Deck Dusk Mane Necrozma: Juba Crepúsculo

Deck Dusk Mane Necrozma: Juba Crepúsculo

principal

E ai jovens! Aqui quem fala é o Tiusam e hoje vou falar sobre um dos Decks mais legais que surgiu com a coleção Sol e Lua 5, o Deck do Necrozma Dusk Mane, traduzido como Juba Crepúsculo.

Eu estava praticamente com o artigo pronto, quando o Deck brilhou com aparições nos Top 32 dos Regionais de Malmo, na Suécia e em Collinsville, nos Estados Unidos. Ambos tiveram brasileiros jogando no Top 8, o que mostra o crescimento gigantesco do nosso nível técnico no Pokémon TCG diante do mundo!

Pra começar, precisamos falar sobre o propriamente dito Necrozma Dusk Mane e entender o seu potencial e toda sua versatilidade;

28308419_1787569321313788_1211850697_n

Estamos aqui com um Pokémon Lendário, parrudo, com todas as características de um Pokémon forte. Ele começa com o número mágico de 190 de vida, o que o deixa vivo contra vários danos do formato. Você vai entender que RECEBER dano na fraqueza é que fará diferença aqui . Volcanion e Ho-Oh GX ainda são Decks fortes para o Necrozma, fora isso, ele literalmente voa contra os outros Decks!

Do latim strategi

Seu primeiro ataque causa 60 de dano para 3 energias incolores, seu segundo ataque por 3 metálicas e 1 incolor, causa 220 de dano e descarta 3 energias ligadas a esse Pokémon. É aqui que a coisa toda começa. Entenda que no próximo turno, podemos reutilizar esse ataque, 220 + 30 de uma Faixa de Escolha, chegamos a 250 que é o dano mágico para nocautear qualquer Pokémon GX do formato em 1 hit. São 4 energias, exige 3 descartes, mas é seguro, você vai conseguir o que quer no final, vale a pena! Então o que ele precisa, são amigos e recursos que vão ajudá-lo a fazer esse “combo” durante todos os turnos. Seu GX, por 3 energias metálicas causa 250 de dano direto, porém você só pode usá-lo quando tiver perdendo a partida na quantidade de prêmios.

Basicamente, se você demora pra subir o Necrozma, ele entra em campo usando o GX, empatando ou virando a partida pra você, no próximo turno se o seu oponente não tiver uma resposta a altura, você vai usar o segundo ataque e ficar a 1 passo da vitória. Resolve rápido as coisas não é mesmo? Essa carta é muita pressão!

Agora vou mostrar algumas versões de Decks com essa carta, que vão ter diferentes meios de realizar esse “COMBO”.

Versão Explosiva

28232839_1787569731313747_844855732_n

Vou começar com a  versão explosiva dele. Aqui as energias serão ligadas uma a uma, e vamos preparar no mínimo 2 Necrozma. Registeel tem seu primeiro ataque, com apenas 1 energia, ele causa 30 de dano e coloca uma energia do descarte em um dos seus Pokémon no banco. Essa é a primeira forma de aceleração. Também vamos trabalhar com o Item Elixir Máximo, que olha as 6 primeiras cartas do Deck e liga uma energia básica a um dos seus Pokémon no Banco. Com 16 energias metálicas em um Deck de 60 cartas, a proporção dessa carta sempre funcionar é muito alta. A outra forma de acelerar as energias do Deck é com o Solgaleo Estrela Prisma, com apenas 1 energia metálica ele liga a mesma quantidade de Pokémon que o seu oponente possuir em jogo, de energias metálicas da sua pilha de descarte, nos seus Pokémon da forma que quiser! Isso pode ser até 6 energias, o que seria o ataque do Necrozma podendo ser utilizado por 2 vezes garantidas.

A questão aqui é ganhar tempo, utilizando Pokémon que dão apenas um prêmio, enquanto você prepara o Necrozma. Temos o Mew, que além do recuo gratuito que vai ajudar MUITO a você fazer toda a mecânica de energização no Pokémon certo no banco, ele copia qualquer ataque de Pokémon básico no seu banco, precisando ainda utilizar o mesmo custo de energia. Podemos causar 220, 250 de dano com o Mew entregando apenas 1 prêmio pro oponente, deixando o Necrozma a salvo! O Deck tem cartas como Cobalion, que podem chegar ao dano máximo do seu segundo ataque ou ganhar tempo com seu primeiro ataque, criando um escudo onde ele não recebe dano no próximo turno. Aqui tudo vai ser manualmente, mas você vai chegar aonde quer!

