Pokémon! Campeão Regional Fortaleza

E ai jovens, aqui quem fala é o Tiusam! Acabou de acontecer o maior torneio de Pokémon TCG na temporada, o Regional em Fortaleza. Tivemos um excelente embasamento do que é o nosso metagame nacional, com isso agora temos um certo rumo para onde ir em torneios menores nas lojas locais, como League Cups e League Challenges, já que boa parte desses decks, vão se basear também nas mesmas listas jogadas ali.

O torneio contou com mais de 230 jogadores na categoria Master, foi vencida pelo William Azevedo, que acumulou seu segundo título de Regional, ademais, os $5.000 dólares meu caro! Já fazem 3 anos que os torneios Regionais e Internacionais de Pokémon TCG estão dando uma boa grana para os primeiros colocados, inclusive tem artigo aqui no blog da Solo Sagrado falando sobre isso, depois da uma olhada!

Hoje vamos para um Deck Profile, ao passo que vamos analisar a estratégia do Deck vencedor desse Deck, um já conhecido “ZoroLyc”, porém, com algumas mudanças para o Field daquele torneio, muito bem estudado e merecido pelo William. Então bora pra análise!

Ditto

Primordialmente vamos com o mais fácil, o Ditto assim como na história do jogo, aqui no card game ele pode se transformar em vários Pokémon, mais especificamente Pokémon Estágio 1. Então ele é um Pokémon no banco podendo evoluir para Muk de Alola, Zoroark GX ou Lycanroc GX. Versátil é a palavra. Se você tem Estágio 1 no Deck, porque não?!

Absol

Primeiramente, sua habilidade aumenta em 1 o custo de recuo dos Pokémon básico do seu oponente, que atualmente está recheado de Jirachis andando de skate, com a carta Skate de Fuga, ele fica sem NENHUM custo de recuo. Eleito por muitos a melhor carta do formato, é uma resposta simples e direta contra ele, pois ele vai de 1 pra 0 e o Absol aumentando 1, faz ele voltar pra 1 de recuo, não deixa as coisas tão fáceis pro seu oponente, obrigando ele a gastar mais recursos. Portanto, por um espaço no banco, vale muito a pena nas partidas contra Zapdos e Malamar.

Alolan Muk

Sua habilidade trava todas as habilidades de Pokémon básico. Então nessa leitura de meta atual, vai parar o Jirachi, Tapo Koko Prisma, Tapu Lele GX, Oranguru, Zeraora GX, Ditto e outros no geral. É mais uma resposta direta contra o Jirachi mais uma vez, dificulta muito a manutenção para ataques com o Zapdos nessa partida, fazer o Alolan Muk rápido, é portanto, de extrema importância. Para garantir isso, você tem 1 Ditto e 1 Grimer de Alola, se der errado com o Grimer, você tem o Ditto, se der certo, então você faz o Ditto virar qualquer outra coisa.

Zoroark GX

Inegavelmente essa carta é absurda. Toda coleção que lança, a gente pensa que vai ter o seu poder diminuído, mas ela não para de ganhar torneios importantes, um atrás do outro. Aqui estamos inclusive com cópias maximizadas, 4-4. Sua habilidade é útil em qualquer lugar onde se use cartas, imagine isso em qualquer jogo, até mesmo no banco imobiliário (eu brinco com isso as vezes!), “você pode descartar 1 carta da mão para comprar 2 cartas do topo do Deck”. Sério, isso te da uma enorme manutenção de recursos, conforme você passa no jogo, buscando as exatas cartas que você precisa para aquele turno.

Seu ataque por 1 energia incolor dupla, causa 20 de dano para cada Pokémon que você possui em jogo. Então se estiver com o banco completo, mais o ativo, você chega aos 120 de dano. Com a Faixa de Escolha você aumenta o dano em 30, chegando assim, nos 150 contra GX, o estádio Campo Devorado aumenta em 10 os ataques noturnos, mais os 20 do Professor Nogueira como apoiador do turno, chegamos no número mágico, 180.

