Pokémon Sol e Lua 4 – Set Review

Pokémon Sol e Lua 4 – Set Review

Princi

E ai jovens! Aqui quem fala é o Tiusam e hoje vou fazer um review da mais nova coleção de Pokémon TCG: Crimson Invasion, a nossa Sol e Lua 4.

Semanas atrás tivemos o lançamento no Brasil de Lendas Luminescentes, uma coleção especial que trouxe mudanças para o formato do Pokémon TCG competitivo e agora já temos a quarta coleção do bloco Sol e Lua, Crimson Invasion. Nessa coleção tivemos a introdução das Ultra Criaturas GX, que ainda acredito que vão receber uma mecânica própria!

A coleção tem 124 cartas no total, sendo 111 no número de coleção e 13 secretas raras.

Vou fazer um resumo das cartas que já estão impactando o formato e das cartas que possuem um potencial no futuro, então bora lá!

  1. Kakuna

1

Pokémon Estágio 1, que possui a capacidade de se multiplicar em campo, trazendo várias outras Kakunas para o jogo. Ataque idêntico ao do Frogardier que faz o Deck de Greninja jogar perfeitamente. Ainda não temos uma Beedrill tão boa quanto o Greninja, mas se sair uma opção melhor ou até mesmo uma Beedrill GX, com certeza essa carta vai ver muito jogo!

  1. Gourgeist

2

Sabes aqueles Decks sem EX e sem GX com potencial no competitivo? Provavelmente esse vai ser o Deck do Gourgeist. Seu ataque Pumpkin Bomb causa 10 de dano mais 40 para cada Item Ferramenta que você descartas dos seus Pokémon. Imagine um Deck com aproximadamente 20 ferramentas, com apenas 4 DCE, você consegue causar 250 de dano com o banco cheio de ferramentas, nocauteando praticamente todos os Pokémon do formato. O novo rogue tem nome e ele é fantasma!

Que tal um Pokémon habilidade para confundir seu oponente?

  1. Nihilego GX

3

Um bom Pokémon habilidade. Entra em campo deixando ambos Pokémon ativos, confuso e envenenado. Aumentando o dano de vários ataques e complicando para o seu oponente devolver um ataque no próximo turno. Seus ataques ainda são caros, por 3 energias Psíquicas consegue causar 120 de dano ou aumentar 2 prêmios para o seu oponente.

  1. Buzzwole GX

4

Talvez a carta mais amada dessa coleção! O mosquitão chega com um primeiro ataque extremamente rápido, copiando o antigo ataque do Landorus EX que jogou muito em seu tempo. Jet Punch causa 30 de dano no Pokémon ativo do oponente e 30 de dano em algum Pokémon do banco do oponente. Como é do tipo lutador, pode receber auxílio da Energia Intensa, que aumenta em 20 os ataques de Pokémon lutadores. Ele com 3 energias consegue causar 160 de dano, mais os bônus de dano da Faixa de Escolha e Energia Intensa, seu GX é um dos piores do formato, causando 40 de dano vezes a quantidade de prêmios que ainda lhe faltam. Seu primeiro ataque faz a carta por inteiro, consistente e forte como toda boa carta lutadora.

Após uma ajuda para os tipos Elétrico e Noturno, agora temos uma para o tipo Metálico!

  1. Registeel

5

Em lendas Luminescentes, recebemos o Raikou. Antes já tínhamos o Yveltal com Asa do Esquecimento, agora temos o Registeel! Cada um faz a mesma coisa para o seu respectivo tipo, Elétrico, Noturno e Metálico, respectivamente. Com 1 energia, causam 30 de dano e ligam uma energia na pilha de descarte em um Pokémon do Banco. Bom para controle, fechar danos e entrega apenas um prêmio para o oponente. Os incolores como Drampa GX e Silvally GX, podem receber ajuda dessa carta facilmente!

  1. Kartana GX

6

O GX dessa carta, simplesmente faz com que você compre 1 prêmio. Isso usado no começo da partida, pode te dar uma desvantagem no N, nas cartas “counter” que seu oponente vai passar poder usar, mas definitivamente por apenas 1 energia metálica, não há como negar que isso é forte. A sua habilidade tem o mesmo efeito do Martelo Avançado, mas se seu Deck roda energias metálicas ou energia arco-íris, recomendo que troque por uma Kartana, pois vai jogar bem mais e ainda te dar a oportunidade, caso lhe falte apenas 1 prêmio, de vencer a partida sem se importar com a mesa do oponente, por causa do GX. Seu ataque, volta ela com todas as cartas ligadas a ela no baralho. Atualmente isso não faz muito sentido e não é bom, talvez seja importante em partidas contra decks que não nocauteiam com apenas um ataque, como o Golisopod GX, mas ainda não é uma opção tão boa.

Precisando curar 90 de dano sempre que ligar uma energia da mão? Conheça o Miltank!

