Mystery Dungeon: Conheça essa série da franquia Pokémon!

Imagine você, um colecionador de cards de Pokémon e fanático por todo o universo desse anime, acordar um dia e, do nada, descobrir que virou uma das criaturas que você sempre quis ter. E o melhor de tudo, você pode conversar e batalhar com todos os outros pokémons! É mais ou menos esta a premissa de toda a série de jogos Pokémon: Mystery Dungeon.

Mystery Dungeon: uma franquia de sucesso!

Pokemon_Mystery_Dungeon_Logo

Quem é ligado no universo de games e RPG já deve ter ouvido falar nessa franquia japonesa que estabeleceu um modelo quase padrão para os jogos que levam sua marca. Desde os anos 1990, com o lançamento de Torneko no Daibōken: Fushigi no Dungeon, dezenas de jogos já carregam as características Mystery Dungeon. Os mais conhecidos, no entanto, acabaram sendo realmente os da série Pokémon.

Em Mystery Dungeon, o jogador tem a missão de explorar os dungeons, locais que guardam tarefas, tesouros e batalhas e que vão ser ser diferentes a cada visita, como se fossem labirintos. Quando chega ao final do dungeon, o jogador tem que derrotar um chefe e, finalmente, completar a missão. Só quando termina essa etapa é que uma nova missão é divulgada e o jogo continua.

Você é um Pokémon

pokemon-mystery-dungeon

Muito antes de ser o anime de sucesso, Pokémon já era consagrado pelos seus jogos para consoles portáteis e também pelos card games. Mas, até entrarem para o universo Mystery Dungeon, os jogos seguiam a linha básica em que você era um treinador que devia capturar e treinar os seus próprios monstros para se tornar um mestre. Nessa nova saga, esqueça os humanos!

A partir do momento em que você vira um pokémon no jogo e passa a fazer parte do mundo deles, você deve conversar, conhecer e se reunir com outros pequenos monstros, montando equipes de batalha, resolvendo problemas e conquistando itens. O pokémon em que você se transforma no início do jogo é escolhido por meio de uma série de perguntas que você responde logo que inicia a jornada.

Como dessa vez você não é um treinador e não há humanos, não existem pokébolas ou Centros Pokémon. As jogadas, como característica da série Mystery, acontecem em turnos.

Sucesso nos portáteis

pokemon-mystery-dungeon-redpokemon-mystery-dungeon-blue

Os jogos Pokémon: Mystery Dungeon foram criados exclusivamente para os consoles portáteis, e depois chegaram a aparecer em minijogos para WiiWare. Os primeiros lançamentos ocorreram em 2005 simultaneamente para Game Boy Advance (Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team) e para Nintendo DS (Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team). Nestes 2 primeiros jogos aparecem os 386 pokémons existentes até o momento. Os jogos fizeram tanto sucesso que uma franquia teve seu início.

Em 2007 foi lançado Pokémon Mystery Dungeon 2 em 2 versões exclusivas para o DS: Explorers of Time e Explorers of Darkness. Como neste ano os pokémons da 4ª geração já eram conhecidos do público, eles foram acrescentados ao jogo e podiam fazer parte de sua equipe. Um recurso chamado “cor da aura” também foi incluído no jogo e definia qual item especial você receberia.

Depois de anos de investimentos em outros jogos, a marca Pokémon voltou a apostar em Mystery Dungeon e em 2013 foi lançado Gates to Infinity, para o 3DS. Mais moderno e com novos pokémons, o game segue a linha tradicional, mas ganha destaque pelas actions em 3D, pelo design diferente das versões anteriores e pelas novidades nas missões e dungeons.

Em 2015 surgiu Super Mystery Dungeon, com todos os 720 pokémons descobertos até então. O jogo prima pelo visual, que é impecável!

Para as telas e quadrinhos

O sucesso de Mystery Dungeon no universo Pokémon fez com que a série ultrapassasse os games. Para agradar aos fãs, foram produzidos episódios especiais em forma de anime. Na minissérie, um humano era transformado em um Squirtle e se une a uma Chikorita e a um Charmander em batalhas.

Uma série de quadrinhos especiais também chegou a ser publicada na revista Nintendo Power e contou a história de Ginji, um garoto que foi transformado em um Torchic.

Curte os jogos da franquia Pokémon? Já se aventurou pelos da linha Mystery Dungeon? Conte aqui nos comentários qual o seu favorito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*