4 dicas para preservar suas cartas por mais tempo

4 dicas para preservar suas cartas por mais tempo

Quem coleciona cartas sabe como é importante mantê-las sempre bem conservadas. Além de serem objetos de colecionar, as cartas sofrem muita desvalorização se estão sujas, amassadas ou marcadas de alguma forma — e isso vale tanto para as TCG como para cartas de jogos de tabuleiro, como as utilizadas em Dungeon & Dragons.

Porém, mesmo cientes da importância de proteger os bens mais importantes de seus jogos, muitos colecionadores não tomam conta corretamente, seja por descuido ou por não saberem como fazer isso. Se algum dos dois é o seu caso, nós vamos te ajudar dando dicas de como manter suas cartas em ótimo estado por muito tempo. Confira!

Não arraste seu cards sobre a mesa

É comum ver jogadores empolgados durante uma partida com amigos. Nessa hora, a primeira coisa com que devem se preocupar para manter os cards em boas condições é não arrastá-las sobre a mesa para evitar que arranhem. Muitos fazem isso para prevenir que o oponente veja a carta, porém basta trazê-la para você puxando devagar e sem encostar na mesa. Nesse momento, é importante também se preocupar em não amassar a carta. Lembre-se: se ela dobrar uma vez, provavelmente nunca mais voltará ao estado original!

Guarde as cartas adequadamente

Todas as cartas, sejam de TGC ou para jogos de tabuleiro, são feitas basicamente de papel — apesar de algumas terem papéis extras e metalização. Por serem feitas à base desse material, elas são sensíveis à poeira e à umidade, o que significa que, se ficarem em contato por muito tempo com algum dos dois, elas podem se danificar, envergando e perdendo a coloração.

Nossa dica para evitar que isso aconteça é guardá-las sempre em shields (pequenos plásticos com fecho) ou fichários — há muitos próprios para cartas — e etão arrumá-las em uma caixa. Nunca jogue todas em uma grande sacola, pois elas vão misturar e esbarrar uma nas outras, o que irá danificá-las também.

Deixa-as guardadas em somente um lugar

Quando você espalha as cartas por diferentes lugares da casa, é provável que esqueça de umas e cuide mais das outras. Para evitar que isso aconteça, escolha um lugar com boa ventilação e que não bata sol direto em sua casa para guardar sua coleção toda junta.

Evite comer e beber perto das cartas

Ao colocar suas cartas em contato com alimentos, como chocolate e salgadinhos, ou bebidas, como água e refrigerante, o risco de danificá-las é muito grande. Por isso, não as manuseie quando estiver comendo ou bebendo algo. Se isso acontecer, o melhor a fazer é pegar um algodão para limpá-la. Se sentir a carta estiver engordurada, passe o algodão no álcool antes, mas não exagere.

Colecionar cartas é um ótimo hobby para fãs, mas demanda cuidado e dedicação. Se seguir essa dicas, você com certeza dará uma longa vida às suas cards com pouco esforço. Agora está na hora de você contar para a gente como se você está protegendo suas cartas. Onde você costuma guardá-las? Elas estão em boas condições? Deixe seu comentário!

 

Fonte: http://goo.gl/zTzdGO

5 comentários

  1. São boas dicas, mas só faço isso com algumas cartas de Yu-Gi-oh! mais raras; não com todas, afinal tenho mais de 300.

  2. São boas dicas, mas só faço isso com algumas cartas de pokémon, tenho 3 coleções Battle secenes e uma coleção magic. Gostaria der coleção Yu-Gi-Oh tradicional.

  3. Muito bom, já perdi muito dinheiro com cartas. Não sabia dessa segunda dica ai …

  4. Eu tenho bastante cards tbm algumas guardo num fichario e as outras guardo dentro de uma lata que comprei para essa finalidade.
    Realmente é verdade que as vezes nos empolgamos num duelo e arrastamos as coitadinhas eu mesmo até as bato na mesa como se estivesse jogando dominó.Agora terei mais cuidado.

  5. Felipe Bento Pereira

    Coleciono cards yugioh a mais de 12 anos e digo que todo cuidado é pouco,as edições de boosters ficam em uma pasta e as repetidas (que não são poucas!) ficam condicionadas em sleeves, as mais antigas em sleeves de guardo duplo e as mais recentes em sleeves individuais, quando compro alguma caixa de boosters manuseio as cartas com luvas de silicone!! exagero ou não algumas tem muitos anos que eu tenho e ainda cheiram a novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*