Pokémon! Preparação para Torneios Oficiais

Pokémon! Preparação para Torneios Oficiais

E ai jovens, aqui quem fala é o Tiusam! Hoje vou tentar deixar vocês um pouco mais direcionados quando o assunto for o COMPETITIVO do seu card game preferido. Eu falo hoje sobre o Pokémon TCG, que é a minha área dominante, pois possuo mais experiência, mas tenho certeza que vários pontos vão servir ou serão de fácil conversão para o seu jogo!

Independente se você é um jogador novo ou veterano, sempre há o que aprender quando tratando-se de um evento grande! No caso do Pokémon TCG, se chamam Regionais, Special Event e Internationals. O objetivo desse artigo é ajudá-lo a melhorar como jogador, aprender algumas maneiras de lidar com grandes eventos e ter a experiência mais agradável possível neles.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Muito legal você estar disposto a jogar um grande evento do seu jogo favorito, porém você pode ser um viajante experiente ou um novato, afinal de contas, existe uma pequena chance do evento que você pretende ir, ser na mesma cidade que você mora! Se for, você teoricamente pode pular esse passo.

Você pretende ir apenas nesse evento? Grande parte deles acontece em cidades turísticas ou de fácil acesso, como fazer viagens nunca é algo tão barato, é importante que você se planeje para aproveitar o máximo possível a sua estadia na cidade, descobrir pontos legais para que não bata um arrependimento depois (já aconteceu comigo, DUAS VEZES!) Se você possui um trabalho “flexível”, pode ser que você precise de tempo e um local adequado para continuar trabalhando enquanto está em outra cidade, isso pode ser planejado de forma impecável, para você ter paz nos seus momentos livres e de descanso da sua rotina padrão.

Reservar o seu voo com antecedência, chegar no dia do evento nunca é algo legal, tente chegar com a maior antecedência possível dentro do seu cronograma e orçamento, para aproveitar o máximo de oportunidades turísticas possíveis. Se você está acostumado a viajar de carro, não deixe a manutenção para o último dia, esteja sempre antenado de qualquer alteração feita por algum companheiro de viagem, para poder se planejar e trabalhar em todas as mudanças que forem necessárias.

FAÇA SUA INSCRIÇÂO!

Esses torneios grandes, precisam de inscrição antecipada, quase todos eles te deixam fazer a inscrição dias antes, então seja um dos primeiros, não deixe para o prazo final da data, por mais que você pense que essas inscrições são infinitas, saiba que o local cabe uma quantidade máxima de jogadores, sempre tem a chance de alguém ficar de fora, se alguém precisar ficar de fora, por favor que não seja você que está lendo esse texto! Eu conheço PRO Players de Pokémon TCG que ficaram de fora de um International, porque perderam o prazo da inscrição. As vezes você é desligado, mas chegar atrasado no torneio do seu hobby vai ser MUITO frustrante. Fique sempre de olho na fonte oficial, salve nos favoritos se possível.

Nossa memória é mais curta do que você imagina, fez a inscrição?! PAGOU?! A maior parte desses eventos, nunca é de graça. Então, verifique que seu pagamento foi aprovado, descanse em paz sobre o assunto, apenas depois disso. Acompanhe as redes sociais do organizador do evento, assim você vai saber de qualquer atualização!

VOCÊ PRECISA DE AO MENOS 1 DECK

Se você sabe qual Deck vai jogar, tenha certeza de ter todas as cartas. Você que está acostumado a jogar com cartas emprestadas, não comprou alguma em específico pois está contando que o seu amigo te empreste no dia, verifique com todos a possibilidade de estarem disponíveis para a data do evento. Se comprou de alguma loja, certifique-se da data de entrega prevista, para antes da sua viagem.

Você provavelmente tem um amigo que possui muitas cartas, em dias de torneios e eventos, as pessoas provavelmente perguntam se ele tem alguma carta extra ou se não está usando naquele dia, se ele ganhasse R$1,00 para cada vez que pedem carta pra ele, ele teria o triplo de cartas no mínimo. Sério, parece básico, você pode não ter decidido a sua exata lista para o torneio, mas tenha uma margem segura para adquirir todas as cartas até lá.

Decidir o Field de grandes eventos é algo complicado, até mesmo para os jogadores “profissionais” de cada um dos card games, por isso decidir um Deck com 1 semana de antecedência é algo muito difícil, mas decidir 1 opção com 1 semana, ter 1 das suas ideias completas, o Deck fechado já pronto, vai te ajudar a fazer uma viagem mais segura no todo. As vezes não vai ser a opção ideal, a sua ideia maluca de última hora, mas poder jogar, estar apto, é melhor do que não jogar, então, tenha 1 Deck legal para o formato. Não esqueça de colocar ele na sua mala que você arrumou e planejou, pelo menos 24h antes de iniciar a sua viagem claro!

KIT BÁSICO!

Com seu voo, Decks escolhidos, tudo que você planejou até aqui, estamos a caminho de um grande evento! Tudo deu certo até aqui, até que na rodada 5 você começa a sentir uma baita dor de cabeça, você também está desidratado e nem percebe naturalmente que está com muito mais fome do que pensa estar, também não tem dinheiro para resolver nada disso. Você levou dinheiro, mas os foodtrucks não aceitam cartão, suas últimas notas você gastou com uma pelúcia do seu Pokémon favorito vendida em uma das lojas do evento ou naquela carta difícil de encontrar para sua coleção engavetada. Se você ficer uma checklist, você vai economizar e estar preparado durante o evento;

– Agúa engarrafada

– Lanches (de preferência saudáveis)

– Deck

– Deckbox

– Marcadores de Dano, dados, marcador GX

– Dinheiro e Cartão de crédito se possível

– Remédio pra dor de cabeça

– Mochila

Embora essa lista seja super simples, tenha ela inteira dentro do seu último item, sua mochila. Não está permitida perdê-la durante o evento. Esquecer qualquer um desses itens, pode fazer com que seu evento não seja divertido.

