmpagos, tempestades e chuvas foi a inspiração para esse monstro. Seus efeitos se assemelham aos efeitos das outras fadas já citadas porém requer três monstros Cubic para ser invocado, ganha 2400 pontos de ATK o ser invocado e ao ser enviado ao cemitério te permite trazer três monstros Cubic do seu cemitério para o campo e então você pode adicionar uma carta Cubic do seu deck ou cemitério para sua mão.

Crimson Nova, the Dark Cubic Deity
Fiend/Effect – Nível 10 [ATK 3000/DEF 0]

Crimson Nova, the Dark Cubic Deity

Se não me engano é um dos únicos monstros ao ter um cubo, e como você pode perceber os monstros estão ficando cada vez mais fortes… Inspirado em Shiva, o Destruidor, porém é uma destruição vista como necessária para a construção de algo melhor (ufa, achei que fosse uma destruição desnecessária, tudo bem então).

Deve ser Special Summoned de sua mão ao se revelar três monstros Cubic diferentes da sua mão. Esta carta não pode ser afetada por efeitos de monstros que tenha ATK menor ou igual a 3000 e quando esta carta destrói um monstro você pode fazer um segundo ataque, calma que não é só isso, durante a End Phase inflija 3000 LP a cada duelista (lembro que ficava feliz com os 800 que Ookazi tirava).

Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity
Fiend/Fusion/Effect – Nível 10 [ATK 4500/DEF 3000] Crimson Nova, the Dark Cubic Deity + Crimson Nova, the Dark Cubic Deity + Crimson Nova, the Dark Cubic Deity

Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity

Esse aí é bichão mesmo, deve filmar e falar ao mesmo tempo (entenderam a referência? Espero que sim). O último dos monstros, a explicação do seu nome vai um pouco além do outros, Trinity se refere aos três ciclos do Universo: Brahma o deus da criação, Vishnu o protetor e Shiva o destruidor; pra quem não sacou, as coisas são criadas, existem e então são destruídas.

Pra começar, este monstro não pode ser escolhido como alvo ou ser destruído pelo efeitos de cartas do seu oponente. Se esta carta declarar um ataque, diminua pela metade os pontos de vida do seu oponente e ao destruir um monstro Crimson Nova pode fazer um segundo ataque e diminuir de novo os pontos de vida do seu oponente.

Spells & Traps

Cubic Karma
Cubic Karma

Baseado na ações das pessoas, boas ações geram um karma bom, más ações geram um karma ruim. Se um Vijam for Special Summoned por efeito de algum monstro Cubic, você pode enviar esta carta ao cemitério e diminuir pela metade os pontos de vida do seu oponente.

Cubic Pulse
Cubic Pulse

Pulse permite você colocar Cubic counters nos monstros do seu oponente ao banir esta carta e um número de monstros Cubic do seu cemitério igual ao número de monstros que o seu oponente controle, lembre-se que monstros com Cubic counters não podem atacar ou ativar seus efeitos!

Cubic Unification
Cubic Unification

Usada para a Fusion Summon de monstros Cubic, usando monstros da sua mão ou campo como materiais!

Cubic Samsara
Cubic Samsara

Basicamente Samsara é ciclo sem fim de nascimento, vida, morte e renascimento. Com esta carta você obriga seu oponente a invocar cartas com o mesmo nome da carta usada para te atacar diretamente (caso ele o faça) e coloca e cada um dos monstros Cubic counters!

Cubic Mandala
Cubic Mandala

Mandala é uma representação metafórica do cosmos. Ao ativar esta carta você escolhe qualquer número de monstros do seu oponente que foram enviados para o cemitério neste turno e os invoca no lado do seu oponente com ATK 0 e com Cubic counters e cada um deles, a grande jogada é que enquanto o seu oponente possuir estes monstros em campo você pode negar a ativação de qualquer monstro que ele controle!

Playing Style!

Os monstros no archetipo Cubic são divididos em três séries: Cubic Deity, Cubic Emperor e Cubic Beast. Basicamente os mosntros Cubic são focados em batalhar ou destruir monstros do seu oponente para assim ativar seus efeitos, trazendo a campo outros mais Cubic.

As duas séries que dão engrenagem ao deck, Emperor e Beast, são trazidas a campo uma de cada vez, fazendo crescer o número de Cubic que podem ser trazidos a campo e cada vez com ATK maior. Ao se invocar copias de Vijam, the Cubic Spawn e adicionar monstros listados em seus efeitos, os monstros Cubic te permitem invocar os monstros adicionados enviando os Vijam ao cemitério, ou seja o número de Cubic necessários para trazer um monstro a campo é compensado pelo número de Vijam que os outros podem trazer a campo.

Você pode usar o efeito de Vijam e também as cartas Spell e Trap para colocar Cubic counters nos monstros do seu oponente, inutilizando seus monstros, você pode inclusive usar Cubic Mandala para criar monstros com 0 ATK no campo do seu oponente e acabar com seus pontos de vida!

Crimson Nova, deve ser muito utilizado também, por ser relativamente fácil de ser trazido a campo e possuir ATK suficiente para acabar com o duelo em poucas rodadas, além de permitir a invocação de Crimson Nova Trinity!

Nossa sugestão de cartas para montar um deck Cubic:

Monsters
Blade Garudia, the Cubic Beast x2
Buster Ghandair, the Cubic High Beast x2
Crimson Nova, the Dark Cubic Deity
Dark Ganex, the Cubic Beast x2
Duja, the Meteoricubic Vessel x3
Geira Guile, the Cubic Emperor x2
Indiora Death Bolt, the Cubic High Emperor
Sangan
Stygian Security x2
Vijam, the Cubic Spawn x3
Vulcan Dragni, the Cubic Emperor
Extra Deck
Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity

Spells
Burden of the Mighty x2
Cubic Karma x2
Cubic Pulse x3
Dark Eruption
Draw Muscle x2
Foolish Burial
One for One

Traps
Breakthrough Skill x2
Call of the Haunted x2
Cubic Mandala
Cubic Samsara
Cubic Unification
Wall of Disruption

Extra Deck
Crimson Nova Trinity, the Darkside Cubic Deity

Estes monstros assustadores estarão presentes no Movie Pack do filme The Dark Side of Dimensions, que será lançado no TCG no dia 22 de Julho! Fique ligado e adquira estas e muitas outras cartas do filme no Solo Sagrado Cards!

João Carlos P. Jr.

Um comentário

  1. Foda! Aonde posso comprar o deck ou adquirir as cartas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*