5 dicas para precificar suas cartas corretamente

5 dicas para precificar suas cartas corretamente

Todo jogador ou colecionador de baralhos de TCG, seja de Yu-Gi-Oh!, Pokémon ou Magic: The Gathering, além de dominar estratégias de jogo e de saber como cuidar e organizar bem sua coleção, tem que conhecer o mercado de compra e venda de cartas, para poder precificar de maneira correta suas cartas e não sair no prejuízo.

Mas como estabelecer corretamente o preço das suas cartas? Fizemos uma lista de 5 dicas para te ajudar a saber qual o valor de venda de cada carta de sua coleção. Confira!

Cheque a raridade das cartas

A primeira coisa a ser feita é ter certeza de quão rara a sua carta é. Procure por hologramas, símbolos extras, data de impressão e cheque se existe um número de colecionador. Cada baralho tem suas particularidades, por isso busque informações na internet. Obviamente, quanto mais rara sua carta for, mais cara ela se torna.

Faça uma pesquisa de preços na internet

Já de posse das informações sobre a raridade, faça uma busca na internet e veja por quanto ela está sendo vendida. Sites como Cards Online, ebay ou Pokemon Prices (no caso de cartas Pokémon) podem te dar uma boa ideia de preço.

Outra dica é digitar o nome da carta + “selling” no campo de busca do Google, lembrando-se sempre de colocar características especiais que a carta contém.

Pergunte a jogadores e colecionadores mais experientes

Outra boa dica é buscar fóruns de discussão de jogadores e colecionadores que você pretende precificar e perguntar a eles suas opiniões. Poste fotos das cartas, juntamente com a descrição delas.

Mas atenção! Não confie na opinião de apenas uma ou poucas pessoas. Pergunte em mais de um fórum e para mais de uma pessoa, para ter a certeza de que não está sendo enganado e precificando sua carta com um valor muito diferente do que ela realmente vale.

Verifique o estado de conservação da carta

De nada adianta você ter uma carta super rara em mãos se ela estiver totalmente danificada. O estado de conservação da carta conta muito na hora de precificá-la. Se ela não tiver marcas visíveis, você pode colocar o preço total de venda.

Há diferentes critérios de avaliação de danos, mas, de maneira geral, ela valerá muito menos se estiver esbranquiçada, riscada ou com marcas impossíveis de serem retiradas.

Faça “pacotes” de cartas de valor baixo

A grande maioria das cartas tem pouco valor, na casa de centavos de dólar. Por isso, se você pretende vendê-las, é interessante buscar lojas online que comprem as de pouco valor juntas, por um valor fixo. Pode ser uma boa maneira de você fazer algum dinheiro com elas.

Saber precificar corretamente suas cartas é importante, pois evita que você se equivoque e acabe vendendo-as por um valor muito menor do que realmente valem. Siga essas dicas e acompanhe o mercado de compra e venda de cartas na internet para manter-se sempre atualizado sobre o preço de cada uma!

Gostou dessas dicas? Leia também nossas 4 dicas para preservar suas cartas por mais tempo!

2 comentários

  1. o site que a maioria se baseia pra yugioh e o yugioh pricess la o preço vai estar em dólar e so converter para o valor atual do dollar

    yugioh pricess

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*