Exodia OTK: Como funciona um deck de Exodia?

Exodia, O Proibido é um nome que, ainda hoje, faz muito jogador tremer de medo. Essa carta, assim como suas partes adicionais, vem sendo cobiçada desde o lançamento do primeiro episódio de Yu-Gi-Oh!, e marcou presença tanto na série principal quanto na GX.

Esse monstro, quando reunido com as outras 4 cartas que representam partes de seu corpo, garante uma vitória instantânea no jogo. Mas, é claro que você não pode depender apenas de sorte para ter essas cartas na mão. Portanto, uma boa estratégia de OTK é fundamental para ter vitória com um deck de Exodia.

Continue lendo para descobrir como obliterar seus adversários com Exodia, o Proibido!

Quem é Exodia?

Exodia é um monstro superpopular que dá as caras logo no primeiro episódio de Yu-Gi-Oh!. Yami Yugi faz a sua invocação em um duelo contra Seto Kaiba, derrotando os seus temidos Dragões Brancos de Olhos Azuis e garantindo a vitória que parecia impossível até então.

A história conta que Exodia era uma poderosa entidade do antigo Egito que, por conta do grande poder, foi aprisionado pelos deuses e dividido em 5 partes. Ele só seria libertado novamente quando todo o corpo fosse reunido, e é exatamente isso que você precisa fazer no duelo: unir as 5 cartas (indicando, cada uma, um pedaço do corpo de Exodia) e libertá-lo para a vitória automática, independentemente da quantidade de pontos de vida em jogo.

OTK? Como assim?

OTK, ou One Turn Kill, é o nome dado para as vitórias de apenas um turno nos duelos. Isso significa que, em um turno, todos os 8000 pontos de vida precisam ser reduzidos a 0, seja por um ataque direto ou por condições especiais de vitória, como é o caso do Exodia, dono de um dos mais famosos OTKs em Yu-Gi-Oh!.

Boas estratégias de OTK dependem de uma média de 4 ou menos cartas monstro e não se apoiam na sorte relativa às jogadas do oponente (como número de cartas na mão, ou a chance de um monstro estar no campo, por exemplo).

É bastante comum, porém, as banlists semestrais serem atualizadas com cartas utilizadas em estratégias de OTK, para reduzir essas possibilidades em torneios ou campeonatos oficiais e garantir uma melhor jogabilidade para os duelistas.

Como organizar um baralho de velocidade?

Uma estratégia de OTK com Exodia depende, antes de tudo, da velocidade no saque durante o jogo. O seu objetivo será tirar o máximo de cartas do seu baralho para que as 5 partes do monstro estejam em sua mão e você possa vencer o duelo automaticamente.

A carta Legião Demoníaca de Bobos da Corte, por exemplo, é uma boa alternativa para quem quer usar monstros e garantir a retirada de peças do Exodia. O seu efeito garante que, após ser enviado para o cemitério, você possa adicionar uma carta do tipo mago (e isso inclui todas as partes do Exodia, com exceção da cabeça) tanto do cemitério quanto do deck à sua mão.

Claro que, quando falamos sobre sacar cartas do baralho, o Pote da Ganância logo nos vem à mente. Essa carta mágica, muito usada no anime, permite que peguemos 2 cartas direto do deck para a mão, o que torna o trabalho de garimpo pelas partes do Exodia muito menos exaustivo.

Infelizmente, porém, essa carta foi banida dos torneios de TCG avançado, obrigando os jogadores a buscar outras alternativas (geralmente mais complexas) para sacar cartas gratuitamente do baralho.

Uma boa substituta para o Pote da Ganância é o monstro de efeito contínuo Biblioteca Mágica Real. A cada mágica ativada no campo você pode adicionar um contador; a cada 3 contadores reunidos, você tem a chance de sacar uma carta. Com 2000 de defesa, é só manter essa carta no campo e garantir sua segurança por algumas rodadas. Pronto, saque de cartas garantido!

Ainda assim, uma das cartas mais indicadas para o saque em decks de Exodia é a carta armadilha Ganância Descuidada. Se você conseguir colocar 3 cartas dessas no campo, é possível ativá-las e sacar 6 de uma só vez do deck, saltando apenas 2 fases de saque (uma vez que o efeito não é cumulativo).

