Pokémon – Melhores Decks do Formato!

Pokémon – Melhores Decks do Formato!

comeco

E ai jovens, aqui quem fala é o Tiusam. Hoje vou trazer pra vocês um artigo comentando sobre os melhores decks do formato e compartilhando algumas Decklists com vocês. É um excelente resumo de tudo que tem acontecido no cenário competitivo de Pokémon TCG!

Se você quiser um treinamento para o Regional que acontecerá em São Paulo em janeiro ou para os League Cups em diversas cidades pelo Brasil, aqui você vai ter um bom embasamento para saber sobre o meta e com qual deck você vai gostar mais de jogar ou se preparar contra.

Sol e Lua 4 + Lendas Luminescentes,  fizeram uma boa alteração no meta, mas aqui você vai ter tudo atualizado!

Começamos com o atual campeão mundial!

  1. Gardevoir GX/Gallade

    1

Nossa atual campeã mundial, ainda continua dando trabalho! Mesmo com Decks metálicos jogando por aí existe um equilíbrio entre os decks com atacantes de fogo.

Conseguiu uma recém terceira colocação no maior torneio da temporada, o International Europeu. Agora a novidade é, o acúmulo de Max Potion na lista. Gardevoir GX tem 230 de vida e é uma atacante por apenas 1 energia, causando 30 de dano vezes as energias ligadas a ela e no Pokémon ativo do oponente. A Max Potion cura todo dano no seu Pokémon e descarta todas as energias ligadas a ele. Você sempre pode voltar com a energia do turno, já tornando ela novamente uma atacante, e a sua habilidade que é acumulativa, te deixa colocar mais energias da mão para o seu Pokémon no mesmo turno. Basicamente você terá problemas se não conseguir levar a Gardevoir GX em apenas 1 hit, o que é MUITO difícil!

Deck possui Alolan Vulpix e um segundo atacante lutador, Gallade para os comebacks e atacar com uma carta não GX. O poder de compra do deck se junta, com o combo Octillery + Gallade. Na teoria esse deck é praticamente invencível, ele se cobre dos defeitos e gira extremamente fácil.

Atacante extremamente poderosa, Gardevoir GX continua de uma forma simples de jogar, sendo um dos decks mais fortes do formato e sem dúvida o mais consistente, ocupando 13 posições do Top 32 do maior torneio da temporada.

Que tal um Deck baseado em controle de mesa?

  1. Garbodor/Drampa

2

Deck que surgiu na coleção Sol e Lua 2 e nunca mais saiu da moda! Não é um Deck fácil para se jogar, pois ele tem alguns mecanismos baseados no controle da mesa.

Garbodor ataca com apenas uma energia, 20 de dano vezes a quantidade de item na pilha de descarte do seu oponente. Pode ser um ataque que causa 200 de dano ou mais, mas também pode ser um ataque que causa 0. Cuidado com seu Garbodor atacante, pois possuímos 2 com a habilidade Garbotoxina, que impede o funcionamento das habilidades do jogo.

Basicamente é, começar causando um bom dano com o Drampa GX, colocando pressão no seu oponente a partir do turno 2, ao mesmo tempo que deixa ele sem habilidades. Pra se mexer, ele vai ter que utilizar alguns item pra seguir jogando, e do meio pro final, o seu Garbodor atacante vai te colocar em uma situação de vantagem irreversível na partida. Deck um pouco mais técnico, mas sem dúvida uma presença forte no formato!

Que tal um Deck mais fácil?

  1. Zoroark GX/Golisopod GX

    3

Esse Deck surpreendeu todos no International Europeu, foi um Deck que surgiu nesse torneio. A mudança na linha de cartas treinadores em que todos estavam acostumados, apenas 2 Professor Sycamore na lista, parecia algo ousado demais, até sair de lá com o título.

Basicamente o Deck confia plenamente na habilidade do Zoroark GX para comprar cartas e fazer o Deck rodar. Você pode descartar qualquer carta da mão, para comprar 2 cartas do topo do Deck. Acumulativa e você joga com 4 Zoroark GX. É uma habilidade, como falamos do Deck acima, Garbodor pararia facilmente essa mamata, MAS nós vamos com 4 Field Blower por aqui, pra justamente utilizar o item correto.

