Como funcionam os livros de aventura para RPG?

Como funcionam os livros de aventura para RPG?

Como_funcionam_os_livros_de_aventura_para_RPG.jpg.jpeg

Uma tarde de domingo, um grupo de amigos, lanches deliciosos, algumas folhas em branco, dados variados e uma vontade grande de se divertir ao velho modelo role playing game. O RPG é um jogo que pode combinar interpretação, batalhas, risadas, tensão, comédia, romance, aventuras e muitas horas de diversão.

Cabe ao mestre de jogo, ou “game master”, conduzir a história e planejar toda a aventura que os jogadores vão enfrentar. O grande problema é que nem sempre a vontade de jogar coincide com o mestre já ter pronta uma aventura preparada para a turma — e é aí que entram os livros de aventura para salvar o dia do tédio! Continue lendo e descubra como:

O que são os livros de aventura

Os livros de aventura contêm aventuras prontas e são uma mão na roda para quando o mestre não tem nada preparado. Geralmente, eles trazem muitos materiais, como ideias de escopos, lugares, NPCs, itens, cenários e várias outras coisas que podem fazer o mestre perder muito tempo planejando quando a vontade é simplesmente chegar e jogar.

Novas ideias para aventuras originais

Outra boa função para os livros de aventura é fornecer ideias de elementos para quando o mestre estiver planejando sua aventura original, mas precisar de novos elementos e conceitos para aplicar em sua nova aventura.

Talvez falte apenas aquele NPC perfeito para conversar com o Paladino de seu grupo na Taverna de uma cidade costeira e você não está conseguindo pensar em como criar a ficha para ele. Os livros de aventura podem te ajudar muito nisso também!

Complemento para o livro do sistema

Normalmente, os livros de aventura são complementos dos de sistemas, que ensinam as regras e trazem outras informações sobre o sistema escolhido, como Dungeons & Dragons, Dungeon World, Savage Worlds, Tormenta, Vampiro, 3D&T, Gurps, O Senhor dos Anéis, entre outros muitos.

A diferença é que os livros do sistema te dão uma base para você criar a sua própria aventura como mestre, e os livros de aventura são aventuras prontas, na qual você praticamente só precisa chegar e jogar. Vale lembrar que é sempre interessante ter em mãos também o livro do mestre para que o jogo fique ainda mais divertido.

Diferente de uma aventura solo

O livro de aventura é um guia para o mestre jogar com seu grupo e não deve ser confundido com os livros-jogos, que são livros de RPG para pessoas que querem jogar sozinhas. Algumas pessoas até podem utilizá-lo com essa finalidade, mas esse não é o seu objetivo. Os livros-jogos, ou “aventura solo”, são os mais adequados para isso e são bem diferentes em seu conteúdo.

O RPG é um dos jogos mais divertidos e interativos que você pode jogar e não existem limites quando há vontade e criatividade do mestre e de seus jogadores. Os livros de aventura são grandes aliados e podem adiantar muito o tempo para grupos mais ansiosos. As temáticas são inúmeras e as possibilidades, infinitas! Quer saber mais sobre como deixar suas partidas ainda mais interessantes? Então confira 8 dicas para se dar bem no RPG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*