Tudo sobre a Rotação Pokémon 2019!

Tudo sobre a Rotação Pokémon 2019!

E ai jovens! Aqui quem fala é o Tiusam e hoje vou tentar explicar esse bicho de sete cabeças para a maioria dos novatos, que é a rotação no Pokémon TCG!

Algumas pessoas se sentem azaradas, sempre tem gente que fica profundamente ofendida pensando “poxa, o meu deck inteiro caiu!” as vezes eles caem mesmo, mas nesse caso a reclamação é não poder mais usar algumas cartas no competitivo. A rotação é algo anual com data marcada, sempre depois do Mundial, então não tem muito como se surpreender. É como o natal, como seu aniversário, como o início do Carnaval mais precisamente! Todo ano tem, você não sabe a data exata, mas sabe que grandes mudanças vão acontecer somente depois dele.

O que vai cair com a rotação?

A rotação também tem um ritmo, você consegue imaginar e prever quais coleções poderão cair. Não sou nenhum vidente e acertei, por exemplo, com sucesso as duas últimas rotações que foram anunciadas. Nessa que vamos passar, estamos já com 7 coleções do bloco Sol e Lua lançadas e temos 5 coleções do bloco XY ainda jogando, porém 7 coleções significam quase 2 anos de lançamento de cartas, o que é algo totalmente suficiente para um card game ter um conteúdo bom e saudável na criação de estratégias e deixar o jogo competitivo, por uma questão até mesmo comunicativa, dentre as diversas diferenças de estratégias entre os dois blocos, imaginei que todas as coleções de XY iriam sair do formato Padrão e foi exatamente isso que aconteceu.

No começo de todo calendário competitivo no Pokémon TCG, são removidas essas coleções antigas do formato Padrão, com o objetivo de manter o jogo saudável, desafiando os jogadores a sempre criarem novas estratégias e deixando todos sempre envolvidos no ambiente do jogo. A temporada de 2019 já começou, dia 9 de julho, porém a rotação acontece no dia 1 de setembro. Nada mais justo que uma última exibição das cartas que os jogadores treinaram a temporada inteira.

O que eu posso usar agora?

O formato Padrão, que é o mais utilizado no Brasil para torneios na maioria das lojas, vai consistir das seguintes coleções: Sol e Lua Set Básico e todas as coleções lançadas posteriormente com o nome Sol e Lua, Promos Black Star com a numeração SM01 adiante e cartas dos seguintes produtos, Shining Legends(Lendas Luminescentes), Sol e Lua Kit do Treinador – Lycanroc & Raichu de Alola, Coleção McDonald’s 2017(promos dadas no último kit Pokémon, que vinham no Mc Lanche Feliz).

O que é formato Padrão?

O formato Padrão vem da tradução literal do formato Standard americano. É como se fosse o dresscode de um torneio, quando a gente vai em uma festa de casamento e precisamos ir de roupa social ou quando vamos para um churrasco entre amigos e podemos ir de bermuda, os torneios tem as suas regras anunciadas antecipadas, falando o formato e quais cartas serão permitidas com uma única palavra, Padrão ou Expandido. O formato Padrão é esse que expliquei mais acima, sempre com as coleções mais recentes.

Já o outro formato do competitivo, o Expandido, não tem nenhuma perda, continua apenas sendo adicionadas cartas nesse formato, que ainda valem cartas a partir do bloco Black & White pra frente, muito mais coleções dentro desse formato, porém infelizmente ainda é muito pouco usado no Brasil. O objetivo é ter dois formatos sólidos, assim teremos na boca de todos o Padrão e o Expandido, posso ouvir um amém?!

Altos e Baixos dessa Rotação

São 6 coleções indo embora do formato, obviamente teremos uma mudança na estratégia de muitos Decks, alguns uma mudança que talvez nem deixe mais esse Deck continuar jogando, outras vão tirar o arquétipo inteiro do Deck, como no caso do Volcaion EX e do Greninja Turbo, que tem todos os seus Pokémon mais importantes, indo embora do formato padrão, impossibilitando uma “mudança de estratégia” para essas cartas.

Sabe aquela segurança que você tem ao sair de dia, pois sempre foi dito que de noite é mais perigoso? É basicamente isso que acontece com as cartas, durante a rotação. Algumas desde quando saíram, sempre tiveram um texto bom, uma estratégia boa, mas por causa de alguma outra carta presente no formato, tudo que aquela carta tinha de bom ia por água abaixo, mas… e se essa outra carta foi embora com a rotação?! É assim que nascem as novas estratégias de um jogo!

