Pokémon TCG! Como começar a jogar

E ai jovens, aqui quem fala é o Tiusam! Estamos na semana do #PokemonDay, que é basicamente o aniversário de POKÉMON meus caros, a franquia está completando belos 23 anos! Afinal, já fazem 3 anos depois daquele aniversário de 20 anos da franquia, com diversas campanhas promocionais, itens exclusivos e até mesmo anúncio durante o Super Bowl! Pokémon é o máximo não é mesmo?!

Normalmente  as pessoas gostam de Pokémon, afinal, se você procurar em algum lugar com cultura pop, vai ver um Pikachu ou uma Pokébola para algum lado. Acontece em diversas áreas, então em algum momento, todos nós tivemos contato com alguns desses itens. Uma vez li que o Mickey Mouse era mais conhecido no mundo que Jesus, apesar de não entender como essa pesquisa foi feita, citei isso apenas porque já li também que em tempos atuais, uma nova pesquisa apontou que o Pikachu era mais conhecido que o Mickey Mouse!

Não é preciso ser um expert!

Não necessariamente a pessoa tem que saber mais de 300 nomes dos mais de 800 Pokémon existentes atualmente, pra ser considerada um fã. A pessoa pode ter iniciado o seu contato com a franquia através de brinquedos, filmes, do anime, do video game (que é o meu caso) ou então, pelo card game. Esse último, talvez é o menos conhecido, mas que eu acho uma das melhores coisas disparadas da franquia! Você sabia que o jogo está firme e forte até hoje? Sabia que ele existe? Sabia que tem como você matar essa saudade ou interagir mais jogando Pokémon de forma gratuita?! Então, chegou a hora de você experimentar o Pokémon TCG Online.

Se você já gosta de Pokémon, não conhece nada do card game, saiba que ele é bastante fiel a história do jogo normalmente nas cartas lançadas e suas estratégias e efeitos, fazem muito sentido diante das cartas de cada Pokémon especificamente. Primeiramente você pode iniciar o download do Pokémon TCG Online, totalmente em português e gratuitamente, disponível para PC, Mac, Android e iOS por esse link: https://www.pokemon.com/br/pokemon-estampas-ilustradas/jogar-online/baixar/

Aprender a jogar vai ser extremamente rápido e fácil, o jogo é intuitivo. Leia o básico das regras durante as primeiras partidas – Jogue o Tutorial – Jogue diversas partidas no modo Desafio do Treinador – Jogue contra outros jogadores no modo Deck Temático – monte seu próprio Deck! Enfim, em poucos dias, você vai estar bem, diante de todas as regras do jogo, e entendendo qualquer coisa que você ler sobre o assunto.

Porque devo começar no Online?

Pois ele vai te ajudar em todas as noções básicas da melhor forma possível, e não se preocupe se quando você migrar pro físico, você não conseguir realizar algumas ações que eram automáticas no online, como busca de cartas, compre as X primeiras do Deck, escolha uma e coloque na sua mão. Tudo isso o programa fazia pra você, mas essa parte mecânica, ela pode vir depois, primeiramente as regras básicas são definitivamente mais importantes pra que você entenda e goste do jogo!

Primeiros Passos!

O jogo se inicia com uma sequência de tutoriais que lhe fornecerão alguns recursos para que você inicie sua jornada. Os tutoriais possuem dificuldade progressiva para dar o entendimento básico necessário para novos jogadores, então, caso você já tenha experiência com o jogo a vida fica mais fácil nesse ponto. Terminado o tutorial você receberá seu primeiro deck. Use-o no modo versus para conseguir somar o total de 500 moedas, suficientes para comprar um deck temático, pois irá precisar para juntar mais rapidamente os recursos do jogo. Os Decks Temáticos das últimas coleções lançadas são excelentes, são esses da imagem abaixo! (Se você comprar um Deck Temático na versão física, você vai ganhar um código pra colocar ele na sua conta, você tem sempre essa opção para ganhar tempo!)

Recompensas Versus

O modo versus é a principal forma pvp do jogo, ele conta uma escala de recompensas que vão de 10 à 2000 pontos, cada vitória lhe concede 10 pontos (15 se seu oponente tiver vantagem), valor esse que é acrescido em uma certa porcentagem que depende do número de vitórias seguidas que você possui, assim, quanto mais vitorias consecutivas, mais rapidamente a barra de recompensas vai subir e mais você progredirá no jogo. Em adicional as recompensas do versus, existem as recompensas diárias, as 11 primeiras vitórias lhe dão bons presentes. Suas primeiras partidas serão usando o decks iniciais. Será bem comum partidas com os mesmos decks, então apenas tente vencer alguns jogos para completar suas 500 moedas e conseguir um deck melhor ou uma segunda cópia do primeiro deck que você escolheu. Com mais cópias das melhores cartas você vai enfim passar a ter um Deck mais consistente!

