Pokémon TCG – SM5 Ultra Prism Review

Pokémon TCG – SM5 Ultra Prism Review

PRINC

E ai jovens! Ta chegando a hora! No próximo final de semana vamos ter o lançamento da mais nova coleção de Pokémon TCG, a quinta edição de Sol e Lua: Ultra Prisma! Coleção que chega prometendo fazer grandes mudanças no formato competitivo, tanto no padrão quanto no expandido, que não é muito a nossa área aqui no Brasil.

A coleção tem uma chuva de cartas da quarta geração de Pokémon. Se você gostou de jogar em Sinnoh em Diamond/Pearl/Platinum, se prepare, pois você vai simplesmente amar essa coleção!

Vai jogar um Prerelease? Vai comprar uma Box pra sua coleção? Vai comprar uns boosters mais ta querendo saber o que tem de melhor nessa coleção? Tá lendo o artigo certo, vem comigo que vou te tirar do escuro, e te mostrar as suas prioridades dentro desse novo set.

Vamos então as cartas mais legais da coleção!

1

Se você vier me falar que o Glaceon GX é melhor, vou falar das cartas na ordem da coleção, então o Leafeon é importante sim e vem primeiro! Sua habilidade tem muito texto, mas basicamente diz que se ele tiver ativo, cura 50 de dano de algum Pokémon que tenha energia ligada. Uma cura de 50 de dano todo turno me parece algo muito bom! Seu ataque não tem efeito, mas coloca 110 de dano na mesa e seu GX busca as evoluções no deck e evolui seus Pokémon no banco. Como Brigette ainda está no formato, existe um forte potencial nessa aceleração de Decks com evolução. Para os colecionadores, se preparem pois as versões Full Art e Rainbow dessa carta, estão lindas!

2

Todas as 6 formas do Rotom estão presentes nessa coleção, a primeira delas que caiu foi a Wash. Todos eles tem em comum a habilidade Roto Motor, se você tiver 9 cartas de ferramentas ou mais na sua pilha de descarte, você pode usar o ataque de todos eles de graça, sem precisar pagar o custo de energia. Como o Gourgeist de SM2 está no formato e deixa você descartar 6 ferramentas de uma vez, parece um combo meio que pronto, para a turma dos decks rogues.

O melhor dentre os iniciais

3

Empoleon é sem dúvida o melhor dos iniciais dessa coleção, e uma máquina no Prerelease, se você abrir isso na sua pool, coloque no seu Deck! A muito tempo atrás na época da Heart Gold Soul Silver, tínhamos um deck de Jumpluff, que era incrível por causar 10 de dano para cada Pokémon que ambos jogadores tinha em jogo. Hoje a gente já consegue montar decks baseados em 20 de dano para cada Pokémon em jogo, e parece um dano justo. Agora vamos causar 20 de dano vezes os Pokémon no banco de AMBOS os jogadores, agora parece bem mais agressivo certo? Isso por 2 energias. Essa carta vai receber uma versão metal nas próximas edições, o que vai deixar ela abusar da fraqueza do oponente. Empoleon Break ajuda muito, se você quiser crescer um pouco aqui e causar 30 de dano para cada Pokémon, mas é uma curva bem grande!

Sem mais efeitos de habilidades

4

A festa acabou. Metagross GX, chega de energias de graça pra você. Tapu Lele não busca mais apoiador, Metagross não recupera energias, Solgaleo não recua de graça, Decidueye não lança mais felchas. A habilidade do Glaceon diz que nenhum EX ou GX vão ter efeitos de habilidade mais, não importa onde estiverem. A Gardevoir GX também foi parada por aqui, mas não é tão importante, porque o restante dessa coleção está pronta para deixar esse Deck bem mais fraco do que essa habilidade do Glaceon GX. Como se não bastasse a habilidade excelente, seus ataques são extremamente decentes, o Eevee de Sol e Lua 1, deixa você passar o seu primeiro turno com essa carta em campo, ligando uma energia de água, o que vai dificultar e muito o setup inicial do seu oponente.

5

Rampardos tem um ataque que causa muito dano a Pokémon evoluído e causa um InstaKill a todos os básicos do formato. Não tem muita conversa, é o efeito do ataque, se for básico é nocauteado. Dawn Mane Necrozma GX (ainda vamos chegar nele), está bastante ameaçado por aqui! Boa opção pra quem gosta de Decks sem EX ou GX.

Um combo que acontece como mágica!

Garchomp e Lucario vão fazer um combo pronto com o novo apoiado da Cynthia. Garchomp causa 200 de dano caso você tenha usado a Cynthia como apoiador do turno, por 3 energias. Um atacante que entrega apenas 1 prêmio. O Lucario em uma habilidade que deixa você buscar qualquer carta no seu Deck, se você tiver um Garchomp em campo. Colocando os dois juntos em campo a mágica simplesmente acontece! Os decks iniciais dessa coleção são extremamente bons, um é baseado no Garchomp e o outro no Empoleon. Por esse artigo, vimos que as duas cartas são ótimas, se o deck de Garchomp vir com alguma cópia de Lucario, e alguma da Cynthia, você literalmente vai ter um Deck competitivo baseado em um Deck inicial. Vai ser um dos melhores de todos os tempos do Pokémon TCG, o que vai viabilizar um início no competitivo! Pra quem gosta de jogar com Pokémon menor, sem EX e GX, esse Deck vai funcionar extremamente bem!