Combinada com o monstro Máscara das Trevas, é possível resgatar essas cartas do cemitério e voltar a colocá-las no campo. Daí são mais 6 cartas em um turno. Nada mal, não é mesmo?

Um exemplo de deck OTK do Exodia

Como já mostrei, as possibilidades de construção de um deck OTK do Exodia são infinitas. O fundamental, como você já sabe, é buscar cartas que garantam agilidade ao deck e possam aumentar o fluxo de saques por rodada.

Aqui há um exemplo de deck focado em saque pelos efeitos de monstros e mágicas, que você pode construir enquanto evita as cartas que já tenham caído na banlist:

Monstros:

  • 5 peças do Exodia (Cabeça, 2 braços, 2 pernas);
  • Biblioteca Mágica Real;
  • Herói do Destino – Dogma;
  • Herói do Destino – Plasma;
  • Herói do Destino – Mestre do Terror;
  • Broww, Caçador do Mundo Negro;
  • Herói Elementar Stratos;
  • Herói do Destino – Malicioso;
  • Cibervale;
  • Monge Invocador.

Mágicas:

  • Varinha das Maravilhas;
  • Um por Um;
  • Prisão da Torre do Relógio;
  • Duplicação de Maquinas;
  • Compra do Destino;
  • Pote da Dualidade;
  • Goblin Inexperiente;
  • Transações do Mundo Escuro;
  • Trocar;
  • Tentação das Trevas;
  • Destruição de Mão;
  • Recarregar;
  • Martelo Mágico;
  • Sarcófago Dourado;
  • Espada de Bambu Quebrada;
  • Espada Dourada de Bambu;
  • Fábrica Negra de Produção Maciça;
  • Uma Pena da Fênix;
  • Um Dia de Paz.

Daí é só você escolher as cartas, pesquisar os preços e buscar uma combinação que se adeque melhor ao seu estilo de jogo. Lembrando que o máximo permitido é de apenas 3 cartas de cada tipo!

Uma boa sugestão é investir em 3 cópias de pelo menos 2 Heróis do Destino e aproveitar do efeito desta carta para sacar outras 2, além da mágica Trocar, que garante um saque de 2 cartas em troca de um monstro de nível 8.

As partes do Exodia

5Exodia

Logo no início da série, as partes do Exodia eram umas das cartas mais buscadas, e com uma raridade ultra para cada pedaço de seu corpo. Com o lançar de novas coleções, essa raridade foi reduzida, e hoje não é tão difícil (ou caro) conseguir todas as 5 cartas para seu deck.

Cada braço e cada perna do Exodia têm 200 de ataque e 300 de defesa, tornando-as extremamente vulneráveis em campo. O corpo, com 3 estrelas, já é um pouco mais resistente, com 1000 de ataque e defesa.

Outra maneira de tirar proveito das partes do Exodia é garantir vantagem com a carta Exodia Necross. Ela só pode ser invocada por meio da mágica Contrato com Exodia, que depende de um Exodia completo no cemitério para funcionar. Depois disso o monstro, de 1800 de ataque (e nada de defesa!) passa a ganhar 500 pontos a cada nova rodada, além de ser completamente imune a mágicas e armadilhas, e não poder ser derrotado em batalha direta. Já pensou nisso?

Espada Quebrada de Bambu

Espada_de_bambu

Essa mágica de equipar confunde qualquer jogador principiante. Seu efeito, de adicionar 0 de ataque em um monstro escolhido, parece completamente inútil de primeira, mas basta que você consiga uma Espada Dourada de Bambu para que o jogo vire em seu favor.

A Espada Dourada de Bambu permite que você saque 2 cartas caso a Espada Quebrada de Bambu esteja equipada em algum monstro, servindo de perfeito substituto para o banido Pote da Ganância.

Não só isso: se combinada com a Espada de Bambu Devoradora de Almas, você ainda pode impedir que o jogador saque no seu próximo turno caso o monstro equipado com a Espada Quebrada de Bambu ataque. É uma chance de sacar cartas atrás de mais peças do Exodia enquanto bloqueia o jogo do oponente, ganhando mais tempo para sua estratégia.

Pote da Dualidade

yugioh-pote-da-dualidade

Essa carta mágica é fundamental em um deck de velocidade como o construído para o Exodia OTK. Ela permite que você examine as 3 primeiras cartas do seu deck e adicione 1 delas à sua mão, embaralhando o resto.