Era uma estratégia abandonada, pois a partida sempre foi muito ruim contra Blacephalon GX, mas sempre foi extremamente equilibrado quando o Zoroark GX consegue nocautear o Blacephalon GX em 1 Hit, contudo essa lista ao menos te dá essa possibilidade! Claro que esse dano alto te ajuda em outras partidas, mas até mesmo estratégias antigas, o Zoroark GX acaba as reciclando e voltando a usá-las !

Lycanroc GX

Aqui vamos trabalhar com 2 versões, a mais nova tem uma habilidade que ao entrar em campo descarta uma energia do Pokémon ativo do seu oponente. Isso te ajuda a controlar algumas partidas específicas, como o próprio Blacephalon GX. Em muitas situações você tem um Rockruff parado, porém não quer usar o com a habilidade da “catcher”, então você descarta a energia do seu oponente e ele tem o número natural do seu primeiro ataque, causando 120, em Pokémon com fraqueza como o Pikachu Zekrom GX, assim você chega aos 240 sem mais nenhum esforço.

O Lycanroc GX midnight form da Sol e Lua 2, tem uma ótima habilidade, trazendo um Pokémon do banco do seu oponente para ativo, assim você tem normalmente mais um nocaute garantido! A outra coisa absurda dessa carta é o seu GX, pois, dependendo da situação, com o Contra-ataque de Alcance, por apenas 1 energia, você causa 50 de dano vezes os Pokémon no banco do seu oponente. Isso eventualmente, te dá um nocaute garantido, contra Mirrors e contra Decks elétricos no geral.

Tapu Lele GX

Está meio cansada, mas ainda vê jogo! Aqui com duas cópias, garante em diversas situações aquele Guzma chave pra finalizar o jogo, o Professor Nogueira para nocaute, a Lulú para finalizar o seu combo ou ainda a Acerola para te salvar de um nocaute bobo no próximo turno. Enfim, a consistência que essa carta dá, vale sempre muito a pena.

Estratégia GERAL

Aqui temos uma carta que foi bastante aclamada no torneio, a Pluméria. Mais uma carta que descarta energias de um Pokémon do oponente, afinal, isso com certeza deu um controle ótimo para o William contra a péssima partida contra Blacephalon e um conforto contra os demais Decks. Nada comum, baita sacada, coisa de campeão!

Os Decks de Zoroark tem básicos que não são de grande ajuda, é um Deck que começa a jogar em cima dos seus estágio 1, então é de extrema importância que você baixe o máximo de básicos possíveis no turno 1. A Bola de Ninho vai te ajudar com isso, junto com a Ultra Bola e Comunicação Pokémon. Antes o Deck usava Elm, mas hoje se mostrou muito pressionado, com os decks rápidos, perder um apoiador apenas para o seu próprio Setup, então assim o Deck assume uma postura mais agressiva e arriscada, mas tem dado certo! Esse é o roteiro primordial no primeiro turno desse deck.

Seguindo o jogo…

A partir do segundo turno, quantos Zoroark GX é possível fazer?! Pois faça. Você roda uma boa quantidade de cartas de compra no Deck, mas a alma desse Deck é filtrar os recursos com a habilidade do Zoroark, todos os turnos cavando no seu deck, as exatas cartas necessárias, a exata energia para poder atacar, o exato item para fechar o seu dano, a partir desse turno tem que colocar dano na mesa, atacar todos os turnos!

Falando em energia, embora o Deck tem como objetivo claro atacar apenas com Zoroark e Lycanroc; a Rainbow Energy quando entra causa 1 de dano no Pokémon ligado, assim, deixando ele ser alvo da apoiadora Acerola, isso te abre um leque maior taticamente, conseguindo até mesmo um recuo ideial em alguma situação, retirando um Pokémon complicado de jogo.

A melhor escolha para comprar cartas

Lílian é a sua preferida para o turno 1, compra cartas até ter 6, mas no turno 1 compra até ter 8. Você busca seus Pokémon no Deck com poké-bolas, então isso deve te dar um certo espaço para comprar uma boa quantidade de cartas sempre com a Lillian. Sobretudo no meio do jogo, cartas presas, são descartadas com o Zoroark, então você vai sempre podendo buscar o exato recurso para atacar todo turno fechando seus 6 prêmios.

