Qual é o Link mais poderoso em Legend of Zelda?

Qual é o Link mais poderoso em Legend of Zelda

Sabia que a série de jogos Zelda segue uma linha do tempo? Cada aventura normalmente tem a sua própria encarnação de um Link e uma Zelda,  que começa com a criação do mundo, onde logo depois acontece a história do Skyward Sword, seguido pelo Minish Cap, Four Swords, e depois a grande encruzilhada que é o Ocarina of Time.

Para quem não é familiar com a história do Ocarina (vale a pena jogar!) a lenda se divide em três possíveis caminhos, para os três possíveis resultados: o herói morre; o herói vence e vive o seu caminho como adulto; ou vence e vive outro caminho como criança. E cada um desses caminhos gera mais lendas e jogos, com mais encarnações.

Cada reencarnação do Link tem pontos fortes e fracos, experiências e sabedorias diferentes, que o torna capaz de vencer seus obstáculos. Mas a questão é: qual foi o Link mais poderoso de todos os tempos? É o que vamos tentar responder hoje!

Como medir a força dos Links?

Tem muitos “Links” para comparar — onze, na verdade, já que o herói do Ocarina tecnicamente é um herói só com versões em duas linhas temporais, criança e adulto —, e cada Link tem o seu próprio titulo. Temos então, em ordem cronológica:

  1. O Herói Escolhido, de Skyward Sword (Wii);
  2. o Herói dos Minish, do The Minish Cap (Gameboy Advance);
  3. o Link do Four Swords (que não tem nenhum título específico e vem da aventura que foi incluída com o relançamento do Link to the Past para Gameboy Advance);
  4. o Herói do Tempo adulto, do Ocarina of Time (Nintendo 64 e 3DS);
  5. o Herói do Tempo criança, também do Ocarina of Time e Majora’s Mask (ambos do Nintendo 64);
  6. o Herói da Lenda, que é o mesmo do Link to the Past, Link’s Awakening, e ambos os Oracle of Ages e Seasons. (os jogos de Gameboy, Gameboy Color e Super Nintendo);
  7. o Novo Herói de Hyrule, do jogo A Link Between Worlds (3DS, chamado de Novo Herói, mesmo sendo anterior ao Herói de Hyrule, só pra confundir!);
  8. o Herói de Hyrule (dos primeiros 2 jogos para o NES);
  9. o Herói do Crepúsculo, do Twilight Princess (Wii);
  10. o Herói da Luz ,do Four Swords Hyrule Adventures (Gamecube);
  11. o Herói do Vento, do Windwaker e Phantom Hourglass (Gamecube e Nintendo DS, respectivamente);
  12. e o Herói dos Trens, do jogo Spirit Tracks (Nintendo DS).

Ok, agora que temos a lista dos Links, vamos começar a comparar. Logo de início, iremos eliminar os Links das séries Four Swords, já que o poder que o torna especial é se dividir em quatro, e queremos saber quem é o único Link mais forte.

Para isso, precisamos de algumas categorias. Algumas são simples: força, agilidade, inteligência. No caso de outras, temos que aprender com o Batman e incluir o arsenal de ferramentas à disposição de cada herói: itens, montarias, poderes mágicos, e até experiência de vida nas diversas dungeons das suas aventuras. Então vamos lá:

O mais forte

Em termos de força bruta, o Herói do Crepúsculo pode até ser o primeiro que vem à mente. Afinal, ele luta no mano a mano com os Gorons e levanta bolas de puro ferro sem nenhuma ajuda! Mas na série Legend of Zelda, o que faz a força é o seu bracelete mágico, suas luvas da força ou seu anel do poder, por isso o título de mais forte tem que ir para outro.

O Herói do Tempo adulto, que conseguia levantar pedras 64 vezes o seu tamanho, e ainda atirá-las longe merece a medalha de mais forte!

O mais ágil

Toda força do mundo não ajuda muito se o herói anda como uma lesma, e nessa categoria os candidatos são poucos, já que a maioria dos Links acaba andando em um ritmo meio lento por aí.

O Herói do Skyward Sword é um dos ágeis, já que ele consegue dar umas corridas e até um leve parkour,mas ele se cansa rápido. O Herói do crepúsculo pode virar um lobo e escalar e pular bastante, mas também não é prático.

O prêmio aqui, então, tem que ir para o Herói da Lenda, já que ele é o único que possui tanto uma bota mágica que o permite correr muito rápido quanto uma pena que o permite pular à vontade, algo exclusivo entre todos os Links

O que tem a melhor montaria

As montarias dos heróis variam muito. Claro que tem a famosa égua Epona, mas não são todos os Links que têm acesso a ela. Existe também o pássaro Loftwings, o barco King of Red Lions e até um trem. Mas já que raramente Hyrule está alagada, e um trem só funciona nos trilhos, a competição é entre a Epona e o Crimson Loftwings.