O imparável Malamar

Por exemplo o Malamar, é uma carta que tem tudo para se beneficiar muito durante essa temporada. As coisas que mais prejudicavam essa carta, estão indo embora com a rotação, como Garbodor com Garbotoxina e Greninja. Outra carta que atrapalhava o setup do deck, era o estádio Cidade Paralela, agora deixa o Malamar com mais tranquilidade. O deck perdeu a Pedra Flutuante, mas podemos substituí-la pelo Altar Lunar.

Abram alas para o Juiz

O Juiz pode se tornar a melhor opção de tirar cartas da mão do seu oponente. O N estava a muitas temporadas dentro do formato Padrão, sempre ganhando os holofotes, o Juiz também sempre esteve no formato ao seu lado, porém o N te deixava comprar até 6 cartas no início da partida, tinha potencial de fazer você comprar várias cartas e o seu oponente comprar até o mínimo de 1 carta. Agora você consegue dar 4 cartas para o seu oponente ao invés de apenas 1, mas é a forma que você tem de tirar várias cartas da mão do seu oponente e deixar ele um pouco mais inseguro para o próximo turno e também rodar os seus recursos no Deck. Tudo indica que o Juiz vai ter o seu espaço nessa rotação.

Para o recuo do Deck

A humilde Substituição tende a ganhar espaço, prevenindo que algum Pokémon indesejado fique na posição ativa por muito tempo. É a escolha óbvia para substituir a totalmente broken Pedra Flutuante. Outras cartas tendem a ganhar um destaque nessa área, pois é preciso sempre ter uma forma de recuo em situações de emergência, Corda de Fuga e Skate de Fuga, também começam a ganhar seu destaque nos estrategistas de plantão. Qual vai ser a melhor opção de recuo para o seu Deck?

A busca por um Pokémon básico

A estratégia mais comum em 2018 era buscar por uma Brigette no primeiro turno, para seu setup no segundo turno. Sem essa carta, o lugar óbvio de destaque fica sendo do Fã Clube Pokémon, que tem um efeito parecido, porém a Lillie te deixa comprar 8 cartas se for jogada no seu primeiro turno, isso não te garante achar mais Pokémon básico no primeiro turno, mas te dá grandes chances de continuar jogando bem, afinal, comprar uma grande quantidade de cartas nesse jogo nunca foi algo ruim! Eu aposto em uma boa quantidade de Lillie em todos os decks durante a temporada 2019.

Poder de compra

Com a rotação do Professor Sycamore, a Cíntia ganha um espaço muito especial dentro dos novos decks. É basicamente a melhor carta apoiador do momento para compras de carta, a tendência é que o jogo fique um pouco mais lento nesse sentido, mas as poucas cartas de compra que ficam no formato, todas ganham uma nova relevância dentro do jogo nesse momento de estudo.

Ainda tem lugar entre os fortes?!

Buzzwole foi um dos melhores Decks da temporada passada, porém perde Elixir Máximo, Energia Intensa e sua principal forma de comprar cartas, o Octillery. A fraqueza contra psíquico e o Deck de Malamar entre as novas tendências, complicam o Deck. O mesmo vai para Garbodor, continua tendo um ótimo ataque, mas sendo facilmente controlado, pois sem a Garbotoxina, o oponente pode evitar descartas itens da mão, impossibilitando que ele chegue a grandes danos e não tendo uma justificativa de usá-lo como seu atacante principal do tipo psíquico. Zoroark GX perde o Enigma do Tempo, carta crucial na estratégia, tornando sua habilidade Troca algo complicado de se usar, porém o formato está um pouco carente de compras de carta, essa carta não deve sumir como o Ventilador de Campo que perde 3 das suas remoções, mas vai ter uma mudança tática grande em cima dessa carta.

Conclusão

O impacto da rotação é grande para ser listado em um único artigo; mas deixe sua opinião nos comentários sobre alguma mudança que você espera ou alguma dúvida sobre a Rotação em si. Desejo bons estudos a todos, para largarem na frente desse novo formato e para mais vídeos sobre estratégias, curiosidades, unboxings e gameplays, fiquem de olho no meu Canal Tiusam e no Canal Solo Sagrado para mais conteúdo sobre Pokémon TCG.

 

Até a próxima! #brofistdosbrothers

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*