Pokémon! SM7 Review

Pokémon! SM7 Review

E ai jovens, aqui quem fala é o Tiusam! Hoje vou fazer o review da sétima coleção do bloco Sol e Lua, Tempestade Celestial. Essa coleção nada mais é do que a segunda maior coleção da história do Pokémon TCG com 183 cartas! Colecionadores vão ralar para ter todas as cópias dessa coleção.

Vou explicar com as minhas palavras todas as Ultra Raras da coleção e as cartas mais relevantes, para você ir conhecendo e pensando se alguma se encaixa no que você tem jogado ou pensando em montar dentro do Pokémon TCG, então partiu!

Banette GX

Não parece de primeira ser uma carta muito boa, coloca um baixo dano, com baixo impacto no meta atual. O seu GX é apenas OK, mas em Decks como Zoroark, surge recuperando recursos importantes, levando também em consideração que o próprio Zoroark GX não utiliza seu GX, então você ao menos ganha uma forma de recuperar recursos fora o Enigma do Tempo ou já pensando na perda dele. A sua habilidade ajuda a mover danos que ao menos para os 120 de ataque do Zoroark. Futuramente pode ser um counter fixo no formato contra Buzzwole.

Blaziken GX

Era pra essa carta ter saído junto com a sua versão não GX, que ajuda ele a ser energizado e manter as engrenagens rodando, como ficaram separados, essa carta ficou de certa forma não jogável no momento. No expandido, existe um rumor de que joga bem com Ho-Oh GX trazendo várias cópias diretas do Estágio 2 para campo e mantendo o fluxo de ataques com o apoiador Ferreiro, mas rumores, rumores…

Rayquaza GX

Essa é a carta mais famosa dessa coleção, com o maior Hype, com o maior preço comercialmente falando também. Nasce com seu deck pronto, uma estratégia muito agressiva, ao menos enquanto houver Elixir Máximo no formato. Sem muito esforço, você prepara 3 energias em campo no primeiro turno e no segundo turno você repete a dose causando 180 de dano, se não houver um nocaute seu, no próximo turno esse dano não para de aumentar mais até o fim da partida, terminando rapidamente o jogo. Canhão de vidro? Talvez… acho que existe mais estratégia por trás dessa carta, suas listas ideais acredito que ainda vão ser descobertas. Um grande candidato a ser Campeão Mundial esse ano!

Articuno GX

Esse tipo de habilidade é legal! Seu GX não é ruim, mas situacional. Resistência a lutador, pode ser considerado algo interessante, estratégia de loop também requer um certo combo para se manter funcional. Pode ser uma carta boa contra Zoroark e Buzzwole, tem espaço em algum Water Box que pode ser criado, mas infelizmente o tipo perde alguns recursos com a rotação logo em setembro.

Mr.Mime GX

Essa carta é ruim, não se engane. Sua habilidade é facilmente contornada pela Faixa de Escolha que é usada em praticamente todos os Decks do formato. TALVEZ em uma estratégia de stall, com alguma ferramenta para manipular o dano, ele possa ser uma OPÇÃO diante de UMA situação contra UM Deck específico.

Electrode GX

Essa carta teve um certo Hype, mas ele foi gerado pela lembrança do que o Electrode EX original fazia. Hoje em dia aceleração de energia não significa tanto assim, o formato é muito rápido e cheio de OHKO. Se os Pokémon caem com apenas 1 hit, você não mantem as energias em campo, grande sacrifício para perde-las facilmente, seu GX é basicamente o mesmo ataque do EX original, mas o fato de ser um GX deixa essa carta muito mais fraca. Pode ser que seja uma Tech legal no Deck de Rayquaza GX para um fim de jogo, onde seu oponente tenha prêmios suficientes e você precise arrumar um nocaute alto do nada.