Se você se dá bem com cafeína, tenha uma bebida com cafeína. Evite Doritos, tenha algumas frutas. Quando você perceber, vai estar fazendo jogadas afiadas e inacreditáveis, enquanto outros estarão atrás de você. Seguindo isso, seu corpo não ficará chateado com fome o tempo todo, não importando a situação e sua mente vai aceitar mais o dia sobrecarregado, com muitas partidas que vão te forçar ao extremo provavelmente, dependendo do nível que você se preparou e no número da mesa que você está jogando as últimas rodadas.

ESCOLHENDO O DECK!

Se você chegou até aqui, você vai ter um bom evento, mas a escolha do Deck ainda pode ser considerada. Pokémon é um jogo muito incrível na escolha de um Deck, alguns jogadores tem seus Pokémon favoritos, alguns são superticiosos e a grande maioria se perde no geral. Tem diversos pontos onde eu uso para aprender sobre como está o Metal atual. Conhecer os jogadores mais famosos ajuda, eles direto postam informações interessantes em suas redes sociais, principalmente no Twitter.

Youtube, é perfeito para adquirir conteúdo, o meu canal tem um conteúdo extremamente atualizado para quem gosta de Pokémon TCG. A última opção que eu gosto bastante são artigos, como esse que você está lendo. Existem diversas fontes, como o blog da Solo Sagrado, a Liga Pokémon e o próprio site da Copag Pokémon. Cada jogo tem suas fontes, esse conteúdo aumenta bastante se você souber inglês e procurar artigos em sites internacionais.

Com esse preparo, você vai ser o alvo de perguntas como “Qual é a call para esse torneio?!”, sendo que nunca vai existir uma resposta correta, mas sim uma aposta mais estruturada. Card Game é um jogo 1 pra 0, só um vence. Apenas 1 vai ter feito a aposta certa, vários outros vão ter quase acertado e muitos vão passar longe. Você estar mais preparado em quesito de estudos, vai te deixar sempre na parte superior dessa pirâmide, as vezes com chances reais de pisar no topo, com aquela pitada de sorte no dia abençoado, com a áurea de campeão.

POSTURA COMPETITIVA!

Não estou aqui querendo acabar com o seu Fair Play, nem te dizer que todos seus oponentes trapaceiam no jogo, mas toda comunidade existe esse tipo de pessoa, eles estão jogando os torneios também. Não fique extremamente preocupado, mas é bom que você esteja atento, entendo tudo que está sendo jogado, todos os efeitos, não cochilar no turno do oponente, não deixar que nada passe despercebido. No Pokémon TCG praticamente não existe interação no turno do oponente, mas isso não é motivo para você se desatentar.

Basicamente, se você estiver entrando em um beco mais apertado com uma sacola cheia de dinheiro, é prudente que você tome alguns cuidados a mais, por mais que não vá acontecer nada, a preocupação é real, vai te ajudar. Não precisa acusar ninguém de roubo, nem ficar atento com esse pensamento sempre, mas se concentre. Ficou com alguma dúvida?! Entenda que chamar um juiz, vai ser algo bom para ter uma decisão baseada nas regras do jogo e vai ter uma resolução quase sempre mais próxima para o correto, da forma que o jogo deveria ser jogado, mas também exige tempo. Ter esse auto-controle, vai te ajudar nas situações comum, manter o jogo sendo bem jogado, concentração na vitória! “O tempo não para”, então sair de uma partida com um empate, pode ser algo decisivo no fim do torneio.

Confie nos juízes, se você não gostar da decisão que ele fizer da situação, mantenha a sua calma. Lembre-se que todos erram, pode ser que você precise de uma segunda opinião, você pode chamar o Head Judge para a decisão final, isso vai levar mais tempo, mas pode ser interessante em uma situação que não seja o seu ego falando que você está certo mas você ainda ficou em dúvida e não está muito certo sobre a primeira decisão tomada.

CRESÇA COMO JOGADOR!

Quando terminar o evento, compensa você analisar como foi seu desempenho e tentar se desenvolver nos pontos fracos. Você cai em qual lado? O interessante é você cair para o lado de melhorar o que não foi perfeito, mas nunca se sentir perfeito. Loop eterno né?! Mas se você for perfeito, como vai crescer no jogo? Como você se sentiria se ganhasse tudo? O jogo ainda seria divertido? Então, todos os seus erros e fracassos durante o torneio, não vão ser em vão se você não abandoná-los. Não colocou?! Você já cresceu como jogador! CARAMBA, CADÊ O PRÓXIMO EVENTO???!!

Descobrir como foi o seu torneio se perguntando tudo isso, pode ser difícil, então tente compartilhar esse momento reflexivo com algum amigo, como foram os resultados, o que ele aprendeu, como se sentiu, o ele faria diferente, o que ele predente mudar para o próximo, se alguma coisa continua inexplicável. Conversar com outra pessoa, deixar você responder isso para um amigo, pode facilitar muito esse processo de aprendizado.

BOA SORTE A TODOS!

Eu espero, que você se saia cada vez melhor e esteja mais preparado após ler esse artigo. Não deixe as coisas básicas passarem! Lembre-se que card game é competitivo, mas deve sempre envolver a sua diversão e a comunidade. Se divirta com seus amigos semanalmente, se divirta com o seu card game que você escolhou colecionar e amar.

 

Espero que todos vocês estejam passando por uma ótima semana! Até a próxima e #BROFISTDOSBROTHERS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*