  1. Miltank

7

Um Pokémon habilidade. A Miltank cura 90 de dano, se estiver como seu Pokémon ativo, sempre que você ligar uma energia da mão a um dos seus Pokémon. No caso, cura 90 daquele Pokémon. Você pode colocar uma Pedra Flutuante nela e sempre que algum Pokémon seu for nocauteado, subir ela pra ativo, colocar a energia do turno curando aquele Pokémon ou quem sabe realizar um combo maior no deck da Gardevoir GX, conseguindo curar várias vezes um Pokémon com muito dano. Carta com muito potencial, futuramente no formato, pois 90 de dano é quantia MUITO considerável.

  1. Silvally GX

8

Carta extremamente versátil. Um Pokémon que está tendo muito marketing envolvido em cima dele, geralmente quando é assim, tem algo bom em cima dele ou querem que ele vire alguma coisa boa. Sua habilidade deixa todos os básicos sem custo de recuo. Seu GX bate 50 para cada Pokémon no banco do oponente. Seu ataque causa 120 de dano e energiza uma energia básica da pilha de descarte em alguém do banco. É um acelerador assim como o Mega Manectric era, mas por 1 energia a mais e energiza 1 a menos, porém, todas incolores, aceitando a DCE. Inicialmente é do tipo incolor, mas tem suas ferramentas próprias. Nessa coleção ele pode mudar seu tipo para psíquico ou lutador com suas memórias, futuramente vai mudar para elétrico e fogo também. Sem dúvida um dos melhores GX da coleção! Seu básico com 110 de vida é um diferencial e uma segurança na hora de jogar com essa carta.

Se a sua partida depender dos prêmios, eis a carta que você vai querer…

  1. Gladion

9

Lembra daquelas partidas que você não conseguiu vencer pois a carta chave estava nos prêmios? Você tentou, tentou e não conseguiu pegá-la? Gladion está aqui pra corrigir essa “desculpa”. Você troca ele por qualquer carta do seu prêmio, não é de forma randômica, você escolhe a carta que você quiser depois embaralha os seus prêmios. Você não compra um prêmio, você troca o Gladion por alguma carta que está lá. Pode ser um peso no Deck, como pode ser a salvação para um Deck com várias techs específicas.

  1. Lusamine

10

Estamos sem como reaproveitar cartas de apoiadores na pilha de descarte? A Stadium War é algo que vai definir o seu jogo? Lusamine deixa você voltar 2 dessas cartas da pilha de descarte para a sua mão. Se prepare pra ter 6 Guzmas ao seu alcance, manter o seu estádio dominante e conseguir descartar seus recursos com um pouco menos de preocupação. Ainda não se sabe se vai levar 1 cópia em todos os Decks ou se ela vai impactar mais o formato, os testes estão abertos e eu aposto muito num futuro promissor para essa carta. Não consegue nunca substituir o rotacionado Explorador VS no mesmo nível, mas tem sua importância!

  1. Counter Catcher

11

O mesmo da Pokémon Catcher antes de ter seu texto alterado, porém, você irá usá-la se estiver perdendo a partida. Todos adoramos uma virada dentro dos card games e essa carta fornece essa oportunidade de uma forma bem fácil!

Sentindo falta de um estádio?!

  1. Devoured Field

12

O melhor estádio da coleção, tem um efeito parecido do Reverse Valley para os Decks noturnos. Em um Deck noturno, o que vai definir qual você deve usar, vai ser o seu meta, pois o Reverse acaba reduzindo 10 de dano dos Pokémon metálico, já o Devoured te garante um bônus de dano e não interfere no seu dano contra metálicos.

  1. Counter Energy

13

Uma energia dupla, que serve como QUALQUER cor. Muito roubado, mas vamos as limitações, não funciona em Pokémon GX ou EX, só te fornece as duas energias de qualquer cor, assim como a Counter Catcher, se você estiver perdendo a partida. Caso contrário, fornece uma simples energia incolor. Mais uma vez, os comebacks estão mais propícios! As viradas no Pokémon TCG, voltam mais audaciosas com essa coleção!

Conclusão!

Crimson Invasion tem muitas cartas interessantes que podem causar uma mudança drástica no formato com os futuros lançamentos. Mas para o meta atual, ficou um pouco na promessa.

Uma das coisas para ficar de olho, são as possíveis mecânicas com as Ultra Criaturas, que até o momento não se mostraram ter nada em especial dos demais GX, mas existe um hype ai! Cartas que podem receber um suporte melhor no futuro, se transformando em excelentes cartas!

Obrigado pela leitura, eu fico por aqui. Alguma carta com potencial que não foi citada? Existe alguma dúvida? Não esqueça de comentar. Para mais artigos sobre Pokémon TCG, continue de olho no Blog da Solo Sagrado.

 

Até a próxima! #brofistdosbrothers

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*