Pokemon Sol e Lua Review 1

Pokemon Review Coleção “Sol e Lua” (Parte 1)

Logo_SoleLua

E ai jovens?! Aqui quem fala é o TiuSam, hoje vou fazer um Review sobre o novo bloco que vai entrar no Pokemon TCG, Sol e Lua e a sua primeira coleção, chamada Sol e Lua Base Set. Por enquanto a coleção foi lançada apenas no Japão, por isso todas as imagens serão de cartas japonesas. A coleção será lançada dia 03 de Fevereiro nos Estados Unidos e 10 de Fevereiro no Brasil.

“Eu preciso me preocupar com essa coleção?” Como diria Sherlock Holmes, é “elementar meu caro”. A mais de 3 anos não se via uma coleção com um impacto tão gigantesco no competitivo de Pokemon como essa coleção vai causar. Como já sabemos todas as cartas, não haverá nenhum EX no primeiro set de Sol e Lua e nenhum Turbo, dando espaço para a nova mecânica de ultra-raras chamada GX. São Pokemon extremamente fortes, com 3 opções de ações em cada carta, sendo uma delas um ataque GX, que só pode ser utilizado 1 vez na partida (não 1 por Pokemon, mas 1 de todos os seus Pokemon). Assim como os EX, o Pokemon GX concede 2 prêmios ao seu oponente quando é nocauteado.

Ainda não se sabe se os EX ou os Turbos voltarão, mas sabemos que a onda do momento é o GX! A coleção, fora o novo tipo de ultra-rara, tem várias cartas com grande importância para o metagame atual, como são muitas, esse review será dividido em duas partes. Vamos começar a falar das cartas mais importantes da coleção agora!

Golduck.SM1S.13.13733

Golduck – Water – HP90

Estágio 1 – Evolui do Psyduck

[C] Scratch: 20

[W] Double Jet: 60x. Descarte até 2 energias de água da sua mão. Esse ataque causa 60 de dano vezes a quantidade de cartas que você descartou.

Golduck é uma carta bastante sólida, que pode causar até 120 de dano por apenas 1 energia de água. Sua linha evolutiva é toda buscada no deck por Bola de Nível, e seu ataque pode ser combinado com a habilidade da Starmie de Evolutions ou Recuperação de Energia para manter as energias de água na mão todos os turnos. Bom atacante, resposta fácil contra Volcanion EX que ainda é um Deck firme no Tier 1 atualmente.

 

Lapras-GX.SM1S.16.13304

Lapras-GX – Water – HP190
Pokemon Básico

[W] Collect: Compre 3 cartas.

[W][W][W] Blizzard Burn: 160 de dano. Este Pokemon não pode atacar durante o próximo turno.

[W][W][C] Ice Beam GX: 100 de dano. O Pokemon ativo do seu oponente agora está paralisado. (Você não pode usar mais do que um ataque GX durante o jogo.) (Esse mesmo texto se repete pra todos os GX)

Básico, GX com 190 de vida. Aceita Cinto de Luta furiosa, podendo causar 170 de dano com seu segundo ataque, nocauteado um Yveltal EX com apenas 1 hit por exemplo. Seu GX causa pouco dano, mas deixa o oponente paralisado, o que é sempre bom, mas talvez pelo custo benefício do ataque GX, saia um pouco caro. Mesmo assim, pode trazer de volta o deck conhecido como Water Tool Box e com aliados como Zoroark ou Pokemon Ranger, pode ser um ótimo atacante!

 

Espeon-GX.SM1S.24.13715

Espeon GX – Psychic – HP200

Estágio 1 – Evolui do Eevee

[P] Psybeam: 30 de dano. O Pokemon defensor agora está confuso.

[P][C][C] Psychic: 60+ de dano. Este ataque causa 30 a mais de dano para cada energia ligada ao Pokemon ativo do seu oponente.

[P][C][C] Division GX: Coloque 10 marcadores de dano nos Pokemon do seu oponente da maneira como você desejar.

200 de vida para um Estágio 1, vida que antes tinha apenas os Mega Pokemon! O segundo ataque Psychic é muito decente, podendo em média te garantir 120 de dano. Ele utiliza energia psíquica e dupla incolor, o que o torna mais rápido, podendo ser um bom parceiro para o deck de Mega Mewtwo nas mirrors. Se ganharmos algum deck que distribua dano de uma forma consistente, seu ataque GX pode ser destruidor! O Eevee de Sol e Lua, tem habilidade que quando é ligado uma energia nele, você pode buscar uma evolução dele do mesmo tipo, então isso só deixa essa carta mais forte.

 

Skarmory.SM1S.39.13752

Skarmory – Metal – HP110

Pokemon Básico

[C][C] Metal Sound: Descarte todas as energias especiais ligadas em todos os Pokemon em jogo.

[M][C][C] Aerial Ace: 60+ de dano. Jogue uma moeda. Se der cara, esse ataque causa 30 a mais de dano.

Uma resposta bastante óbvia do formato para qualquer deck que abuse de energias especiais. Seu primeiro ataque descarta todas as energias especiais ligadas em jogo, isso pode desacelerar um deck de uma forma fatal. O perigo é eminente, o meta vai continuar se arriscando com energias especiais com esse Skarmory? Principalmente os decks que utilizam a Energia Dupla Dragão.