Zoroark GX e Golisopod GX causam 120 de dano com seus ataques básicos, então você consegue levar sempre o Garbodor em apenas um hit. 3 Acerolas, vão voltar seus Pokémon com dano para a mão, juntamente com todas as cartas ligadas nele. Se tudo der certo, aqui também ninguém morre e você segue batendo o seu dano médio todos os turnos, forçando seu oponente também a se curar todo turno, até que os recursos de um dos lados acabe primeiro.

Falando em recursos, esse Deck tem uma carta única dele do momento, o Puzzle of Time, que se jogado 2 duas cartas juntas, você pega 2 cartas da pilha de descarte e coloca na mão. Na guerra de recursos pra ver quem fica na mesa, você sai como vencedor, pois você é o único que tem possibilidades de reaproveitá-los. Com tanta compra, não é difícil acumular as duas peças na mão, para fazer as jogadas que você sempre precisa.

Um dos decks mais fáceis de se jogar, com resposta contra tudo, porém tem uma partida complicada contra o primeiro Deck que mostramos aqui, a Gardevoir GX.

Respeitem os mais velhos!

  1. Volcanion

    4

Esse é o Deck mais antigo de todos os atuais do Meta, sobreviveu e se atualizou demais. Incrivelmente continua competitivo, e ajudando no equilíbrio da força do metagame.

É o Deck mais simples, mais fácil de se jogar do Pokémon TCG atualmente. Ele tem uma proposta de ser agressivo, explosivo, causar o dano necessário, queimar recursos rapidamente e finalizar a partida rápido. Normalmente reage bem no fim das partidas, por ser um Deck mais robusto e possuir ataques que não descartam energias também.

Volcanion EX continua dependente de sua habilidade para causar muito dano contra o seu oponente. O Deck joga bem contra quase tudo e tem uma partida extremamente fácil contra Decks do tipo metálico.

Sem habilidades, é um Deck que encontra dificuldades, pra ser rápido deixa muitos itens pelo caminho, se tornando um alvo relativamente fácil para o Garbodor.

Você gosta de jogar com um roteiro decorado e um jogo simples contra todos os decks do formato? A sua escolha deveria ser Volcanion! Essa lista está excelente pra você praticar e reagir bem contra todos os decks do formato, tendo conseguido um sétimo lugar no maior torneio da temporada.

Leve seu oponente a nocaute!

  1. Buzzwole GX/Lycanroc GX

    5

Um Deck lutador. Se você conhece Pokémon TCG há um tempo, sabe que a característica dessas cartas é causar um bom dano. Cheguei, estou sendo agressivo, colocando dano na mesa e cuidando de todas as suas possíveis reações, aguardando o seu nocaute. Aqui não é muito diferente disso!

Com Buzzwole GX causa-se 30 de dano no Pokémon ativo do oponente e 30 em outro Pokémon do banco. Com 1 energia, você coloca pressão no seu oponente e caso o ativo tenha fraqueza, você causa no mínimo 60 de dano.

Deck possui suas fraquezas dividas entre psíquico e grama, então dependendo do Deck do oponente você vai ter que variar entre Buzzwole e Zygarde como atacantes principais.

Como se não bastasse os danos altos, eles podem ficar mais altos ainda! Regirock EX aumenta em 10 todos os seus ataques e o Deck possui 4 Strong Energy, uma energia especial de luta que aumenta em 20 todos os danos do Pokémon lutador que estiver usando ela. Deck extremamente redondo que consegue fazer tudo o que ele quer e se manter jogando bem e construindo novos atacantes.

Pra finalizar nosso artigo…

Bom pessoas, na minha opinião esses são os 5 melhores Decks do formato atualmente! Todas essas listas foram feitas por jogadores profissionais e alcançaram excelentes resultados nos torneios da temporada.  Outros bons decks do formato que ficaram de fora desse artigo, são Greninja, Decidueye, Silvally GX com metal e Metagross GX.

Mas eles não ficaram de fora desse Top 5 atoa, o formato está muito diversificado e você tem muita coisa pra ler, aprender e treinar. Tudo que você souber sobre essas listas acima já vai te colocar por dentro do jogo competitivo atual.

Qualquer dúvida, basta comentar aqui no blog! Se tiver alguma sugestão de artigos para o blog da Solo, não deixe de sugerir. Mais uma vez muito obrigado pela atenção de vocês, até a próxima!

#Brofistdosbrothers

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*