Stakataka GX

Essa carta é forte hein! Habilidade que reduz dano, sendo acumulada por unidades de Stakataka GX que você possui em campo. É bom pra ele mesmo, pois seu ataque não causa muito dano, então é importante que de certa forma ele continue vivo em campo, mas fica melhor com Buzzwole e Naganadel, são cartas com muita vida que atacam com pouca energia, podendo ser alvo fácil de Poção Máxima e mantendo os bons ataques todos os turnos. Seu GX acho muito bom, para finalizar uma partida sem muita conversa. Sem dúvidas, uma das melhores cartas dessa coleção!

Palossand GX

Essa carta também não é muito legal, chegou tarde demais para nós, quando foi anunciada como promo japonesa, parecia ser uma opção interessante para o meta atual, mas hoje em dia… 210 de vida é bom, fraqueza a grama no momento é interessante, mas a questão aqui é a competição. Não existe um motivo para você usá-lo no lugar do Buzzwole GX, Buzzwole, Zygarde GX, Lycanroc GX, Lucario GX…

Scizor GX

Ele é diferente diria. Uma boa resistência e fraqueza para o momento, o GX é bem forte contra alguns tipos de Decks e a habilidade pode te deixar em uma situação para causar uma grande quantidade de dano. Ele já é um Pokémon difícil de ser nocauteado, o seu ataque deixa isso ainda mais difícil. Um dos poucos Pokémon que fica legal com a carta da Frigideira, SIM FRIGIDEIRA!!! Fiz testes com essa carta e gostei bastante, fique à vontade para assistir essa gameplay no meu canal, eu gostei da forma que ela reage ao formato.

Shiftry GX

Igualar as cartas em mão não é algo difícil no momento, com Faixa de Escolha você consegue chegar aos 210 de dano, com 240 de vida é uma boa carta para permanecer na mesa. Fraqueza a fogo é bem-vinda pois é um dos piores tipos no momento. Seus efeitos são bons, mas é um Estágio 2 que precisa de dois turnos de energia para conseguir atacar.

Alolan Raticate GX

Essa carta provavelmente vai ficar guardada por um tempo. Seu único potencial no momento, seria talvez em um Deck de Rotom baseado em Ferramentas, mas como não existem Rotom do tipo fada, lutador e metal, levando em consideração que o Alolan Raticate cobriria o tipo noturno, não é um Deck com potencial. Sua interação com Ferramentas é interessante, mas simplesmente não para o momento, tenha esse gatilho em mente, Alolan Raticate GX e Deck de Tools, se um dia sair algo bom essa mecânica, tire ele da pasta para seus testes.

Latios Estrela Prisma

Ele causa 50 de dano para cada Dragão evoluído em jogo por 1 Energia Incolor Dupla ou 1 Double Dragon Energy no formato expandido, gosto de pensar nessa carta no Deck de Garchomp Lucario, que vai ficar mais forte depois da rotação, mas pode ser qualquer estratégia pensando em atacantes de um prêmio, ele entra causando um dano muito grande, deixando esses Decks conseguindo um fácil nocaute em determinada situação. Por enquanto, ainda é o irmão feio, já que a Latias brilha muito!

Latias Estrela Prisma

Essa carta foi feita para jogar com o Rayquaza GX… No expandido você tem mais opções com essa carta, mas não passam próximo da sinergia com o Rayquaza GX, claramente o seu lar doce lar.

Jirachi Estrela Prisma

Essa carta só tem algum valor em jogo por causa da sua habilidade, levando em consideração que de 1 em 10 partidas ele vai sair nos prêmios, ele pode vir na sua mão inicial como único básico, ele pode acabar sendo o seu último prêmio, algo que deve funcionar uma em não sei quantas partidas tem potencial? Tem pessoas dando muito valor para essa carta, outras acham ela totalmente descartável. O que você pensa sobre essa tática, levando vantagem ao comprar prêmios? Sua opinião que vai contar aqui.

Magcargo

Magcargo é um reprint de 2005, sua habilidade deixa você pegar qualquer carta do seu Deck e colocar no topo. Isso combinado com qualquer habilidade, deixa você em sequência comprar a exata carta que você precisa. Isso é absurdamente forte, mas é um Estágio 1 e ainda precisa do efeito de compra em seguida. Em diversas situações pode ser que apenas 1 carta não mude a sua situação no jogo também, deixando esse Pokémon em uma situação de 8 ou 80. Eu particularmente acho que ele é 80, baita carta que vai jogar por muito tempo em todos os decks com estratégias mais técnicas.

