Pokémon! Malamar – Como Jogar com o Deck!

Pokémon! Malamar – Como Jogar com o Deck!

35883456_1952844444786274_9155964483649142784_nE ai jovens! Aqui quem fala é o Tiusam e hoje vou fazer um review de um dos melhores Decks do formato baseado na carta Malamar, recém lançada na última coleção de Pokémon TCG Luz Proibida.

35687067_1952844368119615_1477583726098513920_n

Malamar chegou com tudo no formato padrão de Pokémon TCG, por ser do tipo psíquico e poder acelear energias para atacantes psíquicos, assim, ganhou destaque por causa da dominação global do Deck Buzzwole GX, que possui fraqueza ao tipo psíquico. Isso é básico, se o Deck é forte e ele bate na fraqueza do meta, portanto, ele será meta. O Deck chega bem próximo do termo comum de outros card games chamado “COMBO”, pois quando seu jogo está feito, dificilmente você consegue parar o Deck, mas não chega a ser uma vitória garantida, por isso disse próximo, já que combo não é uma realidade no Pokémon.

Com atacantes como Necrozma GX, você consegue causar um dano alto, nocauteando praticamente todos os Pokémon grandes do formato EX/GX e com Dawn Wings Necrozma GX, você mantêm a consistência dos seus ataques todos os turnos, graças a sua habilidade, deixando o uso da habilidade do Malamar teoricamente “infinito” enquanto o custo de recuo do seu Pokémon ativo for gratuito. Os 120 de dano são bons, mas o seu GX fecha com chave de ouro a possibilidade de um grande dano e ainda ficar imune a ataques EX e GX durante o próximo turno do seu oponente.

4 Malamar e 4 Inkays

A palavra aqui chama-se, consistência. Essa é a principal engrenagem do seu Deck, jogar energias para a pilha de descarte, preparar um novo atacante sempre que necessário com a habilidade do Malamar. Porém, as cartas não vem quando você precisa em baixas quantidades na lista, diversos jogadores adotam a estratégia de tirar os Inkays o mais rápido possível, então com uma linha de 4-4, você responde melhor a qualquer eventual complicação que você possa passar na partida, o item Maca de Resgate também assume um grande papel te tranquilizando mais.

2 Tapu Lele GX

Você quer o seu “combo” funcionando, pra isso você precisa do máximo de espaços no banco possível. Alguns jogadores optam em rodar o Deck com apenas 1 unidade, mas em momentos apertados acho que a conta fica bem mais cara pela ausência de uma Lele crucial durante a partida. Ela não assume posição de atacante, porém ajuda no setup inicial e na limpeza do Deck. 2 unidades, vai te deixar mais seguro!

2 Necrozma GX

O maior atacante desse Deck, começa com 190 de dano para 3 energias psíquicas ligadas nele, podendo sempre aumentar e chegar ao dano que você precisar naquele turno. Os maiores pontos de vida do formato atual são 250, com 4 energias você consegue nocautear qualquer coisa do formato a não ser que a peça rara tenha resistência ao tipo psíquico e tenha também 250 de vida, assim, essas exatas combinações, com um canhão desses, você sabe que no ataque você está bem. Mesmo com o alto dano, é um pouco menor que a sua outra variante com Ultra Necrozma GX, mesmo assim, no geral o Necrozma GX se mostrou um melhor parceiro para o Malamar no decorrer dos torneios.

2 Dawn Wings Necrozma GX

Sua habilidade o promove para posição de Pokémon ativo, a habilidade do Malamar energiza um dos seus Pokémon no banco, portanto, automaticamente temos um excelente diálogo entre essas duas cartas, promovendo ele pra ativo e energizando o Pokémon que você mais quer. Após feito isso, você consegue recuar ele e promover novamente o atacante desejado, assim, tem um roteiro absolutamente fácil quando ele está equipado com Pedra Flutuante. É um bom atacante contra o principal Deck do formato, Buzzwole, porém o seu GX não merece ser descartado, é uma forma forma de você virar partidas, já que ele somente pode ser utilizado se você estiver com menos prêmios que o seu oponente, ou seja, perdendo a partida.