Energias pra que te quero

28232839_1787569731313747_844855732_n

Nessa segunda lista, a estratégia muda completamente! Agora vamos quebrar a regra básica do jogo de colocar apenas uma energia da mão por turno, através do Magnezone. Por isso, os recursos do Deck são focados em trazer esse Pokémon pra campo o mais rápido possível, com a Brigette e com o Doce Raro, ligado a Skyla que vai buscar qualquer item emergencial em algum turno. Aqui, não temos mais a opção do Mew, quem vai pra frente encarar as batalhas vai ser o próprio Necrozma. Mesmo podendo baixar quantas energias quiser, ainda precisamos desse recurso na mão, é possível ter 3 ou mais todo turno? SIM!

Essa lista conta com o estádio Mt.Coronet, que é um dos melhores recursos ganhados pelos Decks metálicos. Uma vez durante seu turno, você pode pegar 2 energias metálicas básicas da sua pilha de descarte e colocar na mão! Também jogaremos com a Carta ao Professor, que tem o mesmo efeito, porém busca 2 energias do Deck. Fora isso, temos opções de compras de cartas novas com a Cíntia e com Octillery, para conseguir energias extras. Aqui o grande problema é não chegar no estágio 2 Magnezone ou não poder usar habilidades. Com Garbodor, sua resposta é o Ventilador de Campo, e também o Solgaleo Estrela Prisma e a consistência desse Deck. Essa é a minha versão preferida desse Deck!

Uma versão consistente

28191376_1787569734647080_2145784732_n

A partir de agora você vai entender o porque da versatilidade que essa carta possui. Mais uma vez vamos partir pra uma estratégia totalmente diferente. Continuamos com a opção de energização rápida do Registeel e Solgaleo Ultra Prisma, mas agora nossa meta vai ser o Metagross GX. Mais consistente, ainda dependente de habilidade, porém de praticamente nenhum recurso em campo, estádios ou cartas na mão. O preço por isso? Aqui precisamos de 1 Metagross GX para cada energia que precisarmos ligar naquele turno.

Sua habilidade liga uma energia psíquica ou metálica da sua pilha de descarte em um Pokémon ativo. Com 2 Metagross GX mais a sua energia do turno, você está conseguindo realizar o nosso “combo”. Com 3 você nem depende mais da energia da mão, para continuar atacando, porém estamos falando de um estágio 2, vai demorar mais para você fazer o setup desse Deck. Outra carta que te dá segurança nesse Deck é que se o seu oponente não conseguir nocautear os seus Pokémon com apenas 1 hit, vamos trabalhar com 4 Poção Máxima. A Poção cura todo dano em um Pokémon e descarta todas as energias ligadas a ele (o que não é problema pra nós), assim, vamos anulando todos os turnos de ataque do oponente, mantendo nossa estratégia girando. Pra acabar com Garbodor, também teremos Ventilador de Campo como resposta.

A última versão…

28233429_1787569747980412_1394667831_n

Nossa quarta e última versão desse Deck, é a mais técnica e mais difícil de se utilizar. Se você não tem muita experiência, não recomendo essa versão. Nosso inimigo nas listas acima, agora é nosso aliado. Com Garbodor, você assume uma postura mais defensiva e de controle. Agora Necrozma divide a atenção e os ataques do Deck com a Celesteela GX também. Aqui o Registeel ganha um papel muito mais importante, perceptível pelas suas 4 unidades na lista, você vai passar a acelerar as energias com ele e com o Elixir Máximo. Considerando que seu oponente não vai poder utilizar Habilidades, você vai ter tempo de preparar o Necrozma e a Celesteela.

Aqui utilizamos 2 Energias Incolores Duplas, focando em serem anexadas na Celesteela GX, podendo utilizar seus ataques com mais rapidez. Multisubstituição, pega seu oponente de surpresa, trocando essa Energia Incolor Dupla e ligando no melhor atacante daquele turno. Como a fraqueza da Celesteela é pro tipo elétrico e você está parando as habilidades do seu oponente, a partida é um pesadelo menor contra Decks de Volcanion. Depois que você tiver familiarizado com a mecânica da segunda lista desse artigo, recomendo que teste essa versão!

Overview

28191356_1787569377980449_544922571_n

Essas são as melhores Decklists no momento para se jogar com o Necrozma Dusk Mane. O Deck explora diversas mecânicas fundamentais do Pokémon TCG, quanto mais tempo você estudá-lo, mais irá melhorar seu desempenho.

Obrigado pela leitura, eu fico por aqui. Existe alguma dúvida? Não esqueça de comentar. Para mais artigos sobre Pokémon TCG, continue de olho no Blog da Solo Sagrado.

Até a próxima! #brofistdosbrothers

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*