Cosplay você sabe o que é? Descubra esse hobby que virou profissão!

Cosplay é um hobby que vem ganhando cada vez mais força aqui no Brasil. Hoje temos uma média de 15 eventos grandes temáticos pelo país, e os interessados só crescem pelas redes sociais. A moda pegou com tanta força que vestir-se de seus personagens favoritos vem deixando de ser apenas uma brincadeira de final de semana e está se tornando um meio de sustento para muita gente.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e descubra como esse hobby pode mesmo render uma grana extra!

O que é cosplay?

cosplay-maga-negra-mago-negro

O termo cosplay vem da junção de 2 palavras em inglês: “costume” (fantasia) e “play” (brincadeira). De maneira resumida, é a prática de se vestir de seus personagens favoritos, seja de séries, filmes, RPGs, jogos ou mangás.

Dizem que o hobby começou nos Estados Unidos, por volta da década de 70, com fãs de Star Wars em convenções temáticas. Daí a moda se espalhou pelo mundo até chegar ao Japão, onde ganhou força total com os animes e mangás, e voltou aqui para o Brasil, em meados dos anos 90, aproveitando-se da popularidade de séries como Cavaleiros do Zodíaco, exibido pela Rede Manchete.

Hoje em dia temos cosplays de praticamente tudo da cultura pop, partindo desde Yu-Gi-Oh!, por exemplo, até filmes como Harry Potter. O que vale é a boa vontade para começar a montar sua fantasia e se divertir nos eventos de anime pelo país!

Como posso começar nesse universo?

A primeira pergunta que as pessoas costumam se fazer em relação a esse hobby é se elas podem ser cosplayers, antes mesmo de entender como. A resposta é simples: sim, todos podem ser cosplayers.

Quer se vestir de um personagem favorito? Pesquise tecidos, busque peças de roupa que possam ser aproveitadas, peça a ajuda de amigos e leia tutoriais na internet. Você pode até pedir para uma costureira fazer a sua roupa, ou mesmo comprar usado de outro cosplayer em alguma comunidade.

Como assim, profissão?

Mas cosplay não é apenas um hobby? Sim, e, até alguns anos atrás, ganhar dinheiro com isso era impensável para a maioria dos cosplayers. Hoje em dia, porém, o mercado e a comunidade se expandiram a um ponto em que é sim possível ganhar dinheiro fazendo peças e fantasias por encomenda, tamanha a demanda por novos cosplays.

Não só isso: muitos cosplayers decidiram se especializar na animação de festas infantis, investindo em fantasias de personagens mais populares entre as crianças, como as princesas da Disney ou de animes como One Piece.

Vender suas fotos e ensaios fotográficos também é uma maneira de lucrar com o hobby, e ícones como Jessica Nigri ou Yaya Han podem ser sua inspiração, já que garantem uma boa soma todo mês apenas com a venda de produtos com suas fotos super bem trabalhadas.

Inscrever-se em concursos e tentar os prêmios em dinheiro também pode ajudar no custo das fantasias. Porém, essa é uma das opções menos populares, graças aos investimentos de que você precisará para fazer um cosplay digno do 1º lugar em algum evento pelo país.

Antes de pensar em ganhar dinheiro, é fundamental você mergulhar nesse hobby e explorar melhor a dinâmica dos eventos e concursos. Conhecer os cosplayers e se integrar na comunidade ajudará a entender o mercado e, é claro, garantirá bons momentos de diversão com seus amigos!

Curtiu? Aproveita e compartilha no seu Facebook e chame os amigos para fazerem cosplays com você! Quanto mais gente participando, melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*