Main deck, side deck e extra deck: você sabe a diferença?

Main deck, side deck e extra deck você sabe a diferença

Normalmente, quando jogamos Yu-Gi-Oh! precisamos de uma força extra, que vem de cartas além do nosso deck principal. Estamos falando do side deck e do extra deck, que acompanham o main deck nos inúmeros torneios que podemos disputar. Mas o que é isso? Main, side e extra? Se você ainda não sabe, vamos ver a diferença entre os três tipos de deck e a importância e relevância que cada agrega a uma partida de Yu-Gi-Oh!

Main Deck

Main deck, ou deck principal, é aquele que você utiliza diretamente para uma partida. Ele costuma ter em torno de 40 e 60 cartas, um aspecto muito importante de ser observado: quanto mais cartas você tiver no seu deck principal, menores as probabilidades de ter determinados cards em mãos. Quando conseguimos reduzir o número de cartas para 40 ou 45, o deck fica bem mais rápido e muitas vezes mais consistente. O main deck constitui-se de cartas monstro, cartas mágicas e cartas armadilha.

Side Deck

O side deck é o conjunto de até 15 cartas que não fazem parte do main deck ou do extra deck e que são usadas para se adequar ao estilo de jogo do seu adversário durante um match de Yu-Gi-Oh!. Essas cartas só podem ser usadas se adicionadas ao deck principal entre duelos. Baseando-se em um modelo de match com 3 duelos, as possibilidades de uso do side deck ficam assim:

No primeiro duelo, você utiliza o seu deck principal e não usa cartas do side deck. É nesse momento que você entende a estratégia do adversário para fazer, posteriormente, alguma modificação que julgar necessária, seja perdendo o jogo ou ganhando.

No segundo duelo, você pode acrescentar cartas do side deck no seu main deck, para prevenir determinadas jogadas, quebrar combos ou aumentar a força das suas cartas perante outras do deck do oponente. É uma tentativa de vencer o jogo mais rápido ou empatar e forçar o terceiro duelo.

Caso haja um terceiro duelo, você também pode fazer alterações no deck principal usando as suas cartas de side deck.

Extra Deck

Antes conhecido como “Fusion Deck”, ou deck de fusões, o extra deck é uma parte adicional do seu baralho que contém as fusões, os monstros Synchro e os monstros Xyz. Antes do lançamento de Yu-Gi-Oh! 5Ds, e Yu-Gi-Oh! ZEXAL não existiam monstros do tipo Synchro ou Xyz. Portanto, em Yu-Gi-Oh! e Yu-Gi-Ooh! GX as cartas de fusão, que não podiam ficar no deck ou na mão dos duelistas, ficavam no fusion deck. Com o acréscimo dos novos tipos, o nome do deck mudou e agora é oficialmente chamado de extra deck.

Essas cartas extra são invocadas respeitando alguns critérios específicos. Por exemplo, para fazer uma fusão, precisamos dos materiais de fusão; para invocar um synchro, precisamos de um monstro tuner e outro adicional; e para colocar um monstro Xyz no campo é preciso de uma quantidade específica de materiais.

Um bom equilíbrio entre os três tipos de deck é fundamental para criar uma estratégia versátil, capaz de se adaptar às técnicas dos seus oponentes e te levar à vitória. Por isso, se dedique na composição dos três e tenha um deck tão poderoso quanto o de Yugi!

Fico alguma dúvida? Quer contar alguma experiência? Deixe seu comentário!

 

Fonte da imagem: http://goo.gl/lt5Tsy

3 comentários

  1. Legal a iniciativa da solo sagrado com as postagem sobre yu-gi-oh, com informações do anime e dicas a respeito das cartas, gostaria que fizessem um a respeito das raridades da carta, identificando secret, ultra, ghost, etc!

    Vlw Solo Sagrado!

  2. São boas dicas pra quem está começando!

  3. Em torneios posso ter mais de um deck?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*