O problema é que, como aprendemos no Skyward Sword, pilotar o Loftwings é algo que precisa de total atenção, além das duas mãos do herói, enquanto a Epona não tem essa limitação, tanto que o Herói do Crepúsculo mostra que é um ótimo guerreiro montado, utilizando tanto espada quanto arco e flecha. Ponto pra ele!

E falando em arco e flecha…

O que tem a melhor pontaria

Apesar de quase todos os heróis terem acesso a algum tipo de arco ou estilingue, nesse quesito não tem competição: o Herói do Crepúsculo possui um item que nenhum outro tem, os Hawkeye Goggles, que o tornam um verdadeiro atirador de elite de Hyrule. Ponto pra ele mais uma vez.

O mais inteligente

Inteligência pode significar muitas coisas. Se usarmos o sentido comum de inteligência, o Link do Skyward Sword, o Herói Escolhido, é o único da série que passa por uma educação acadêmica formal. Mas como um diploma não ajuda muito em combate, podemos também deduzir a inteligência baseada na dificuldade dos quebra-cabeças que o herói tem que superar ao longo da sua aventura.

Nesse quesito, todos os críticos e jogadores concordam que os quebra-cabeças do Twilight Princess foram os mais difíceis até hoje. Então o nosso Oscar vai para o Herói do Crepúsculo, de novo!

O que tem os melhores gadgets

Achando que o Link do Twilight Princess vai ganhar todas as competições? Então saiba que essa aqui é uma em que ele passa longe.

Como é a variedade de gadgets que o torna um herói preparado para qualquer situação, esse prêmio vai para o Herói da Lenda: com 4 jogos e um total de 38 dungeons, ele é praticamente um Batman com uns dois cinturões a mais! Além disso, esses itens o tornam o melhor nadador da série, já que a roupa de sereia o permite mais liberdade que a roupa de Zora que o herói do crepúsculo utiliza. Dois Oscars para o Herói da Lenda!

O melhor espadachim

Nenhuma competição entre os Links estaria completa sem mencionar quem é o melhor na espada, e se todos eles sabem o básico, nenhum chega perto do nível de habilidade que o herói do crepúsculo demonstra com a sua Master Sword.

Conclusão: quem é o mais poderoso?

Depois dessa discussão toda, quem é o Link mais poderoso? Fácil: O Herói do Tempo criança. Mas como?

Simples. Se ele aparecesse só no Ocarina of Time, ele teria um estilingue, um escudo feito de casca de madeira e um boomerang. Mas no Majora’s Mask, ele ganha acesso a várias máscaras, que o dão a força de um Goron, a agilidade e o poder de voar de um Deku e a agilidade aquática de um Zora. Ele não é o melhor com a Epona, mas não há dúvidas de que ele é bom. Ele não vasculhou 38 cavernas, mas ele tem anos de experiência. E quem você acha que é o fantasma que ensinou o Herói do Crepúsculo a lutar? E ele ainda mostra que ele não foi o único com a habilidade de se transformar em um lobo.

No final das contas, o herói mais novo também é o mais poderoso! Ficou boquiaberto? Concorda com a gente ou está furioso e exige uma recontagem? Comente abaixo e até a próxima!

Fonte da imagem: http://bit.ly/1KTpLdt

3 comentários

  1. Jean Carlo Busatta

    muito legal o artigo, só acho meio injusto por exemplo no mais forte, agil e melhor mira por exemplo o que esta realmente sendo comparado é qual dos links tem o melhor gadgets para força agilidade e pontaria, e nao o melhor link por si só

  2. Eu diria o do OfT e MM, principalmente pelo MM pq passar por aqhele jogo não é mole não!

  3. Eu acho que o Herói da Lenda é mais habilidoso que o Herói do Tempo criança, ou no mínimo, é o que possui o maior potencial latente. Pois se for parar para analisar, para o Herói do Tempo criança conseguir usar a Master Sword e ganhar do Ganon ele teve de ficar em coma por anos e virar adulto, porque a Master Sword era poder demais pra ele. Já o Herói da Lenda foi poderoso o bastante para portar a Master Sword mesmo em um corpo de criança e ainda ganhou do Ganon.
    Sendo assim, ele é fisicamente tão poderoso quanto o Herói do Tempo adulto que foi eleito por você o Link mais forte, possui mais armas, é o mais experiente de todos e ainda é bem ágil por conta dos seus itens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*