Zoroark GX é uma carta que te pune no final do jogo, seus recursos são variados mas não em grande quantidade, a experiência manda muito na pilotagem desse Deck. Você tem 1 Pal Pad para reaproveitar apoiadores, mas na maioria dos casos, descartes inocentes no começo da partida, podem ser perigosos pro seu late game, fique atento a isso.

De grão em grão, a galinha enfim enche o papo. Não é com grandes danos que Zoroark GX chega na suas vitórias, mas na sua consistência todos os turnos e respostas diversas para todos os Decks atualmente do formato. Venceu o braço, venceu o jogo jogado, pois dessa vez os decks automáticos ficaram todos pelo caminho.

Conclusão!

Havia uma guerra entre duas cartas, que decerto modo resumia o formato. Jirachis, a carta mais cara, buscando recursos para seu jogador, ajudando a nunca ficar na zica, com habilidade reutilizável, podendo usar até duas vezes no turno com 2 Jirachis, todos os Decks usando, não tem porque não usar na real! Analogamente, Alolan Muk, quem não tem Jirachi, quer travar o Jirachi. Basicamente deu Alolan Muk mais uma vez, não é tão rápido, mas depois que passa a funcionar, exige uma enorme quantidade de recursos do oponente.

Os torneios de Pokémon TCG pelo Brasil, são inegavelmente grandes realizações da Copag, são eventos que independente da sua experiência no jogo, te dão um final de semana ótimo com os amigos, com muita diversão e com muito Pokémon!

Se vale a pena?! Claro que sim!

Certamente fazer Top 8 em um evento desse, te deixa no lucro com passagem, hotel e gastos, então a premiação em dinheiro é um baita incentivo para novatos, eu sempre brinco que uma carta faz EXATAMENTE o MESMO EFEITO para você e para um jogador mais experiente, se acalme, se concentre na mesa e faça o seu melhor!

Pessoal, hoje eu encerro por aqui, então se ficou alguma dúvida, basta colocar nos comentários! Não esqueci da lista pra você testar esse Deck no Pokémon TCG Online hein! Portanto, basta copiar esse texto inteiro no final do artigo e começar a praticar. Espero que todos vocês estejam passando por um ótimo dia, enfim fiquem com Deus e #brofistdosbrothersCOPIE ISSO TUDO ABAIXO!

****** Lista de cartas do Pokémon Estampas Ilustradas Online ******

##Pokémon – 20

* 1 Ditto {*} LOT 154

* 1 Absol TEU 88

* 1 Grimer de Alola TEU 83

* 4 Zorua PR-SM 83

* 4 Zoroark-GX SLG 53

* 3 Rockruff FLI 75

* 1 Lycanroc-GX TEU 82

* 2 Lycanroc-GX GRI 138

* 2 Tapu Lele-GX GRI 137

* 1 Muk de Alola SUM 58

##Cartas de Treinador – 32

* 4 Bola de Ninho SUM 158

* 3 Comunicação Pokémon TEU 196

* 3 Ultra Bola SUM 161

* 1 Maca de Resgate BUS 165

* 1 Pal Pad UPR 132

* 1 Professor Nogueira SUM 148

* 1 Lulú GRI 145

* 2 Campo Devorado CIN 93

* 2 Faixa da Escolha BUS 162

* 1 Pluméria BUS 145

* 1 Juiz LOT 209

* 2 Acerola BUS 142

* 2 Cíntia UPR 148

* 3 Guzma BUS 143

* 1 Contra-ataque de Alcance LOT 230

* 4 Lílian UPR 151

##Energia – 8

* 4 Energia Incolor Dupla GRI 166

* 3 Energia de Luta GRI 169

* 1 Energia Arco-Íris CES 151

Total de cartas – 60

****** Lista de cartas gerada pelo Pokémon Estampas Ilustradas Online www.pokemon.com/TCGO ******

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*