1 Mimikyu

Olha ai o nosso primo feio do Pikachu, versão fantasma! Atacante não EX/GX, deixar os prêmios do seu oponente em número ímpar nunca é algo ruim. Com o primeiro ataque em situações desastrosas, você compra 2 cartas, o que pode ser muito bom. Copiar um ataque do oponente, contra Buzzwole, Ultra Necrozma e Tapu Bulu, Mimikyu é uma excelente jogada.

4 Ultra Bola e 4 Tesouro Misterioso

8 buscas por Pokémon psíquicos no seu Deck, 8 formas de fazer o Deck funcional! É uma forma boa de comprar exatamente o que precisa no fim de jogo contra N, uma das cartas que mais machucam esse Deck no fim de jogo, claro que a segunda Tapu Lele GX da uma baita força nesse argumento, mas te dá uma abertura tão grande para fazer o seu setup de inúmeras formas em situações bem diferentes, não vejo porque da redução de qualquer um desses itens.

4 Elixir Máximo

Sem Malamar, sem problemas! O Deck é recheado com energias psíquicas, então nos primeiros turnos, olhar as 6 primeiras cartas do Deck e colocar uma energia básica em um Pokémon do Banco é normal. Ou então, acertando um Elixir Máximo e colocando uma energia por turno, no turno 2 você tem um atacante pronto. Contra os jogadores que optam em nocautear todos os turnos um Inkay ou um Malamar, é uma forma de defesa.

10 Energias Psíquicas

Ninguém aqui é cientista, mas grandes times fazem testes anotando seus resultados e chegam a conclusões após jogarem partidas. 9 energias é o mínimo, mas peca em alguns momentos e exige uma habilidade enorme de gerenciamento de recursos; 10 energias é a quantidade recomendada, 11 energias sobra em algumas situações, em outras se torna um pouco melhor, porém, não é necessariamente melhor do que 10, então 10 é o nosso “13” aqui, confie e nessa parte recomendo que você respeite os estudos dos matemáticos de Arceus!

35766655_1952844594786259_3657823436102696960_n

Essa é a lista mais consistente onde recomendo que você pratique e desenvolva suas habilidades jogando com esse Deck. Depois de dominá-la, faça suas mudanças pessoais se achar que tem necessidade, de acordo com o Meta da sua região.

35884252_1952844314786287_594140555680677888_n

Matchups

Gostou do que viu até agora?! Está considerando Malamar como uma de suas escolhas? Entenda cada partida do Deck contra as principais listas do formato:

Buzzwole GX – Favorável

Lucario GX – Favorável

Passimian – Favorável

Sylveon GX – Favorável

Volcanion EX – Favorável

Garbodor – Leve Vantagem

Gardevoir GX – Leve Vantagem

Greninja GX – Leve Vantagem

Ho-Oh GX – Leve Vantagem

Magnezone – Leve Vantagem

Vikavolt – Leve Vantagem

Malamar – Equilibrado

Zoroark GX – Equilibrado

Greninja BREAK – Desfavorável

Hoopa – Desfavorável

Lapras GX – Desfavorável

 

CONCLUSÃO

Esse Deck é muito forte e envolve mecânicas fantásticas do Pokémon TCG. Com toda a roleta russa que acontece durante emparelhamentos em grandes torneios, o leque de Decks que você pode pegar sendo uma boa partida para sua lista, comparado com a força do seu Deck, é a melhor do formato. Quer fazer Top? Acho que essa é a melhor escolha atualmente do formato. Esse Deck vai te deixar satisfeito sem dúvida alguma, então é a minha escolha atualmente para torneios grandes!

35886326_1952844278119624_4237903020475547648_n

Espero que vocês tenham gostado de mais esse artigo. Qualquer dúvida, não deixem de entrar em contato aqui no Blog da Solo Sagrado. Mês que vem volto com mais um artigo de Pokémon TCG, espero que tenham gostado desse, até a próxima!

#BroFistdosBrothers

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*