Como organizar suas cartas e coleções?

Como organizar suas cartas e coleções

Um bom colecionador sabe da importância de manter suas cartas bem organizadas. Afinal, é péssimo procurar por aquela carta rara e simplesmente não encontrá-la, ou pior: encontrá-la amassada, rasgada e suja, no fundo de uma gaveta qualquer. Por isso, separamos algumas dicas com as melhores maneiras de armazenar e organizar sua coleção de TGCs — Trading Card Game. Assim, você nunca mais perderá aquela carta super importante, nem seu tempo em procurá-las. Vamos lá?

Diversas maneiras de organizar sua cartas

Vale lembrar que não existe uma maneira melhor ou mais eficaz de organizar suas cartas. O importante é decidir qual método atende melhor a sua coleção e o seu dia a dia, facilitando a localização das cartas quando necessário. Porém, em quase todos os métodos, alguns itens como pastas com bolsos e caixas serão bem-vindos para auxiliá-lo, tanto na organização, quanto na armazenagem e preservação de suas cartas.

Organize por coleções

Uma das maneiras mais comuns de se organizar as cartas é por coleções. Sabe-se que cada coleção tem um número total de cartas e, cada uma delas, por sua vez, tem a sua numeração dentro da coleção. Por exemplo: a numeração 3/65 significa que essa carta trata-se da número 3, dentro de uma coleção de 65 cartas. Após separar as cartas, armazene-as em pastas com bolsas, em que cada linha se destinará à uma coleção. Dessa forma, será bem mais fácil saber quais cartas faltam em cada coleção, além de evitar sua deterioração.

Organize em fichários

Nesse caso, você pode optar por segmentar as cartas de várias maneiras: por tipo, evolução, pontos ou ordem alfabética. Você deve escolher qual será a segmentação e organizar as cartas em montes específicos. Após segmentá-las, coloque os montes em cada bolso do fichário. Assim, será mais fácil localizar quais os tipos, as evolução ou quantas cartas com determinados pontos existem na sua coleção. Além disso, esse método ainda facilita a montagem de suas estratégias e a localização das cartas necessárias na hora do jogo.

Crie uma planilha no Excel

Planilhas são ótimas formas de organizar e mensurar de maneira quantitativa uma coleção. Basta nomear todas as cartas e, em seguida, classificá-las em todas as suas categorias — pontos, tipo e etc. Dessa forma, você poderá avaliar sua coleção pela categoria que quiser: quantas cartas com mais pontos você tem, quantas cartas de cada tipo, quantas cartas raras, quantas cartas ainda faltam e assim por diante.

Catalogue em sites oficiais

Esse pode ser considerado o método mais complexo, porém funciona muito bem para aquelas pessoas que apenas colecionam as cartas. A partir da catalogação, você poderá conferir visualmente toda a sua coleção de maneira organizada, facilitando a busca por determinadas cartas, já que estarão todas organizadas por seus números exatos.

Organizar suas cartas pode ser uma tarefa que demanda tempo e paciência, mas, se você seguir essas dicas, com certeza será bem mais fácil administrar tanto sua coleção quanto suas estratégias de jogos. Agora que você já sabe como organizar suas cartas, confira também nossas dicas para preservar sua coleção!

Fonte: http://goo.gl/PH48He

2 comentários

  1. Pessoal,

    Eu acho louvável a iniciativa de manter um Blog voltado para todo o Yugi-Oh, e não apenas para a venda dos produtos.

    No entanto em algumas postagens, incluindo esta, eu tenho a sensação de que é possível caprichar mais no conteúdo. (Inclusive já li comentários reclamando da mesma coisa).

    Vou encerrar com alguns exemplos que eu gostaria de ter visto nesse post:

    Eu não sabia da existência de sites em que eu possa catalogar minas cartas, e ficaria muito feliz se tivesse um link para os que vocês acham melhores.

    A Solo Sagrado vende fichários? Que tal um link direto para o produto quando vocês falam dele?

  2. Olá, eu utilizo o ColeçãoVirtual para catalogar minhas coleções de cartas (http://www.colecaovirtual.com.br),
    você pode personalizar o site/app de acordo com as necessidade da sua coleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*