Em troca, você fica impedido de invocar qualquer monstro por invocação-especial naquele turno. Como o Exodia não depende disso, essa é uma boa chance de agarrar as últimas cartas que faltam e garantir a vitória de um turno.

Heróis do Destino

yugioh_herois_Destino

As cartas de Heróis do Destino são um sub-arquétipo dos Heróis, assim como os famosos Elementais. O foco desses monstros está em garantir maior velocidade de jogo por meio do uso de cartas e potencializar a ocupação do campo de batalha.

Apesar de boa parte dos monstros desse sub-arquétipo ter um baixo valor de ataque, é quase certo que eles terão efeitos que garantam o saque de mais cartas de acordo com a condição especial de ativação. Melhor para quem quer as 5 peças do Exodia na mão!

Nesse exemplo de Deck OTK do Exodia, são sugeridos 5 diferentes tipos de Heróis do Destino, cada um com um papel fundamental na rotatividade de cartas em jogo:

  • Herói do Destino – Dogma;
  • Herói do Destino – Plasma;
  • Herói do Destino – Mestre do Terror; e
  • Herói do Destino – Malicioso.

O Herói do Destino – Malicioso, por exemplo, com 800 de ataque e defesa, tem o efeito ativado no cemitério, garantindo uma invocação especial de outro Herói do Destino em troca do seu banimento, permitindo que mais cartas circulem no baralho e você ainda tenha alguma defesa em campo, caso seja necessário.

Junto da magia Prisão da Torre do Relógio, é possível aproveitar dos efeitos do Herói do Destino – Mestre do Terror. Sua invocação-especial obriga todos os monstros do seu lado do campo a irem para o cemitério, com exceção dos Heróis do Destino. Em troca, você pode invocar para o campo outros 2 monstros dentro desse mesmo sub-arquétipo direto do seu cemitério.

O melhor de tudo é nenhum monstro dentro da categoria Heróis do Destino pode ser destruído durante essa fase da batalha. Por fim, o ataque e defesa do Herói do Destino – Mestre do Terror tornam-se a soma desses atributos de todos os monstros Herói do Destino que você estiver controlando em campo.

Claro que cada carta precisa estar inserida dentro de um contexto de jogo e em correntes de ataque, de modo que sua retirada seja sempre estratégica dentro de um jogo. Para isso, é necessário estudar, exaustivamente, cada efeito e combinação possível entre suas cartas, e esforçar-se, ao máximo, para não depender apenas da sorte em Yu-Gi-Oh!.

Quais outras estratégias de saque rápido podem ajuda?

Claro que essa estratégia apresentada não é a única para saque rápido. Você também pode investir em dezenas de outras combinações que podem ser mais ou menos complexas, dependendo, principalmente, do seu estilo de jogar e quanto você está disposto a investir.

A CoSR Engine é uma alternativa superpopular em Yu-Gi-Oh! e depende da mágica Carta do Regresso Seguro para sacar uma nova carta cada vez que um monstro do cemitério é invocado por invocação-especial.

Ainda é possível explorar os efeitos da CoSR Engine, com um monstro Mantícora das Trevas, que tem o efeito de enviar para o cemitério um monstro besta da sua mão ou campo, permitindo que ela seja invocada do cemitério pela Invocação Especial. Ou seja, mais um saque de carta garantido. Com 2 cartas desse monstro, é possível criar um ciclo de saque e reinvocação que garanta a retirada eterna de novas cartas (ou até o seu monstro ser destruído por completo).

Outros jogadores optarão por focar em cartas como a mágica Trocar, ou a Recarga Solar, que depende de monstros do arquétipo Luminoso para funcionar.

Um deck OTK de Exodia exige muito mais que a vontade de vencer com velocidade. É preciso um estudo intenso de cartas mágicas e probabilidades, além do cuidado ao criar uma corrente de saques em sua rodada investindo em monstros e efeitos que possam ser conectados em seu jogo independentemente da ordem de cartas sacadas.

E você? Está esperando o que para começar o seu deck rápido OTK e garantir algumas vitórias nos seus próximos duelos? Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão para esse deck superpoderoso? Não deixe de comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*