Fãs de “Vampiro: A Máscara” já podem comemorar: a série está de volta!

Fãs de Vampiro A Máscara já podem comemorar a série está de volta

Se você é um fã de RPG (Role Playing Game ou jogos de representação, em português) e sente falta do jogo que lançou o estilo do mundo das trevas nesse meio, não tema! A série Vampiro: A Máscara, descontinuada em 2004, estará de volta em 2016!

Conhecendo ou não a saga de Vampiro, uma coisa é certa: o jogo teve grande importância no cenário do RPG nacional e internacional. Nesse artigo, você vai saber como “Vampiro: A Máscara” mudou o jeito de se jogar RPG, se tornou uma febre mundial e como planeja voltar. Acompanhe!

Um pouco de história

A primeira edição de Vampiro: A máscara foi criada por Mark Rein-Hagen em 1991, revolucionando o mundo do RPG. O jogo foi o primeiro a trazer o dito mundo das trevas — com criaturas sobrenaturais — aos jogadores, explorando-o de maneira extraordinária.

Outra grande inovação de Mark foi o sistema de storyteller (contador de histórias, em português), muito mais simples que seu antecessor, usado por clássicos como Dungeons & Dragons (Cavernas & Dragões, em português).

O novo sistema utiliza dados de dez lados, chamado de d10, e muda a relação entre mestre — que passa a ser chamado de narrador — e jogador. Os personagens escolhidos vêm com uma bagagem histórica que antecede o início do jogo e o propósito do sistema é desenvolver essas histórias.

Com tanta inovação o sucesso veio com tudo. O jogo se deu bem no mundo inteiro e no Brasil não foi diferente: na década de 1990 já era febre no país. Como tudo que é bom um dia chega ao fim, o jogo foi descontinuado em 2004.

Vinte anos após o seu lançamento, em 2011, foi lançada uma versão comemorativa que despertou muito interesse em antigos fãs e atraiu novos olhares ao jogo.

Os clãs de Vampiro: A Máscara

No universo do jogo existem três clãs distintos, dentre os quais se dividem cada uma das treze família. O clã mais populoso é chamado Camarilla e ele inclui sete famílias: Brujah, os rebeldes; Gangrel, os solitários; Malkavian, os loucos e sábios; Nosferatu, os amaldiçoados; Toreador, os narcisistas; e Ventrue, os líderes manipuladores. No clã são fortes a ordem, a hierarquia e a convivência pacífica com os humanos. Os membros dessa clã também defendem a tradição da máscara, que determina que um vampiro não deve se mostrar a um mortal.

Em contraste ao clã Camarilla, o clã Sabá vê os mortais como series inferiores e não dignos de respeito, merecendo apenas serem devorados. Duas famílias adotam as ideias desse clã como suas: Lasombra, os líderes manipuladores e malignos, e Tzimisce, os cruéis e sábios.

Há ainda um terceiro clã, independente dos ideais anteriores, do qual fazem parte quatro famílias: Assamitas,os assassinos do oriente médio; Seguidores de Set, os loucos por poder; Giovanni, os negociadores e necromantes; e Ravnos, os ladrões. Um vampiro do jogo também pode não pertencer a nenhum clã, recebendo o nome de Caitiff. Essa pode ser uma opção do jogador, mas também é possível que seu sangue não aguente as características de um clã — o que acontece após a décima terceira geração.

Com todas essas informações em mãos, o jogador escolhe seu personagem e características e entra em Vampiro: A Máscara como um vampiro recém-criado, que precisa aprender a sobreviver como tal sem perder sua humanidade.

O retorno de Vampiro: A Máscara

Entre 30 de julho e 2 de agosto de 2015 ocorreu,, em Indiana, nos Estados Unidos, a GenCon, a maior convenção de jogos do mundo. No evento, a Onyx Path Publishing, empresa responsável pelo RPG, divulgou a informação que deixou todos os fãs querendo que o ano acabe mais depressa: a quarta edição de Vampiro: A Máscara será lançada em 2016! No entanto, mais informações ainda não foram divulgadas.

Com tanto sucesso e inovação, espera-se muito da nova edição de Vampiro: A Máscara. Mais histórias, mais trevas, mais vampiros! E você? O que espera da nova versão? Como gostaria que fosse? Qual é o seu estilo de jogo e personagem? Conte para a gente nos comentários!

Imagem em destaque: http://bit.ly/1V7GG2Q

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*