7 bugs dos jogos Pokémon para Game Boy

A saga Pokémon tem a ver com “bugs” desde a sua origem. A ideia do jogo nasceu de um hobby de infância do criador Satoshi Tajiri, que adorava colecionar insetos. Daí veio a ideia de colecionar monstrinhos que cabem no bolso, ou seja, “pocket monsters”! Acontece que, nesse mundo, tem muito mais bugs que a Caterpie.

Com tanta gente jogando há tanto tempo, cada pedacinho desse universo já foi explorado por jogadores fanáticos mundo afora, e nem os glitches mais discretos passaram desapercebidos. Confira 7 dos mais famosos bugs dos jogos Pokémon da primeira geração para Game Boy!

Achando o Missingno

“Missingno” nada mais é que a abreviação de “Missing Number”, ou “número faltante”; mas, para muitos, é também um misterioso pokémon. Esse bug só existe nos jogos da primeira geração (Red e Blue, mas não no Yellow). Para fazê-lo acontecer, é preciso:

  • Conversar com o velho em Viridian City;
  • voar para Cinnabar Island;
  • e surfar ao longo da costa leste, na divisa entre a terra e a água.

Aparece então o “Missingno”, um pokémon cuja espécie e nível variam de acordo com o nome do jogador e a última região visitada. Mas atenção, esse glitch é perigoso, já que capturar um Missingno pode prejudicar totalmente seu save!

O glitch do Mew

Todo mundo sabe que o Mew é o pokémon número 151. Isso significa que ele não deveria ser obtido quando se joga o game da maneira normal. No começo, o Mew só podia ser baixado em eventos oficiais da Nintendo, mas o fato é que ele está programado de alguma forma dentro do jogo. Com uma série complicadíssima de passos, portanto, é possível achar o Mew em Lavender Town!

Obviamente, ele é o pokémon mais valioso e, além disso, pode aprender qualquer técnica. O que ninguém explica é outro mistério: se o Mewtwo é um clone do Mew (como diz o próprio nome), por que ele aparece antes na Pokédex?

Homem no telhado

Se você surfar na costa leste de Cinnabar Island e, a seguir, voar e pousar diretamente em frente ao Blaine’s Gym, o homem que antes estava caminhando na rua vai aparecer em cima do telhado do ginásio. Bizarro, não?

Em cima do arbusto

Mande um Pokémon cortar um arbusto com a técnica cut e pise onde o arbusto estava. Salve o jogo e desligue o Game Boy. Ligue de novo. Seu personagem estará em cima do arbusto!

O subfluxo de experiência

Você já reparou que, nas duas primeiras gerações de Pokémon para Game Boy, (Red/Blue/Yellow e Gold/Silver/Crystal), não existem Pokémons selvagens de nível 1? Há uma ótima razão para isso. Devido a uma limitação da programação, alguns Pokémons, de algumas espécies, vão, na primeira batalha, do 1º diretamente para o 100º nível! É pouco ou quer mais? Mas não se empolgue tanto, pois, para conseguir um desses, é preciso usar um GameShark ou seguir outra complicada coreografia de passos no jogo.

Pikachu sumiu!

O Pokémon Yellow faz parte da primeira geração do game. Ao contrário das outras versões, nele, o jogador não pode escolher com que Pokémon começar o jogo, já que recebe sempre um Pikachu em sua primeira missão.

Como no desenho, o Pikachu da Yellow segue o personagem fora da Pokébola, interagindo com o cenário em algumas situações. No entanto, se o jogador usar o Pikachu para surfar, quando voltar para a terra firme, ele terá desaparecido!

Brock quem?

Nas versões Red and Blue é possível simplesmente ignorar o Brock, líder do Pewter Gym, o primeiro ginásio enfrentado no jogo. São três métodos possíveis, todos envolvendo usar o botão Start e salvar o jogo na saída de Pewter City. Dessa forma, o jogador pode chegar à Rota 3 mesmo sem ter conseguido a Boulder Badge!

O que mais você curte fazer de bizarro nos jogos Pokémon para Gameboy? Qual seu bug favorito? Conte para a gente nos comentários!

4 comentários

  1. kra, uma vez, eu estava jogando no pokemon red,naqela caverna antes do ginásio da mist, tinha um treinador de pokemons insetos que me chamou pra lutar várias vezes sem parar, tive qe reiniciar o jogo

  2. nas 3 versões: azul amarela e vermelha. consigo ter os 2 pokemons lutadores. tanto hitmonlee como tambem o hitmonchan

  3. Tem um bug que funciona assim:
    Você equipa qualquer pokemon com um item raro(eu equipava pokemon raro com intensidade raro uns 5), aí vai no PC coloca os 5 no box e fica com um, aí eu pego um qualquer que não use do box, e coloco a opção de mudar o box, e quando aparecer salvando o jogo não desligue eu desligo o game boy, aí quando vou no box no lugar daquele pokemon inútil aparece uma forma de duplicata dos que eu depositei, então o item raro multiplica, dessa forma que eu usei pra capturar todos os pokemons raro porque tinha mais Master bola, e rare cand usei para colocar todos os meus pokemons de uso no nível 100, é um bug desleal porque você tem pokemons no nível 100 e perde a graça da batalha mais funciona mesmo, eu joguei no silver e fiz isso.

  4. Brayan Lucas Oliveira Dantas

    eu tava no pokemon Red tinha acabado de entrar no s.s Anne eu entrei na primeira cabine onde um cara chamado gentleman me desafiou o jogo travou por um momento depois ele falou meus amigos ai travou dinovo
    e eu fui lutar contra o growlite dele quando eu ganhei eu sai da cabine e entrei dinovo nela ai eu falei com ele o jogo travou novamente e ele falou que droga! quem manda aqui? ! ai ele sumiu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*