Solo Responde – Pokémon GO

Dúvidas sobre Pokémon GO? Solo Responde 🙂

pokemon-go

Pokémon GO é sem dúvida o assunto do momento. Até mesmo a TV aberta já se aventurou a fazer suas reportagens sobre o jogo que está sendo um verdadeiro fenômeno, mas com todo esse alvoroço muita desinformação e dúvidas surgem quanto ao game. Por isso a Solo Sagrado preparou uma matéria especial com as principais dúvidas sobre o novo aplicativo dos monstrinhos.

Vamos começar das perguntas mais simples, feitas porque não tem nenhum contato com Pokémon, até as questões mais complexas dos treinadores mais dedicados.

1) Como se joga?

Não poderia haver pergunta mais simples. Basicamente você se movimenta no mundo real para movimentar o seu personagem no jogo, que utiliza suas coordenadas via GPS. Pokémon aparecem dentro de um raio de alcance do seu personagem e você pode tentar capturá-los seja para colecionar ou para batalhar contra ginásios.

2) Quanto custa?

Pokémon GO é grátis para baixar e sair jogando, mas há a opção de se comprar moedas (pokécoins) que podem ser trocadas por itens na loja do jogo.

3) Você tem que cuidar dos seus Pokémon alimentando e etc, como em um Tamagochi?

Não. Pokémon Go é um jogo de batalhas e capturas, não um simulador de bicho de estimação. Entretanto seria interessante ver uma opção assim no futuro. Os jogos da série principal já possuem o Pokémon-Amie, que permite ao jogador fazer carinho e alimentar seu monstrinho com doces.

4) Você começa com algum Pokémon?

Assim que você começa o jogo os 3 Pokémon iniciais (Bulbasaur, Charmander e Squirtle) aparecem para captura obrigatoriamente. Rumores dizem que é possível começar com Pikachu, basta caminhar até os 3 iniciais sumirem. Eles vão reaparecer perto de você, repita isso 3 vezes e Pikachu irá aparecer para captura.

5) Como funciona a captura? É igual nos jogos tradicionais? E a porcentagem de sucesso?

Nesse jogo não há batalhas para captura, basta arremessar as Pokébolas. O desafio fica por conta de acertar o Pokémon com elas. Existe um circulo verde que vai diminuindo conforme o tempo passa, você deve tentar acertar o arremesso dentro dele. Quanto menor ele estiver, maiores as chances de captura. Caso o circulo esteja laranja ou vermelho significa que o Pokémon é mais difícil de se capturar. Há itens que ajudam a tornar o Pokémon mais fácil de se capturar e diferentes modelos de bolas com performances melhores. Um detalhe divertido é poder girar a Pokébola antes de arremessar criando um efeito de curva.

Encounter_EN

1- Fugir
2- Ativar Realidade Aumentada
3- Nome e poder do Pokémon
4- Circulo verde/laranja/amarelo
5- Pokémon
6- Pokébola
7- Tirar uma foto do Pokémon
8- Acessar a mochila para usar diferentes itens

6) O que é AR?

AR é a sigla para Augmented Reality (Realidade Aumentada). É uma tecnologia que insere elementos virtuais no mundo real. Em Pokémon GO, através do giroscópio do celular, o Pokémon aparece “no mundo real” e você precisa movimentar o celular pros lados para enquadrar o Pokémon na câmera e arremessar as Pokébolas.

Caso você desative a opção ou seu aparelho não possua giroscópio o jogo irá mostrar um cenário de grama verde, como na imagem anterior. Treinadores mais experientes dizem que dessa forma é mais fácil acertar o arremesso e que a Realidade Aumentada deve ser usada apenas para tirar fotos criativas como a desse pobre Magikarp prestes a virar jantar:

jkaomv3mcwapxryqlrdf

7) Quais Pokémon existem? Eles são aleatórios ou depende do lugar?

O jogo conta com os 151 Pokémon de Kanto, região onde se passam os primeiros jogos da série. Lendários estão disponíveis, mas ainda não se sabe se haverá alguma forma especial de capturá-los. Mew inclusive já foi encontrado no código do jogo.

Os Pokémon mudam dependendo da região e seu poder varia de acordo com o nível do treinador que também influencia nas chances de se encontrar espécies mais raras. Rumores dizem que existem Pokémon exclusivos por continente. Até então: Tauros para América do Norte, Mr. Mime na Europa, Kangaskhan na Austrália e Farfetch’d na Ásia.

8) O aplicativo possui algum tipo de Pokédex?

Sim. Uma pokédex está disponível registrando cada espécie nova que você encontrar, um dos grandes desafios do jogo é completá-la.

9) Dá pra saber a espécie do Pokémon que irá nascer pela aparência do ovo?

Não. Todos os ovos de Pokémon são iguais, tal qual nos jogos da série principal. Apenas no anime suas aparências mudam de acordo com a espécie.

Misty_Togepi_Egg

10) Verdade que Pokémon GO tem causado acidentes e até mesmo assaltos?

Sim. Muitos treinadores desatentos estão sofrendo diversos acidentes, como atropelamentos ou quedas de lugares altos por falta de atenção. E um grupo de assaltantes nos EUA estavam utilizando Pokéstops como uma armadilha para roubar os celulares dos jogadores quando estes se aproximassem para pegar itens.

Recomenda-se atenção aos arredores quando jogar e evitar se aventurar em locais desconhecidos ou muito desertos. Se possível, jogue caminhando em grupo com amigos.

E o que vocês acharam da nova coluna “Solo Responde”? Gostaram? Alguma dúvida sobre Pokémon, Yu-Gi-Oh! ou qualquer outro tema do mundo nerd? Mande sua pergunta com o assunto “SOLO RESPONDE” para o e-mail: suporte@solosagrado.com.br

Por Raphael Barbosa

Agradecimentos especiais a: Anna Louise, Lucas Fialho e Nicholas Rangel pela ajuda na formulação das perguntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*