Pokémon TCG! O campeão do Regional de Salvador

Pokémon TCG! O campeão do Regional de Salvador

E ai Jovens! Aqui quem fala é o Tiusam e hoje vou mostrar pra vocês o Deck campeão do último Regional da temporada, o Regional de Salvador! Foi um torneio incrível e muito bonito, pra coroar bem esse final de temporada, ainda teremos o International, mas, está chegando ao fim.

Salvador, todas as praias e um clima extremamente agradável! Nem mesmo um gringo na final conseguiu estragar o torneio, no fim, o brasileiro Claudio Ferla conseguiu vencer o torneio! (Ufa!) Até agora, Regional no Brasil, quem ganha são os brasileiros. Esperamos que continue assim por um tempo!

O grande campeão

Primeiro grande torneio valendo a mais nova coleção de Pokémon TCG, Sol e Lua 5 Ultra Prisma. Então essa lista definitivamente é algo que merece ser estudada e uma lista a ser batida. Vou explicar a estratégia desse Deck por completo!

2

O Deck vencedor foi uma versão de Golisopod Zoroark, com diversas Techs para o formato que ele esperava encontrar no Regional, mas alguns temperos de lista campeã, que fugiu de alguns padrões que esse Deck estava acostumado a rodar nos últimos torneios.

Say my name

1

Zoroark GX: Dá nome ao Deck e tem funções extremamente importantes na estratégia. Sua habilidade deixa você descartar uma carta da mão para comprar duas do topo do Deck (habilidade que será considerada boa em QUALQUER card game que você pensar), isso faz com que você esteja sempre comprando recursos do Deck, como normalmente você tem vários Zoroark em campo, você compra muitas cartas por turno. Seu ataque por duas energias incolores causa 20 de dano vezes a quantidade Pokémon seu em campo, isso o torna um atacante importante para diversas situações do jogo.

A carta que você precisa trazer mais rápido pra campo, como é um estágio 1, os Zoruas vão chegar primeiro, provavelmente com o Setup ideal, que é usar a carta Apoiador Brigette no turno 1, assim você traz três Pokémon básico para campo, começando então a não mais depender de sorte, pois no próximo turno, você já pode começar a comprar muitas cartas e contar com a estabilidade do seu Deck.

Não parece ser um atacante tão bom em números, mas com 210 de vida, com a Faixa de Escolha ele chega a 150 de dano contra um Pokémon GX ou EX, é um Deck de paciência, dificilmente você vai nocautear alguém aqui com apenas 1 hit, então se acalme e confie nos seus atacantes, eles vão te trazer prêmios mais rápido do que você imagina!

O equilíbrio

2

Sudowoodo: Está aqui para ser a resposta da carta que acabamos de falar, o Zoroark GX. Tem diversos Deck usando o Zoroark, como sua fraqueza é do tipo lutador, com uma Energia de Contra Ataque o Sudowoodo devolve o ataque do Zoroark GX causando o seu nocaute. Como ele copia o último ataque usado pelo oponente, ele também pode copiar algum ataque GX que o seu oponente tenha usado, que tenha te desbalanceado na partida, como o GX do Buzzwole e Lycanroc, por exemplo.

A Energia de Contra Ataque, só fornece duas energias se você estiver perdendo nos prêmios. Após receber um ataque, se tiver a frente nos prêmios, seu oponente vai ignorar o seu Sudowoodo, pois ele não vai ter a energia de Luta que precisa, para pagar o seu custo de ataque. Mas não nessa lista! Com 1 energia, você pode fazer um combo de Lulu + Zoroark GX para pegar seu oponente mais uma vez de surpresa com o Sudowoodo que ele dava como carta morta na mesa.

Um tank para o deck

3

Golisopod GX: Outro atacante do Deck, dessa vez do tipo grama e com a possibilidade de causar 120 de dano com apenas 1 energia de grama. O mais interessante dessa carta, é fazer uma estratégia de Loop. Sempre que ele for levado para o espaço de Pokémon ativo, naquele turno, seu ataque com apenas 1 energia causa 30 mais 90 de dano, então ele é meio que o seu melhor “saco de pancada”. Você passa seu turno com ele na frente, após o seu oponente causar qualquer dano nele, você pode utilizar Poção Máxima ou Acerola. Como você utiliza 2 Whimpod, seu estágio básico, a jogada clássica com Acerola é permitida aqui.

Ele também possui um ataque que causa 100 de dano e reduz 20 no próximo turno, o que te salva de alguns danos fechados, que causariam nocaute do formato. Muitas vezes o oponente esquece esses 20 de dano reduzido, então o Golisopod faz seu papel de ser tank e fica na mesa. Seu GX é uma opção interessante, causando até 180 de dano e recuando ele, um dos maiores danos, que o Deck consegue chegar sem ajuda do seu oponente.

Energia para seus ataques e contra-ataques

Tapu Koko: Por duas energias incolores duplas, ele causa 20 de dano em todos os Pokémon do seu oponente (inclusive os do banco). Em algumas situações vai te garantir o nocaute com 2 hits e quem sabe com sorte, em apenas 1. Outra função importantíssima dessa carta no Deck, é ser o custo de recuo gratuito na mesa. Assim quando algum Pokémon seu for nocauteado, coloque-o como ativo até escolher o melhor atacante para o seu turno.