Slaking

Opção interessante para parar as habilidades em jogo de apenas um lado. Pós rotação, tem muita mais força sem Garbodor, N e Cidade Paralela. Precisa de muitas energias para atacar e pode ser evitado com o Guzma. Algo que ainda não tem como medir o seu real potencial, com as atuais cartas do formato.

Bicicleta Acro

O reprint da Acro Bike, talvez seja o melhor dessa coleção. Essa carta tem uma versatilidade enorme, com formas de ser jogada em diferentes Decks, com diferentes propósitos, podendo ser um Setup rápido ou descarte de recursos que tem interação na pilha de descarte em sua estratégia primária. Sem N e sem Sycamore, é uma excelente opção de compra de cartas combinadas a algum Apoiador de compras junto. Grande carta!

Copiadora

O reprint da Copycat tem mais fama que o reprint da Acro Bike acima, mas na minha opinião ele é menos relevante e será jogado em poucas cópias, apenas para não deixar de ter a opção de comprar a mesma mão gigante que o seu oponente tiver, dentro do formato onde se compra muito, podendo travar e ter muitas cartas na mão, mas sem conseguir fazer nada, o que é uma pena para seu oponente mas não pra você, que vai atrás dos SEUS recursos, renovar a mão e sair da possível zika ou consolidar a estabilidade do seu lado.

Lisia

Efeito único até o momento, deixa você buscar por duas cartas Estrela Prisma. Se alguma estratégia for muito baseado em Estrela Prisma, você vai precisar dessa carta!

Shrine of Punishments

Excelente estádio, renova a alma de rogues, coloca 10 marcadores de dano em TODOS os Pokémon EX e GX em jogo entre os turnos. Abre um leque novo de estratégias para manipulação de dano e ajuda ataques médios a ficarem maiores e talvez letais. Em um formato com muita vida, onde quase todos os ataques causam OHKO não tem a força que o texto da carta tende a ter, mas gosto das possibilidades que ela abre para Decks humildes sem EX e GX.

Resolução de Steven

Vamos primeiramente ignorar toda a parte do texto relacionada ao Metagross, afinal de contas, isso não é nada competitivo. Você pode colocar uma cópia do Metagross regular no seu Deck de Metagross GX ou usar uma linha de 1-0-1 para usar essa carta em seu total potencial, mas eu acho que você deve literalmente ignorar esse texto e ir apenas para o seu segundo texto, pensando em acabar o seu turno. Essa carta merece ser muito mais explorada, pode ser um finalizador de turno 1 por exemplo. Me parece um bom parceiro para o falecido Decidueye GX, pode ser que outros Setups de Turno 1, fiquem infinitamente mais consistente, se considerarem o uso dessa carta, que pode ser buscada com a famosa Tapu Lele GX.

Tate & Lisa

Eu acho essa carta bem interessante para um formato sem Pedra Flutuante. Existe o Guzma, mas as vezes você quer apenas atingir o Pokémon ativo do seu oponente. Buscando com a Lele em uma jogada bem planejada. Fora o recuo, a opção de pegar uma nova mão com 5 cartas não é ruim. Essa carta é muito mais viável do que você pensa!

Para encantar

Se encante com algumas Secretas dessa coleção, que coisa linda de se ver viu! Atenção para a Rainbow Energy secreta, que está sendo considerado por muitos uma das cartas mais bonitas de todos os tempos, pelo seu efeito arco-iris misturado com o efeito dourado e com auto relevo das cartas secretas!

Espero que vocês tenham gostado de mais um Review aqui no Blog da Solo Sagrado. Essa coleção chega para mudar o Meta do Mundial e abrindo muitas possibilidades para o formato após a rotação. Por ser gigante, possui diversas cartas novas para os deckbuilders de plantão!

 

Até a próxima, qualquer dúvida deixe nos comentários. #brofistdosbrothers

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*