 

Solgaleo-GX.SM1S.40.13494

Solgaleo GX – Metal – HP250

Estágio 2 – Evolui do Cosmoem

Ability: Ultra Road
Uma vez durante seu turno, antes de atacar, você pode trocar o seu Pokemon ativo por um dos seus Pokemon no banco.

[M][M][C] Sunsteel Strike: 230 de dano. Descarta todas as energias desse Pokemon.

[M] Sol Burst GX: Procure no seu deck por até 5 cartas de energias e ligue nos seus Pokemon. Depois, embaralhe o seu deck.

Tudo nessa carta é bom, menos o fato dela ser um Estágio 2. O mascote do jogo Sun, tem uma excelente habilidade, um ataque forte, com o revés de descartar todas as energias ligadas a ele para causar 230 de dano. O que seria excelente se ainda tivéssemos o Bronzong com Metal Link, mas mesmo assim o seu próprio GX pode corrigir isso, acelerando 5 energias do deck, para seus Pokemon. Esse tipo de aceleração nunca havia sido vista antes! A fraqueza também incomoda, pois é um Pokemon pesado que pode ser facilmente nocauteado pelo Tier 1 Volcanion EX.

Gumshoos-GX.SM1S.50

Gumshoos-GX – Colorless – HP210

Estágio 1 – Evolui do Yungoos

Ability: Inspect
Uma vez durante seu turno, antes de atacar, você pode fazer com que seu oponente revele a mão dele.

[C][C][C] Flying Headbutt: 100 de dano.

[C] Gum Chance GX: 10+ de dano. Esse ataque causa mais 50 de dano para cada energia ligada no Pokemon ativo do seu oponente.

 

A comunidade já começou com as brincadeiras chamando esse GX do mais novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump por causa da sua cabeleira loira espetada. A habilidade dele não deve ser subestimada, pode ser extremamente ter o controle da mão do seu oponente durante os turnos. Seu ataque é bem decente para 3 energias incolores duplas e o seu GX, pode ser uma das repostas mais rápidas e mais fatais do Pokemon TCG no momento. Junto com Wally, você pode acabar com o poder de fogo do seu oponente logo no primeiro turno. Um dos GX mais perigosos dessa coleção, sem dúvida alguma!

Timer-Ball.SM1S.54.13763

Timer Ball – Trainer
Item

Jogue 2 moedas. Para cada cara, procure no seu deck por um Pokemon evolução, revele ele, e coloque na sua mão. Embaralhe o seu deck depois.

Você pode jogar quantas cartas Item você quiser durantes o seu turno, antes de atacar.

Timer Ball, surge como uma carta treinador interessante da coleção, pois fica claro que o jogo vai ficar um pouco mais lento e as evoluções vão aparecer com mais frequência. Com o efeito oposto da antiga Dual Ball, parecer ser uma carta obrigatória para os decks com evoluções, melhor ainda para decks que utilizarem mais de 1 linha de evoluções!

 

Professor-Kukui.SM1S.59.13559

Professor Kukui – Trainer

Apoiador

Compre 2 cartas. Durante este turno, ataques dos seus Pokemon causam 20 a mais de dano no Pokemon ativo do seu oponente (antes de aplicar fraqueza ou resistência).

Você pode jogar apenas uma carta Apoiador durante o seu turno (antes de atacar).

Essa carta teoricamente substitui o Esquema de Giovanni, pois te dá o dano a mais e ainda te faz comprar 2 cartas extrar. Mas o importante aqui, é que o Professor Kukui é o professor da região de Alola e por dois blocos seguidos, tivemos o efeito dessa carta com o efeito idêntico, “descarte sua mão e compre 7 novas cartas”. O jogo está ficando mais lento? Para próxima rotação estão cuidando de não termos cartas com compras tão agressivas mais diante do nosso poder? Só o tempo dirá…

A coleção continua mantendo a raridade conhecida como “Full Art”, com os Pokemon em poses diferentes e saem com maior dificuldade nos boosters. A coloração que antes era dourada, recebe um tom azulado e os textos na carta estão levemente mais visíveis.

Mas não para por ai, mantendo as mesas poses, surge um novo tipo de raridade para o Pokemon TCG, as Hyper Rares. São os mesmos Pokemon das versões Ultra Raras, na mesma pose da Full Art porém com uma coloração prateada em toda carta. Seu holográfico da um efeito arco-íris para a carta, deixando o Pokemon todo colorido, mas acaba tirando a coloração original do Pokemon. O seu ratio ainda é desconhecido, não sabemos a quantidade dessas cartas que deve vir por booster box.

Elas continuam entre nós, as Raras Secretas! E que Raras Secretas viu!!! Nós temos a volta da Ultra Ball, dourada, e agora Full Art! Pra quem não sabe essa é a carta mais cara do Pokemon TCG no momento, seu preço variava entre $250, agora essa nova versão é mais bonita e aparentemente mais cara! Vamos aguardar como o mercado vai reagir a essa coleção, os itens Secretos voltam e temos uma outra novidade: Energias Básicas! Também surgem como Raras Secretas, na primeira coleção apenas dois tipos delas, o que sugere que nas próximas coleções virão os outros tipos também.

“Tiusam, gostei das cartas, mas não achei tão impactante assim…” É claro que não, porque isso é apenas a metade da coleção! Para não deixar esse artigo cansativo, dividi o review em duas partes, na semana que vem eu volto com as demais cartas relevantes da coleção Sol e Lua.

Até semana que vem com a segunda parte desse Review de Sol e Lua! Forte abraço e #BroFistdosBrothers

 

Por Lucas Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*