Cobalion: Basicamente é uma reposta contra Gardevoir GX, como um atacante metálico. Assim como Sudowoodo, essa carta precisa da funcionalidade da Energia de Contra Ataque, para conseguir atacar, ou seja, você só consegue usá-la efetivamente se estiver perdendo a partida. No mais, seu segundo ataque causa 30 de dano mais 30 para cada prêmio que o seu oponente comprou, chegando até 180 de dano, com possibilidade de ir a 210. Não é um atacante muito ruim no fim da partida, mesmo que seu oponente não esteja de Gardevoir GX.

Mew EX: Carta usada em praticamente todas as partidas, graças a versatilidade da sua Habilidade, que permite copiar um ataque de um dos seus Pokémon, desde que você tenha a quantidade de energia necessária. É um coringa, porém, do tipo psíquico. Um dos Decks mais forte do formato é o de Buzzwole GX, muito presente no field, com fraqueza a psíquico. Então o Mew EX é uma resposta rápido e fácil, contra qualquer Pokémon que tenha fraqueza ao seu tipo.

O Trunfo

4

Tapu Lele GX: A melhor carta do formato. Aqui seu ataque causará 20 de dano vezes a quantidade de energia ligada nela e no Pokémon do seu oponente. Em diversas situações, vai ser uma opção boa de ataque contra seu oponente. Carta universal, os Decks precisam dela para começarem com maior efetividade, ou para fazer alguma jogada no final do jogo,

Sua habilidade, deixa você buscar no Deck uma carta Apoiador e colocar na mão. Essa busca, é efetiva e específica, deixando você pegar a exata carta que você precisa para aquele momento. Pode ser o Guzma para a vitória ou uma carta de compra, para te tirar da zica.

Versatilidade por consistência

Com um pouco de conhecimento, você vê que este  Deck possui uma resposta para muitas coisas do formato. Isso normalmente não vem acompanhado de consistência, é um preço que se paga por querer ter uma boa saída contra tudo e contra todos. O que normalmente se passa, é você estar jogando contra o Deck X, e só comprar as cartas que colocou contra o Deck Y, deixando você em uma situação de sorte, para comprar a resposta certa contra o Deck certo. Isso não parece nada consistente, chances e mais chances de comprar as cartas e recursos errados, contra o oponente errado.

O brilho do Deck vem do Zoroark GX, trocando qualquer carta da mão por 2 do topo do Deck. Você vai ter vários em campo. Em outros card games, um Deck como esse não teria tanta consistência e sucesso, mas será que ele está acostumado a comprar 7 cartas ou mais por turno do Deck? Eu acho que não. Lembra que você descarta 1 para comprar 2? Isso deixa o Deck cada vez mais da forma como você quer ele para aquela partida.

Não é um Deck simples, no fim vai depender do seu conhecimento e como manipulou seus recursos na partida.

O desenrolar da partida

No início da partida, você faz o setup clássico de Brigette, trazendo pra campo a maior quantidade de Zoruas. Com a carta Evosoda, te ajuda a conseguir os primeiros Zozoark GX em campo o mais rápido possível. As habilidades têm que estar funcionando, então o Ventilador de Campo, é uma carta fundamental nas partidas contra Garbodor.

Um recurso perdido no início do jogo, não é um recurso perdido para o final, pode ter sido inclusive, estrategicamente descartado, por causa do Enigma do Tempo. É um item que se jogado 2 ao mesmo tempo, você pode pegar 2 recursos da sua pilha de descarte e colocar na mão. É assim que você recupera e reaproveita seus recursos nesse Deck, utilizando dessa jogada no mínimo uma vez por partida, com sorte, conseguirá usar uma segunda vez também, mas vai te exigir um pouco mais de experiência com o Deck.

Pra eliminar o fator sorte, conseguir recursos e até um Segundo Enigma do tempo pra mão, você tem a Lulú. Com ela você escolhe duas cartas do Deck e coloca no topo, depois de ter embaralhado o restante do Deck. Agora, basta usar a habilidade do Zoroark GX e comprar as duas próximas cartas, ou seja, combo feito!

Esse Deck, apesar de não ter nada que faça brilhar os olhos, é um Deck consolidado. Forte, com resposta pra tudo. Quem quer aprender um pouco mais sobre Pokémon TCG, considere uma experiência incrível, dominar esse Deck. Se estiver jogando bem com ele, você vai ter evoluído muito bem no jogo, então fica ai o desafio!

Pra fechar com chave de ouro

Ficou alguma dúvida¿ Não esquece de deixar nos comentários, que a gente responde o mais rápido possível.

Pra finalizar, a foto oficial do Deck campeão do torneio. Se carta bonita não ganha jogo, o que dizer dessa Decklist inteiramente com as versões mais caras de cada carta? Hahaha #BroFistdosBrothers e até a próxima!

3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*