A era dos tipos metal!

8

Alolan Dugtrio é um estágio 1 completamente evoluído com apenas 60 de vida, essa não é a parte boa. A parte boa é que sem custo algum de energia, ele causa 30 de dano para cada energia que você descartar da mão. Levando em consideração que o estádio Mt.Coronet está nessa coleção, você vai recuperar esses recursos de uma forma mais fácil!

9

Agora temos METAL DELUGE! A mesma carta para o tipo elétrico, para o metal. Essa nova mecânica é uma das coisas mais legais que surgiu no Pokémon TCG nos últimos tempos pra mim, a mesma carta vir com um outro tipo, fazendo exatamente o mesmo efeito. Isso abre um leque de possibilidades para vários Decks novos surgirem! A habilidade deixa que você ligue quantas energias metálicas você quiser durante o seu turno. Então com essa coleção, o metal agora tem energias infinitas com essa carta. Vai anotando!

Prevenção contra energias especiais

10

Metal vai ser o melhor Deck do formato? Talvez. Como você pretende jogar contra eles? Se o seu Deck tem energias especiais, precisa de Energia Incolor Dupla pra causar dano neles, não vai rolar. A habilidade do Bastiodon, previne que ele tome dano de Pokémon com energias especiais.

11

Tem um novo tipo de Ultra Raras chegando nessa coleção, as cartas Ultra Prisma. Elas são um pouco mais fortes teoricamente e não podem ter mais de uma cópia em seu Deck. Elas tem esse símbolo gigante colorido, pra simbolizar que são uma Ultra Prisma. Todas aparentemente extremamente lindas. Se liguem ai colecionadores! Caso uma carta Ultra Prisma seja descartada, ela é removida de jogo, vai para a “Lost Zone”. Por uma simples energia de metal, ele recupera energias na pilha de descarte de acordo com os Pokémon no banco do seu oponente. Se você colocar 4 energias de metal, você pode causar bons 160 de dano no seu oponente.

12

Esse Ultra Necrozma é basicamente um Solgaleo GX mais light. Ele precisa de 4 energias, para causar apenas 220 de dano no oponente e ainda descarta 3 delas. Você deve estar entendendo o que vai acontecer, MUITO DANO, Magnezone, Mt.Coronet, o metal não está pra brincadeira…

Que tal um turno extra?

13

Dialga GX tem um GX que é uma masterpiece dessa franquia. Você simplesmente vai jogar um turno extra! O que é incrivelmente roubado em qualquer card game. Se imagine sentado, enfrentando um Deck de metal, seu oponente liga sei lá, 7 energias em 1 turno, joga Cyrus, evolui uns 3 Solgaleos, mas quando chegar perto do seu turno, Timeless GX e é o turno dele DENOVO! Sem contar o GX, por uma energia metal ele compra cartas até ter 6 na mão. É uma boa adição em qualquer Deck de metal. Sem dúvida uma das melhores cartas da coleção!

Cynthia após a rotação vai ser um dos apoiadores mais usados do jogo, ela faz a mesma coisa que a Shauna, mas compra 1 carta a mais. Embaralhar a mão no Deck e comprar 6 cartas vai ser bem seguro. Essa carta vai ser um Meta changer, sua versão Full Art pode dar uma valorizada na coleção.

Sobre o Cyrus, a Pokémon Company fez uma tradução errada da carta, pois você só pode jogá-la se você tiver com um Pokémon água ou metal como ativo, na carta que diz que basta em jogo.

Mt.Coronet e a volta do Pal Pad

16

Esse estádio, Mt.Coronet literalmente deixa você pegar 2 energias metálicas da sua pilha de descarte e colocar na sua mão. Todos os turnos. Sem mais.

17

Pal Pad está de volta! Pal Pad é tipo um VS Seeker, só que ao invés de retornar para sua mão, volta para o Deck, mas em compensação, você volta 2 apoiadores. Vai dar uma estabilizada em muitos Decks por ai, uma forma digna de recuperar apoiadores no formato.

Resumindo…

Essas foram as cartas chave dessa nova coleção, que de 0 a 10 eu dou 8! É uma coleção MUITO melhor que a Sol e Lua 4, então se preparem pois tem tudo para compensar em tudo! Toda a linha de produtos, inclusive os Decks Iniciais que estão maravilhosos, você encontra no site da Solo Sagrado.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário. Espero que esse artigo tenha te ajudado, a te colocar mais por dentro da nova coleção! Espero que vocês estejam passando por um ótimo dia, fique com Deus e #BroFistdosBrothers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*