Você tem mais tempo?!

Existe um modo no jogo chamado Desafio do treinador, onde você disputará uma especie de mini campeonato contra o computador, não tenha medo em perder partidas, você não será desclassificado e pode tentar novamente quantas vezes quiser, nesse modo é possível adquirir moedas e boosters. Esse modo é um pouco maçante, então jogue-o para relaxar e conseguir liberar as recompensas apenas. Sempre que comprar um deck temático novo tente conseguir 12 vitórias com oponentes diferentes do desafio do treinador para liberar um pacote da mesma coleção do deck!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pok7-1024x576.png

Aumentando sua Coleção!

Um dia você vai querer montar Decks que está vendo por ai, vencendo torneios, nos #decktest, você vai conseguir cartas novas abrindo boosters, que podem ser comprados na loja do próprio jogo por 200 moedas cada ou realizando as diversas atividades diárias do jogo. É um modo mais lento, mas a longo prazo, você vai ter algo estruturalmente falando, convincente! Todo booster que você compra na vida real, vem com um código para você ganhar um novo booster da mesma coleção e com a mesma quantidade de cartas no online! Você vai reparar que as cartas que você abrir por esses boosters, não possuem um cadeado, isso quer dizer que elas não estão presas a sua conta. As demais cartas que possuem o cadeado (não é possível removê-lo até o momento) serão eternamente suas, já as que não possuem, você pode trocá-las com outras pessoas via troca pública no jogo. É a forma de você não acumular desnecessariamente uma quantidade maior do que 4 da mesma carta, já que você nunca vai precisar mais do que 4 cópias para jogar (Com excessão das energias básicas, claro!). Por mais que você utilize 4 cópias em 1 deck e 4 cópias em um segundo deck, você precisa apenas de 4 na sua coleção, não 8.

Tem Torneio Online?!

Acumulou alguns tickets de torneio?! Pois bem, está na hora de usá-los! Existe um formato onde apenas Decks Iniciais podem entrar, o que inicialmente é recomendadíssimo! Dependendo da posição que você ficar no torneio, você vai receber boosters aleatórios, esses são iguais os que você coloca com código de produtos físicos, não possuem cadeado, te ajudando assim a ter mais moedas de troca. O melhor baralho nesse momento pra mim é o do Charizard, nele tem Nidoqueen, Rapidash e Farfetch, Pokémon que te ajudam a fazer o seu jogo, mesmo que de Deck Temático, de uma forma muito rápida e fácil!

Quando você menos esperar, vai ter um Deck padrão montado. Agora, farmar moedas e pontos com ele vai ser certamente bem mais rápido do que pensa. Escolha um Deck que você goste ou que esteja mais fácil de montar, o caminho mais curto, se ele estiver bem competitivamente dentro do formato, já é suficiente pra você eventualmente evoluir a sua conta, sua coleção e sua experiência dentro do jogo!

A evolução é rápida

Rapidamente você vai começar a visualizar as cartas que sempre são mais usadas e dão mais consistência para os Decks, nós chamamos elas de Staple. Para entender sobre Decks baratos, eu sempre tento gravar o máximo de Decks com essa pegada possível no meu canal, basta digitar “TIUSAM” no Youtube e se inscrever, mas fique livre para procurar na internet listas que você ache interessante e mais próxima da sua conta online!

UFA, não é que Pokémon não é só Anime e Video Game? O card game é muito recomendado para raciocínio lógico, melhorar na matemática e interação com os amigos, além do digital você sempre pode colecionar as cartas físicas, que são bonitas pra caramba ou começar a frequentar alguma liga, se possuir alguma na sua cidade. Todas essas informações, você consegue através do localizador de eventos da Copag, distribuidora do jogo físico aqui no Brasil. http://www.copag.com.br/pokemon/eventos/

Pra você dar aquela acelerada no jogo, você pode comprar apenas os códigos para o Pokémon TCG Online, eles custam centavos cada um e te adiantam bastante tempo na montagem dos seus primeiros Decks competitivos.

Se ficou alguma dúvida, basta colocar aqui nos comentários, pois nós vamos responder o mais rápido possível. Espero que esse artigo te ajude e tenha tirado algumas dúvidas na sua caminhada inicial desse incrível jogo, que é o Pokémon TCG.

Espero que todos vocês estejam passando por um ótimo dia, fiquem com Deus e aquele abraço! #Brofistdosbrothers pra encerrar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*